Início Atualidade “O Sucesso da nossa Empresa é o resultado do Compromisso e do Trabalho das nossas Pessoas”

“O Sucesso da nossa Empresa é o resultado do Compromisso e do Trabalho das nossas Pessoas”

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“O Sucesso da nossa Empresa  é o resultado do Compromisso e do Trabalho das nossas Pessoas”

A Minisom foi recentemente reconhecida como Top Employer 2022 na Europa, pelo Top Employers Institute, que certificou e classificou mais de 1857 empresas, em 123 países. O que é que este reconhecimento significa para a marca?
Este reconhecimento do Instituto Top Employer, significa para nós o reconhecimento de uma evolução fantástica das práticas de recursos humanos, dentro da Minisom uma Marca Amplifon e o cuidado que a empresa coloca em cada um dos seus colaboradores, desde o momento em que são candidatos, entram na empresa e fazem o seu percurso de desenvolvimento e crescimento até ao momento que se encontram completamente integrados na cultura e nos valores Minisom uma Marca Amplifon.

Segundo o Top Employers Institute são as pessoas que fazem a organização: quando os colaboradores se comprometem com a atividade que desenvolvem, tanto os próprios como as empresas prosperam. Sendo a Minisom uma Marca Amplifon Top Employer 2022, de que forma é que este reconhecimento traduz o papel essencial dos Recursos Humanos da marca? 
Sem as nossas pessoas felizes e realizadas, não seria possível fazermos este caminho e chegarmos aos ótimos resultados que temos atingindo nos últimos anos, as pessoas são por isso centrais em toda a nossa estratégia. O nosso papel enquanto Recursos Humanos na Minisom uma Marca Amplifon, é atuar como principal facilitador dos processos que envolvem a cultura, os valores, o reconhecimento e o desenvolvimento, que são pontos fulcrais e marcantes na nossa organização e que permitem aos nossos colaboradores fazerem parte, crescerem e serem profissionais que “vestem a camisola” Minisom, todos os dias.

Certo é, o programa de certificação do Top Employers Institute avalia a empresa de acordo com as suas práticas de Recursos Humanos e tem como benefícios o facto de fortalecer a imagem do empregador, garantindo que os melhores talentos sejam adquiridos e retidos. No seio da Minisom, é legítimo afirmar que os colaboradores são a chave do sucesso?
O sucesso da nossa empresa é o resultado do compromisso e do trabalho das nossas pessoas, sem elas não seria possível sermos líderes reconhecidos e ter este crescimento consolidado, não só em termos de resultados, mas principalmente, também como empregadores de excelência, como marca de confiança e como escolha do consumidor.  Todos estes prémios e reconhecimentos são a prova de que as nossas pessoas são os nossos embaixadores e as nossas práticas de recursos humanos são o facilitador que contribui decisivamente para fazer acontecer.

A Estratégia de Recursos Humanos da Minisom tem impacto em três áreas significativas que estão interligadas: organização, pessoas e cultura corporativa. Assim, qual é a missão que estas três vertentes pretendem perpetuar? 
A organização, as pessoas e a nossa cultura corporativa são os pilares fundamentais da nossa visão de futuro e os três eixos que queremos sempre manter alinhados. O Grupo Amplifon conta com mais de 70 anos de experiência e é nosso compromisso honrar a organização global à qual pertencemos, que é líder mundial de soluções auditivas e que vai ditar o caminho e tendências no âmbito da reabilitação auditiva, caminhando na vanguarda, quer no que respeita aos produtos que dispomos, quer ao serviço que prestamos aos nossos clientes. As pessoas, que como referimos anteriormente, são o nosso principal recurso e como tal temos feito um forte investimento no seu desenvolvimento não só ao nível de competências, mas também no que respeita ao envolvimento, motivação, engagement e bem-estar. Por último, a cultura corporativa, que funciona como a nossa bússola de valores e princípios, que ditam a forma como atingimos os nossos objetivos, não só nos interessa chegar às nossas metas, mas também chegar respeitando os nossos valores e cultura corporativa.  A nossa estratégia de RH sempre foi e será um importante acelerador do crescimento do negócio e da sua sustentabilidade ao longo do tempo.

