O novo mural de arte urbana do Porto é dedicado aos sem-abrigo

Localiza-se na Foz Velha e é uma obra de arte de Mr. Dheo, street artist portuense.

598

Intitula-se de “Quando a noite cai” e é a mais recente criação de Mr.Dheo. O street artist do Porto criou uma mural de arte urbana dedicado às pessoas em situação de sem-abrigo. Fica na Foz Velha e é impossível ficar indiferente ao trabalho final.

No mural, vê-se um homem a dormir num banco, com os seus pertences por perto, e um cão por baixo. Na imagem partilhada nas redes sociais, ao fundo as pessoas passeiam descontraidamente.

Quando divulgou o trabalho, o artista portuense lembrou que “Portugal terá cerca de 7.100 pessoas na condição de sem-abrigo (…) não sendo ainda possível perceber se a pandemia aumentou o fenómeno”.

A situação serviu de inspiração para Mr.Dheo que estreia com esta obra uma das duas paredes livres integradas no Programa de Arte Urbana do Porto, dinamizado pela empresa municipal Ágora.

Programa de arte urbana conta mais de 90 intervenções

O Programa de Arte Urbana do Porto estabeleceu uma nova e mais estreita relação entre a comunidade artística, o território e os seus habitantes, tornando esta expressão artística numa experiência do dia a dia, que importa valorizar e incentivar, num quadro institucional autorizado.

Seja em edifícios devolutos, fachadas de bairros sociais, muros, empenas, caixas e postos de transformação da EDP, mas também noutros locais mais ou menos inusitados, há obras imperdíveis um pouco por toda a cidade do Porto, de nomes emergentes e consagrados da arte urbana, como MrDheo, Hazul, Daniel Eime, Miguel Januário, Third, Godmess, Mesk, Fedor, Costah, Sílvia Peralta, Rafi, Oker, Kino ou Liken, entre outros.

Por força desta iniciativa, foram já realizadas mais de 90 intervenções artísticas no espaço público da cidade do Porto, entre obras de caráter efémero ou permanente, nas suas mais diversas expressões, envolvendo mais de seis dezenas de artistas, nacionais e internacionais.