“É muito importante uma retenção de talento positiva”

RAQUEL ALMEIDA, DIRETORA DE MARKETING // GARCIAS

116

A Raquel Almeida é diretora do departamento de marketing da Garcias S.A. Quão fundamental é o seu papel no desenvolvimento, evolução e promoção da marca?
A Garcias é uma empresa de distribuição, líder no seu setor há 40 anos, e embora com elevados níveis de notoriedade entre clientes e fornecedores, tem na sua estrutura interna e externa enormes desafios e oportunidades em que o Marketing pode e deve fazer a diferença. A minha estratégia, e da minha equipa, é tentar todos os dias explorar, criar e entregar valor para os stakeholders internos e externos. Dentro da vertente interna há um objetivo claro de criar dinâmicas entre o Departamento RH e o Marketing. Numa empresa com 350 colaboradores, é muito importante uma retenção de talento positiva.
A comunicação e identidade da marca Garcias para fora está atualmente numa fase importante de mudança. Iniciámos o rebranding em outubro de 2021, com mudança de todas as Lojas Garcias tornando-os mais “consumer driver” e com abertura de um novo modelo de negócio B2C na Comporta. O desenvolvimento do digital é também um ponto chave.
Desde o e-commerce, ao marketing inteligente e às redes sociais, temos objetivos traçados de transformação digital. Queremos mais CMR, mais serviço e humanização digital. Além de tudo isto, as marcas que temos connosco são um dos maiores assets. Fazer crescer marcas na distribuição em conjunto com os produtores e owners, é fascinante e gratificante.