Início Atualidade “O futuro tem hoje demasiados pontos de interrogação”

“O futuro tem hoje demasiados pontos de interrogação”

0
“O futuro tem hoje demasiados pontos de interrogação”

Vamos falar sobre um assunto que tanto nos diz a todos, neste momento… A Guerra da Rússia para com a Ucrânia. De que forma acha que este acontecimento impactará o nosso país?
Independentemente da distância, que não é assim tanta, naturalmente que um conflito armado causa sempre apreensão e receio. Obviamente que isso tem impacto no mundo e, por conseguinte, no nosso país. Por isso, tenho muito receio do impacto que a guerra nos pode trazer. Receio por nós e, acima de tudo, pelos ucranianos, claro. Mas no meu caso concreto e como portuguesas, tenho receio que esta guerra possa de alguma forma chegar ao nosso território.
Não consigo sequer imaginar o medo, o pânico e receio que os ucranianos estão a viver neste momento tão difícil das suas vidas. Não consigo sequer imaginar ter de abandonar a minha casa, o meu país, a minha família e deixar tudo para trás. É um momento demasiado triste e assustador aquele em que vivemos neste momento e temo que ainda estejamos somente no início deste cenário bélico e que tenhamos que continuar a sofrer com as agruras que conflitos armados provocam, principalmente em inocentes, mais concretamente nas crianças, que são aquelas que mais sofrem. Desejo que tudo isto acabe rapidamente e que o mundo possa viver em paz.

Assim, qual a sua visão sobre o mesmo?
Obviamente que não compreendo que alguém, por egos e um narcisismo puro, acredite que matar inocentes é a solução para encontrar a paz. Nada justifica uma guerra. Nada justifica a matança de inocentes. Nada justifica que um país seja invadido pela insanidade de um homem.
Falando de um ponto de vista puramente económico, naturalmente que me assusta a escalada de preços que temos tido desde o início da guerra. Leva-nos a fazer várias questões. Chegará a fase em que não vamos ter produtos nas prateleiras dos supermercados? Podemos chegar ao ponto em que o valor dos produtos esteja tão elevado que não sejamos capazes de os comprar? São preocupações que andam connosco, naturalmente, e que nos assustam.
Nunca pensei que passaria por uma pandemia e foi algo complicado e difícil por tudo o que perdemos e continuaremos a perder e quando pensava que após dois anos a vida retomaria ao “normal”, surge esta guerra sem sentido e desoladora, ao ponto de deixar tudo e todos num estado de apreensão e medo. O futuro tem hoje demasiados pontos de interrogação.