Início Atualidade “Tenho a Sorte de poder dizer que tenho um Trabalho de Paixão, numa Empresa de Coração”

“Tenho a Sorte de poder dizer que tenho um Trabalho de Paixão, numa Empresa de Coração”

0
“Tenho a Sorte de poder dizer que tenho um Trabalho  de Paixão, numa Empresa de Coração”

A  marca Burger democratiza o design da madeira para o benefício de todos, com conceitos inovadores em decoração. De grades elegantes a escadarias brilhantes, todos os produtos são projetados para serem fáceis de montar. Que fatores diria que, ao longo dos tempos, têm trazido a empresa ao reconhecimento no mercado?
A empresa Burger é uma empresa familiar que existe desde 1847, e que continua com a 6ª geração. Para poder continuar a existir, a desenvolver, e a crescer, a solução foi adaptar-se. Adaptar-se ao mercado, claro, mas também à evolução das expectativas do cliente. E sobretudo, o que tem trazido a Burger ao reconhecimento no mercado, é ter feito sempre o necessário para ter um passo à frente e propor produtos inovadores. A inovação e a antecipação são as chaves desta empresa.

Tendo um compromisso com a acessibilidade, a Burger dispõe tudo o que é necessário para decoração, do estilo clássico ao moderno. Quais são as gamas que a marca oferece e que se orgulha por serem um destaque tremendo pela sua qualidade?
A Burger tem a vantagem de poder propor várias gamas de produtos para o interior e o exterior da casa. As gamas principais são sem dúvida a de jardim “Jardipolys” com produtos de madeira tal como jardineiras, hortas, pérgulas. Mas também a gama “Burger” de corrimãos, resguardos e escadarias de madeira e alumínio. E sobretudo a gama “grad” que é um sistema de instalação de deck, de fachada, teto e cobertura, por simples encaixe. Esta última gama, é a mais destacada nos últimos anos. O que faz a força destas gamas, é que são desenhadas, desenvolvidas e fabricadas por nós, tendo serviço de design, de desenvolvimento e de produção integrados na própria empresa. Graças a isso, podemos responder a todo o tipo de projeto.

Antecipar o consumidor e as tendências de decoração é um dos grandes trunfos da Burger. Assim, sempre na vanguarda da inovação, quão importante é, para o setor onde a mesma se insere, esta aposta constante na «novidade»?
O facto de estarmos sempre a inovar e a desenvolver novos produtos e a melhorar as nossas gamas, é de verdade a grande força da Burger. Podemos responder a todo o tipo de projeto, e propomos solução a cada problema. E muito importante, criamos a possibilidade de propor produtos não só inovadores, mas únicos e patenteados. Isto faz da Burger uma empresa inovadora, que continua a crescer e a propor novidades, que unicamente se encontram na Burger.

A Cátia Nunes já caminha lado a lado com a Burger há cerca de seis anos. Atualmente, assumindo o papel de Business Partner, que mais-valias este cargo de extrema relevância trouxe à sua carreira profissional?
O meu caminho já se cruzou com a Burger há dez anos. Comecei como assistente comercial de exportação, e fui subindo de cargo no serviço comercial. De facto, faz seis anos que assumo o posto de Business Manager, e mais precisamente de Export pois tenho a gerência do Sul da Europa, da Africa, dos Emirates e da Turquia. Este cargo tem uma grande importância na minha vida pois sempre foi o trabalho que desejei fazer desde os meus 14 anos. Tenho a sorte de poder dizer que tenho um trabalho de paixão, numa empresa de coração.

Todos nós somos movidos diariamente por algo que nos fascina, por querer fazer mais e melhor, ou por um objetivo concreto que desejamos alcançar. No caso da Cátia Nunes – e tendo em conta o exemplo que é, no que diz respeito à liderança feminina – qual tem vindo a ser o estímulo diário ao longo dos anos?
O meu estímulo diário é o mesmo desde o princípio e continua a ser, de ter orgulho no que faço, e no que sou. E sempre fazer o que me faz feliz. E o meu trabalho faz-me feliz. Mas também ver o orgulho nos olhos das pessoas que me são queridas, pois os meus pais batalharam para me dar a possibilidade de estar onde estou hoje, e deram-me as armas para eu ser quem sou. O facto de avançar, de poder ser um exemplo, e de continuar o meu desenvolvimento profissional, é a minha maneira de lhes agradecer. E também, espero, poder ser o orgulho da minha filha, que hoje tem três anos, mas que amanhã será uma mulher. Mostrar-lhe que tudo é possível quando se tem a motivação e que se acredita que somos capazes.

De acordo com o seu know-how e a experiência obtida em várias áreas de atividade, que características diria serem fulcrais para se singrar no mundo dos negócios? Em particular, qual tem sido o segredo que tem trilhado o caminho do seu sucesso?
Ter prazer no que fazemos e sermos nos próprios. Para mim é o fundamental. A honestidade, o respeito e a transparência com os meus clientes e parceiros, é o que sempre pus em primeiro lugar. Ser um apoio, estar disponível, à escuta, e sempre com um sorriso. Os meus clientes e parceiros sabem que podem contar comigo, no bom como no menos bom. É esse o segredo. É como um casamento. Há altos e baixos, mas juntos somos sempre mais fortes. E é isso que eu veiculo com quem trabalho.

Para terminar – e para o ano de 2022 que está prestes a começar -, qual continuará a ser o seu papel na Burger, dando seguimento à qualidade e inovação tão características da empresa?
O meu papel continuará a ser de desenvolver os mercados que gerencio, ajudar no crescimento da empresa nesses países. Nomeadamente em Portugal, onde novos parceiros vão começar a trabalhar connosco com o sistema grad, e pelo qual sabemos que há bastantes possibilidades de crescimento e oportunidades no nosso país. Acredito que hoje, é só o princípio de um longo casamento. O ano 2022 será o ano do desenvolvimento da gama grad mais particularmente, pela qual temos grandes expectativas! É um sistema que tem de ser mostrado, apresentado e tem de ser dado a conhecer porque não há mais inovador hoje no mercado da instalação do deck, da fachada, do teto e da cobertura. 1 sistema = 4 possibilidades. O meu papel vai ser esse mesmo, com o mesmo prazer e paixão.