Início Atualidade Primeiro fim de semana de saldos ultrapassa faturação registada em 2020 (valores pré-pandemia)

Primeiro fim de semana de saldos ultrapassa faturação registada em 2020 (valores pré-pandemia)

0
Primeiro fim de semana de saldos ultrapassa faturação registada em 2020 (valores pré-pandemia)

De acordo com o acquirer português, a faturação proveniente de cartões no fim-de-semana de arranque dos saldos registou um aumento de 17% face ao período homólogo de 2020 (ainda sem pandemia), entre 18 e 19 de janeiro. Comparando o fim de semana que marcou o início dos saldos com o fim de semana anterior (8 e 9 de janeiro), verifica-se um crescimento de 8% na faturação total. Segundo Tiago Oom, Diretor da REDUNIQ, “apesar do atraso do início dos saldos em loja, os valores registados no fim de semana de arranque são animadores para o comércio e um sinal positivo de recuperação. O crescimento da faturação poderá, no entanto, ser parcialmente justificado pela passagem de numerário para cartões, assim como o aumento da adesão dos retalhistas aos terminais de pagamento físicos”.

No que diz respeito à faturação total do período em análise por setor de atividade, em comparação com o fim de semana anterior ao início dos saldos, destaca-se a moda com um crescimento total de 78% na faturação, em que 32% foi em artigos de desporto, 121% em pronto a vestir e 62% em sapatarias. Já as perfumarias registaram um crescimento de 44%, os eletrodomésticos e tecnologia de 20% e as papelarias, livrarias e tabaco de 12%.

Relativamente ao período homólogo de 2020 (também altura de saldos), o setor dos eletrodomésticos e tecnologia experienciou um aumento de 26% na faturação total no período em análise. O setor da moda registou um crescimento total de 12%, em que 24% da faturação correspondeu a artigos de desporto, 3% a compras em prontos a vestir, e 25% em sapatarias. Já as perfumarias, registaram um crescimento de 7%. Por outro lado, a faturação das papelarias, livrarias e tabaco apresentaram quebras face ao período homólogo, com um decréscimo de 4%.

Ao nível da análise transacional por regiões, os distritos que registaram uma melhor performance nesta época de saldos foram o Porto, com um aumento de 19% na faturação total, e Lisboa, com uma variação de 12% face ao fim de semana anterior de 8 e 9 de janeiro. Comparando com 2020 (também em altura de saldos), Lisboa teve uma variação positiva de 5% e, no caso do Porto, de 24%.

Os dados recolhidos têm como base o REDUNIQ Insights, a solução de conhecimento que analisa as transações registadas pela rede de aceitação de pagamentos da REDUNIQ.