“É inegável a centralidade dos recursos humanos no CENFIM”

CENFIM | Graciete Ribeiro, Diretora do Departamento de Recursos Humanos desde 2020

1181

 O sucesso organizacional pode definir-se através de inúmeros conceitos, valorizando, acima de tudo, o Capital Humano. De que forma os Recursos Humanos têm sido um dos pilares por detrás do sucesso do CENFIM?
O principal desafio é fazer com que todos os pilares que sustentam a operação do CENFIM funcionem de forma sincronizada para o alcance dos objetivos.
É inegável a centralidade dos recursos humanos no CENFIM. Mais destaque assume o tema quando se fala de um centro protocolar que é criado com o propósito de formar recursos humanos do setor da metalurgia e metalomecânica pois a parte substantiva da geração de valor tem a sua produção intensiva em pessoas. Assim é fundamental que as nossas pessoas estejam cientes do seu papel de enorme relevo e se sintam valorizadas por isso.
O CENFIM pela sua cultura de responsabilidade social e compromisso com a sustentabilidade, gere o seu capital humano sob os princípios de responsabilidade e da conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar, valorizando a gestão centrada nas pessoas, no talento e na liderança ética, envolvendo todos os níveis hierárquicos para a consubstanciação de uma cultura organizacional equitativa, motivadora e inclusiva, nomeadamente quanto à integração e desenvolvimento de pessoas e à prevenção de diversos desafios à estabilidade do ambiente de trabalho.

Sem pessoas, não há organização. Por esse motivo é necessário investir no seu desenvolvimento, motivação e crescimento. Em que medida o CENFIM tem apostado nestas três vertentes?
É evidente no CENFIM o papel estratégico que as pessoas possuem para a consecução dos objetivos do CENFIM. Assim, trabalhar continuamente a boa gestão de pessoas, identificar as suas capacidades e potencialidades, proporcionar condições de evolução, contribuirá certamente para um melhor desempenho do CENFIM. Com a motivação e comprometimento de todos, Diretores, Formadores e Técnicos é inegável a geração de confiança na comunidade formada no CENFIM, visível em primeira linha na interação sustentável e recíproca com formandos, pais e responsáveis.
Tudo isto é feito através da perpetuação do propósito e dos valores do CENFIM, promovendo um ambiente aberto ao diálogo, respeitoso e inclusivo.
A gestão dos recursos humanos no CENFIM como um dos pilares da ação da gestão propriamente dita, tem limitações decorrente do estatuto de Entidade Pública Reclassificada, nomeadamente no recrutamento e seleção ou políticas de remuneração. Contudo, é possível gerir em áreas não menos importantes e estratégicas para a organização como a comunicação, a motivação ou a formação.