Início Atualidade “A escolha de uma companhia Luxemburguesa como a Cardif Lux Vie tem várias vantagens para os Clientes residentes em Portugal”

“A escolha de uma companhia Luxemburguesa como a Cardif Lux Vie tem várias vantagens para os Clientes residentes em Portugal”

0
“A escolha de uma companhia Luxemburguesa como a Cardif Lux Vie tem várias vantagens para os Clientes residentes em Portugal”

A Cardif Lux Vie é uma companhia de seguros luxemburguesa que oferece soluções de gestão e preservação de património via seguros de vida. Enquanto Sales Manager International Markets, como é que a marca CLV consolidou a sua presença internacionalmente e está a responder às principais preocupações do setor?

A Cardif Lux Vie opera no Grão-Ducado do Luxemburgo desde 1994 e é líder incontornável no mercado dos seguros de vida.  Faz parte do Grupo BNP Paribas, uma instituição financeira reconhecida internacionalmente. A Companhia beneficia de uma estrutura acionista sólida e empenhada para responder a todas as atuais preocupações sociais e ambientais, que já não podem ser dissociadas de uma atividade económica responsável. Enquanto Sales Manager dedicada, nomeadamente, ao mercado português, orgulho-me de poder satisfazer as exigências de cada cliente, propondo soluções personalizadas de seguros de vida, desenvolvidas com especialistas patrimoniais e jurídicos. Acompanhamos os clientes que, por razões profissionais ou pessoais, são levados a deslocalizarem-se a nível internacional. Disponibilizamos-lhes todo o nosso conhecimento e oferecemos-lhes soluções em seis países do EEE (Portugal, França, Luxemburgo, Itália, Espanha, Bélgica) e 12 fora do EEE (Mónaco, Reino Unido, Dubai, Singapura, entre outros). Nesta cena internacional, somos movidos por um «espírito de parceria» que é a nossa força. Se o seguro de vida luxemburguês constitui uma plataforma de soluções única neste setor, a nossa missão é torná-lo acessível através do estabelecimento de parcerias de grande qualidade. Trabalhamos em arquitetura totalmente aberta com corretores, banqueiros privados, gestores de ativos e bancos depositários internacionais. Isso faz parte do nosso ADN e da nossa proposta de valor, tanto quanto a proteção dos interesses do cliente e a qualidade do serviço oferecido.

Quais são as particularidades dos contratos de seguro de vida luxemburgueses e porque apelar aos conhecimentos especializados da CLV em particular?

A Cardif Lux Vie trabalha em regime de Livre Prestação de Serviços, o que significa que os contratos são reconhecidos internacionalmente, sendo aplicada a lei do país de residência do tomador do seguro. Os investimentos nos produtos estão sujeitos às regras prudenciais do país onde a seguradora está estabelecida. A Companhia propõe as suas soluções a clientes de elevado património, a maioria dos quais tem interesses financeiros além-fronteiras e desejam encontrar alternativas à gestão do seu património, com os principais objetivos de otimização, transmissão e proteção do mesmo. Em contextos económicos e sociais de grande incerteza, como os que temos vivido nos últimos anos, a necessidade de planear o futuro e de antecipar a transmissão intergeracional adquiriu um novo significado. A escolha de uma companhia luxemburguesa como a Cardif Lux Vie tem várias vantagens para os clientes residentes em Portugal. Em primeiro lugar, a estabilidade política, económica e financeira do Grão-Ducado é algo que os clientes apreciam. A reputação do setor foi também construída graças a uma supervisão rigorosa que soube impor a si mesmo, nomeadamente, o mecanismo «Triângulo de Segurança» bem conhecido pela proteção oferecida aos tomadores de seguros, ou ainda a sua neutralidade fiscal (apenas se aplica a tributação do país de residência do subscritor). Por último, a diversidade dos suportes de investimento propostos no âmbito dos contratos é uma vantagem verdadeiramente competitiva. Neste âmbito, a Cardif Lux Vie é uma das únicas companhias da praça luxemburguesa a oferecer, para além de uma vasta gama de instrumentos de investimento, a possibilidade de investir parte dos ativos num fundo com garantia de capital (excluindo comissões de gestão), denominado Fundo Geral, que é gerido diretamente a partir do Luxemburgo. Para além de poder oferecer excelentes produtos, estou rodeado de equipas compostas de profissionais que evoluem num ambiente multicultural e centrado no cliente. O nosso empenho junto dos nossos parceiros e clientes é total.

