Início Atualidade Near Sea Technologies na vanguarda da Transformação Digital

Near Sea Technologies na vanguarda da Transformação Digital

0
Near Sea Technologies na vanguarda da Transformação Digital

A Near Sea Technologies, é uma empresa portuguesa de tecnologia especializada no desenvolvimento de software Mobile, Frontend e Backend. Para melhor compreender, que características diferenciam a marca? Como nos pode aprofundar os serviços que empregam?
Uma estrutura organizacional assente em Virtual Captive Units que são verdadeiras extensões das equipas do cliente. Estas equipas são ágeis, multidisciplinares, distributivas e até multiprofissionais o que permite a sua adaptação e readaptação a setores de atividade e realidades de negócio completamente distintas.

Sabemos que o principal foco da marca passa pela inovação e o constante uso de tecnologia emergente, o que lhe confere um posicionamento bastante favorável nesta área. Assim, como descreve a evolução da Near Sea Technologies no mercado?
Temos tido a oportunidade de participar em projetos que são verdadeiras inovações tecnológicas. Para lhe dar dois exemplos, em 2021 fizemos parte de uma parceria para a implementação de uma norma ISO na área de mobile ID, através da passagem de um documento de forma segura e encriptada de um dispositivo para o outro e também a renderização de conteúdo 3D numa aplicação móvel onde poderemos interagir com o nosso próprio avatar.

Em Portugal, qual considera que tem sido o desenvolvimento neste âmbito? Acredita que é um país que tem vindo a acompanhar as tendências? De que forma?
A entrada de empresas tecnológicas no mercado português comprova a qualidade dos portugueses na área. A nível governamental ainda há a necessidade de apostar mais na transição digital, formar mais pessoas competentes na gestão de projetos de TI e de fundos disponibilizados pela União Europeia com a ressalva que comparando com alguns governos da Europa Central, estamos um pouco mais à frente.

Sendo uma empresa direcionada a gerenciar pessoas e projetos, considera que a Transformação Digital a que cada vez mais assistimos, tem sido um poderoso aliado no seio da mesma? Porquê?
Somos uma empresa 100% remota, gerimos pessoas e projetos à distância sem que haja a necessidade de estarmos presencialmente juntos. A tecnologia é a nossa maior aliada! A nossa visão estratégica é preconizada pelo papel ativo que pretendemos ter na esfera da Transformação Digital, contribuindo com soluções e projetos inovadores nas áreas do Ambiente, da Educação e da Saúde que facilitem o desenvolvimento de uma sociedade seguramente mais digital e claramente mais sustentável.

A pandemia da Covid-19 obrigou a que todas as empresas tivessem que reformular algumas estratégias e metas. Em que medida esta pandemia impactou a Near Sea Technologies? Que novas oportunidades surgiram?
A pandemia teve um impacto positivo na estratégia da empresa uma vez que nos ajudou a comprovar a nossa aposta no trabalho flexível e remoto. Compreendemos também que o mercado oferecia outras oportunidades e de forma sustentada em 2021 apostamos numa unidade de Talent Acquisition de forma a responder às necessidades das organizações em recrutamento de talento especializado na área de TI. Para 2022 e 2023, decidimos explorar desenvolvimento de produto em áreas que consideramos fundamentais para a nossa sociedade como Ambiente, Educação e Saúde.

Olhando para Portugal a médio e longo prazo, é possível desde já prever o futuro da Near Sea Technologies nesta perspetiva da Transição Digital? Quais serão, para si, os maiores desafios?
A nossa ambição passa por um crescimento sustentado na área de serviços especializados e definitivamente explorar oportunidades que vão surgindo em parcerias para desenvolvimento de produtos que impactem positivamente a nossa sociedade em áreas como a Saúde, Educação e Ambiente. Acreditamos que temos a capacidade de atrair talento especializado que nos vão ajudar a alcançar esses objetivos, mas a realidade é que a competição por esse talento é cada vez maior o que cria desafios a nível organizacional para reter e atrair esse talento.

Por fim, observando tudo o que já foi alcançado até à data em todos os países onde a empresa atua – Alemanha, Estados Unidos, entre outros – quais diria que são as próximas metas a cumprir e projetos a desenvolver?
A Europa Central continuará a ser o nosso principal foco de expansão. Estamos a forma parcerias que nos ajudarão a expandir mais em mercados de Europa Central como Alemanha e Suíça sendo que a globalização e o teletrabalho que aparecerem com a pandemia, potenciam em muito a deslocalização de equipas de desenvolvimento para mercados mais atrativos como Portugal e onde estamos prontos a receber esses desafios.