Início Atualidade “A liberdade de imprensa é fundamental numa sociedade democrática”

“A liberdade de imprensa é fundamental numa sociedade democrática”

0
“A liberdade de imprensa é fundamental numa sociedade democrática”

No dia 12 de julho de 1821 foi promulgado um decreto em Portugal que, pela primeira vez, estabeleceu a abolição da censura prévia e a regulamentação do exercício da liberdade de imprensa. Neste sentido, ao longo dos anos, qual tem sido a importância desta prática e do seu papel na democracia?
A liberdade de imprensa é fundamental numa sociedade democrática. Através de uma imprensa livre, o cidadão tem acesso à informação fidedigna do país e do mundo, sem filtros, sem máscaras e sem interesses escondidos. É importante fomentar a discussão e o debate dos mais diversos temas, fundamentais à evolução dos cidadãos, tanto a nível pessoal, como de um todo, de uma nação. O que se espera da imprensa num país democrático é a verdade e transparência, capaz de mostrar de forma real quem são os possíveis governantes, quais os seus ideais e aquilo a que se propõem. Desta forma, todos nós podemos escolher em consciência e em verdade.

Na sua opinião, qual a melhor forma de combater a desinformação?
A melhor forma de combater a desinformação é sem dúvida escolher um órgão de comunicação fidedigno. Hoje em dia, e com a facilidade que temos em encontrar informação nas redes sociais, as notícias falsas estão por todo o lado e são partilhadas com grande rapidez. Portanto, o mais indicado, é sempre procurarmos um órgão de comunicação fidedigno, verdadeiro e isento.