Falar de seguros de vida e compreendê-los nem sempre é fácil. Pode descrever as vantagens dos produtos e serviços que oferecem aos clientes residentes em Portugal?

Em 2021, o Commissariat aux Assurances, a autoridade luxemburguesa responsável pela supervisão do setor, registou um volume recorde de prémios recebidos de 27,5 mil milhões de euros em seguros de vida internacionais, dos quais 766 milhões de euros de residentes portugueses. Este valor é 29% superior ao de 2020. Estes dados demonstram que o seguro de vida luxemburguês tem o seu lugar no espectro das soluções «intraterritoriais» disponibilizadas aos clientes residentes em Portugal que desejem beneficiar de um quadro jurídico estável e protetor. A Cardif Lux Vie acompanha-os estando atenta à regulamentação fiscal em vigor em Portugal e a quaisquer particularidades relacionadas com o seu estado civil ou os beneficiários que desejem nomear. Sem entrar em detalhes, as principais vantagens do seguro de vida para um residente português que regularmente transmito aos parceiros e clientes são:

▶  Instrumento de planeamento sucessório para transmitir património sem imposto sucessório;

▶  Subscrição por vários tomadores e sobre a vida de vários segurados;

▶  Designação livre dos beneficiários;

▶  Não pagamento de imposto de mais-valias na ausência de resgates;

▶  Tributação favorável para resgates após cinco e oito anos.

Todos os setores de atividade, por mais diversos que sejam, estão em constante evolução. Quais são, na sua opinião, as tendências que irão ditar o desenvolvimento futuro do seguro de vida no Luxemburgo e em Portugal?

O seguro de vida, como muitos outros setores, está a acelerar a sua transformação num contexto económico totalmente novo. Os intervenientes devem adaptar-se rapidamente para aproveitar todas as oportunidades e satisfazer as necessidades de uma clientela cada vez mais exigente. Na minha opinião, o primeiro desafio é a aceleração da digitalização. No início do ano, a Cardif Lux Vie lançou a sua plataforma de operações em linha, com a assinatura eletrónica e o carregamento de documentos, inicialmente para clientes residentes em França, Luxemburgo e Bélgica (empresas e particulares). Este espaço será progressivamente enriquecido com todas as outras geografias onde operamos. Além disso, os tempos conturbados que atravessamos exacerbaram a sensibilidade de todos os intervenientes face às questões sociais e climáticas. A partir de agora, as seguradoras e os investidores devem dar respostas sustentáveis aos clientes que desejam dar sentido às suas poupanças, conciliando rendimento, segurança e impacto positivo. Na Cardif Lux Vie, isso significa integrar nas nossas estratégias e processos de investimento critérios ambientais, sociais e de governação. Mas, de forma mais abrangente, é o nosso papel enquanto cidadão empresarial que temos de repensar. A crise sanitária recordou-nos a importância de agir no interesse coletivo e de integrar o controlo dos riscos e dos impactos a longo prazo no desenvolvimento das nossas atividades.

É sabido que o número de emigrantes portugueses está a aumentar todos os anos.  Isso reforça as relações entre os dois países? 

Segundo dados do STATEC, o instituto nacional de estatísticas e estudos económicos, no dia 1 de janeiro de 2022, o Luxemburgo tinha 645.397 habitantes, 47% dos quais estrangeiros. Os portugueses são a maior comunidade estrangeira do país. A ligação entre estes dois países é historicamente muito forte e, como filha de emigrantes, tenho testemunhado pessoalmente este facto. E disso também prova a visita do casal Grão-Ducal no último mês de maio, que se fez acompanhar de uma importante delegação representativa da economia luxemburguesa. A convite do Presidente Marcelo Rebelo Sousa, o objetivo era aprofundar os laços económicos bilaterais entre os dois países e reforçar mutuamente os ecossistemas financeiros. Esta missão foi um sucesso!