Início Atualidade 5 Razões para criar o hábito da escrita

5 Razões para criar o hábito da escrita

0
5 Razões para criar o hábito da escrita

Por Analita Alves dos Santos

Todos os grandes autores são grandes leitores, mas não é preciso ambicionar ser escritor para criar o hábito da escrita.
Já reparou a quantidade de vezes que escreve no seu dia a dia? E-mails, mensagens no telemóvel, publicações nas redes sociais. Talvez até tenha um blogue ou um website corporativo, ou necessite escrever artigos de opinião.
Se fizer da escrita um hábito diário as suas palavras sairão com mais fluidez, clareza e confiança, sempre que escrever por «obrigação». Na verdade, os benefícios da escrita estendem-se a todas as áreas da sua vida. A leitura e a escrita são indissociáveis, essenciais para qualquer comum mortal. Quanto mais cedo interiorizar esta verdade, melhor.
Nas próximas linhas partilharei consigo cinco boas razões para introduzir a escrita na sua rotina diária.

Melhorar a qualidade dos seus textos

A prática frequente da escrita (e da leitura) faz com que a qualidade dos seus textos melhore gradualmente, quase sem dar por isso. As palavras, as frases surgirão com mais ritmo e numa cadência natural. Terá maior facilidade em perceber o que é supérfluo. Ficará também mais atento às incongruências e aos erros frequentes.

A escrita como terapia

Escrever sobre acontecimentos significativos da sua vida traz-lhe benefícios ao nível da saúde mental, saúde física, bem-estar e do desenvolvimento pessoal.
A escrita possibilita-lhe exteriorizar momentos difíceis, vê-los «de fora», de outro ângulo. Nestas situações, escrever à mão traz benefícios adicionais. Pratique a escrita livre, deixe os seus pensamentos espelhados no papel, expresse o que não consegue resolver dentro de si, angústias, medos. Alivie as dores da alma através da escrita. Procure também escrever sobre acontecimentos positivos. Resolva o que precisa de resolver, mas também enalteça, através da escrita, as suas conquistas diárias ou desejos para o futuro.

Melhorar a sua comunicação oral

Ao escrever de forma mais clara, assertiva e sucinta, a sua comunicação oral agradece. Gradualmente, começará a compreender quais as expressões mais eficazes, mais convincentes e empáticas, além de aumentar o seu vocabulário.

Organizar os seus pensamentos

Quando escreve precisa de encadear as suas ideias para tornar a leitura mais escorreita. Essa hierarquização dos argumentos ajudará a selecionar as informações mais pertinentes, a organizar melhor o seu pensamento, a olhar para dentro. O hábito da escrita também conduz ao autoconhecimento.

Planear melhor o seu dia

Organizar as suas tarefas por escrito numa agenda ou num diário (de preferência, à mão), permite-lhe planear melhor os seus dias, aumentar a sua produtividade e consequentemente, o seu desempenho profissional.
Tenha o bom hábito de planear por escrito o seu dia de trabalho na noite anterior, com foco nas suas prioridades.
Estas são apenas algumas das razões para incluir a escrita na sua rotina diária. Faça-o de forma lúdica ou profissional, mas não menospreze o poder da palavra escrita na sua vida.
Aproveito para convidá-lo a seguir-me no Instagram, onde todos os dias partilho sugestões literárias, curiosidades sobre a Língua Por-tuguesa e oportunidades de formação como o programa «Escrita em Ação», a formação ideal para quem necessita de escrever mais e melhor por motivos profissionais, para quem gosta de literatura e deseja aprimorar os seus conhecimentos com o objetivo de criação literária e para todos aqueles que reconhecem na escrita uma importante forma de terapia. A última turma de 2021 arranca no dia 4 de outubro. Fica o convite.

https://www.instagram.com/analitaalvesdossantos/