Sendo HR Director da Minisom, quais são as características que compõem o ADN da equipa da marca e que a elevam ao patamar do reconhecimento? 
O ADN desta empresa é composto por pessoas que estão na empresa, com a empresa e para a empresa, vivem os seus valores e abraçam a sua cultura. Somos uma empresa que se inspira nas suas pessoas, na sua diversidade e que tem a ambição de ir sempre mais além. Crescemos e desenvolvemo-nos em conjunto e o nosso ADN está descrito naquele que é o nosso principal propósito e lema interno: “Inspired by People, Powered by Ambition”.

Se falamos em Minisom, falamos em audição: um dos sentidos mais importantes do ser humano. A propósito do Dia Mundial da Audição, que se celebra a 3 de março, quão importante é esta data e, de que forma, a Minisom tem utilizado a mesma para consciencializar a população para os riscos associados com a perda auditiva? 
Realizamos periodicamente campanhas centradas na prevenção e na realização do exame auditivo como o primeiro passo, em particular a partir dos 55 anos. No dia 3 de março aliámo-nos e respondemos ao desafio da OMS no sentido de criar uma comunidade global, que a uma única voz, alerte para esta problemática, pois é urgente despertarmos para uma devida proteção auditiva de forma a combater este fator de risco. Quão pior tratarmos a nossa audição atualmente, mais cedo viremos a sofrer de problemas de audição no futuro. E a perda de sensibilidade auditiva afeta gravemente a nossa qualidade de vida.
Acreditamos que é necessário trazer a consciência da importância da audição para as normais preocupações de saúde. Se é normal fazermos um check up à visão, porque não à audição? Por essa razão, na Minisom oferecemos a consulta e os exames auditivos a quem nos procura. E quando detetada perda auditiva, damos a possibilidade de efetuar uma experiência com aparelhos auditivos reais, personalizados, comodamente em casa, no ambiente habitual, para que possam confirmar a diferença. O ouvido, como qualquer outra parte do corpo, precisa de ser estimulado e exercitado para se manter ativo. Se o estímulo desaparece, a perda auditiva aumenta, e a compreensão da fala também começa a deteriorar-se gradualmente. Os aparelhos auditivos mantêm estes estímulos ativos e melhoram a qualidade de vida dos seus utilizadores, que conseguem ouvir novamente os sons que haviam perdido.

Considera que a Minisom tem hoje, devido ao seu reconhecimento no mercado, um papel preponderante, não só na parte da sensibilização dos riscos, mas também por ser um exemplo de uma empresa que valoriza os seus colaboradores? Que marca pretende deixar? 
Enquanto Grupo, fazemos um enorme trabalho na consciencialização dos riscos, não só através da nossa Fundação Amplifon, mas também através da nossa presença em vários eventos estratégicos nos quais chegamos a um público muito amplo que tentamos sensibilizar para a importância da saúde auditiva.  Este posicionamento vem também fortalecer a Minisom uma Marca Amplifon, enquanto empregador, pois os candidatos e futuros colaboradores identificam-se com a nossa cultura e revêem-se na nossa forma de atuar junto da sociedade que nos rodeia. Ser Top Employer é também ter um papel ativo e fazer a diferença na vida de todas as pessoas com quem contactamos diariamente e por isso a marca que pretendemos deixar todos os dias é “Make More Possible”, que é um dos nossos principais objetivos quando atraímos novos talentos.

Que mensagem gostaria de deixar à equipa da Minisom uma Marca Amplifon que se tem, diariamente, empenhado em atingir os melhores resultados e, assim, elevado o bom nome da marca ao nível dos melhores empregadores? 
A evolução da empresa e da marca nos últimos anos tem sido incrível e só foi possível porque temos os melhores talentos connosco. Este reconhecimento, é sem dúvida dedicado às nossas pessoas, pois a forma como se preocupam e dedicam diariamente e a paixão que têm pelo seu trabalho, é a nossa principal inspiração para lhes oferecer as melhores condições de trabalho. É pelos nossos colaboradores que este reconhecimento nos faz sentido e é por eles estaremos sempre entre os melhores empregadores. Continuamos juntos nesta emocionante viagem!