“O CENFIM é singular e distinto na integração no mercado de trabalho dos seus formandos”

CENFIM | Ângelo Ribeiro, Diretor do Departamento de Gestão e Administração Financeira desde 2018

361

Considera que a casa CENFIM (para todos os Colaboradores) e escola (para todos os que optam por aqui aprender) de integração no mercado de trabalho é singular e distinto? Que fatores fomentam esta ideia?
A resposta a esta questão é simples, claro que considero. Existem vários fatores que provam que efetivamente o CENFIM é singular e distinto na integração no mercado de trabalho dos seus formandos. O principal fator é sem dúvida a elevada percentagem de empregabilidade, próxima dos 100%. A procura que existe no mercado de trabalho por formandos do CENFIM ultrapassa a disponibilidade de formandos existentes neste centro de formação. Outro fator relevante é o investimento constante em novas tecnologias, que nos permitem ter formandos aptos a uma integração imediata nas empresas, com capacidade de contribuírem, de uma forma imediata, para o aumento da sua produtividade.

Já do ponto de vista do mercado, o que tem significado a atuação do CENFIM ao longo dos tempos?
Hoje em dia, no mercado de trabalho, tudo muda muito rapidamente, tanto no aparecimento de novas tecnologias e a obsolescência de outras como no aparecimento de novas exigências ao nível dos recursos humanos, tais como a formação à distância. Este novo paradigma, traz-nos novos desafios, oportunidades, mas também obstáculos e dificuldades que, em conjunto com as empresas, temos que ultrapassar com o objetivo final de conseguir atrair recursos humanos qualificados para o nosso setor.
O setor metalúrgico e metalomecânico é um setor que nos últimos anos tem tido um forte crescimento. Para isso, o CENFIM tem desempenhado um papel fundamental na formação de quadros técnicos, altamente especializados que trazem uma mais valia fundamental para o referido crescimento. A nossa formação é focada no cliente e orientada para o mercado. Por parte das empresas, verifica-se um aumento significativo da procura de formação à medida das suas necessidades, das prestações de serviços de formação, que comprovam o reconhecimento da qualidade e mais valia que trazem as formações efetuadas no CENFIM.