
As instalações do Núcleo da Marinha Grande estão perfeitamente adaptadas ao contexto industrial, uma vez que pretendem simular uma empresa o mais verdadeiramente possível. Em que medida, a qualidade deste espaço, permite a quem o procura encontrar uma formação especializada e focada no conhecimento e nas competências técnicas e sociais?
A rápida evolução técnica e tecnológica, com as empresas industriais na dianteira desse desenvolvimento, indica-nos que o futuro já não dependerá tanto deste ou daquele equipamento/máquina, mas sim do que com elas se conseguir fazer. Na utilização de máquinas híbridas que envolvam várias tecnologias de produção, na capacidade de integrar essas mesmas tecnologias em processos e ciclos produtivos mais complexos, mais curtos, e de maior rigor dimensional. Na integração da inteligência artificial, no desenvolvimento dos softwares de conceção e gestão de processos e de produção integrada e em rede, na fabricação aditiva e impressão 3D em escala e de alta resolução, juntando novos e diversificados materiais.
Para isso foi implementado um inovador conceito pedagógico de formação técnica – Oficina Individual de Formação – na área oficinal de Maquinação e Programação CNC, o que levou a uma total alteração do Layout oficinal, tornando-o mais adequado, flexível e apelativo para o processo de aprendizagem. Criou-se a área laboratorial de impressão 3D (polímeros e fusão a laser de pó metálico), fazendo desta tecnologia a articulação em complementaridade com a área do desenho, do projeto e da modelação, e consequentemente com a produção, nomeadamente, a Eletroerosão; podendo-se antecipar a visualização de peças/objetos que se querem fabricar/construir. Pretende-se despertar nos Formandos a curiosidade, a criatividade, a autonomia, a capacidade de realizar, desenvolver o espírito crítico construtivo e reflexivo.
Mas também na oportunidade de acompanhar o fenómeno da transformação digital, seja nos contextos industriais, com o apetrechamento tecnológico para nos aproximar da Indústria 4.0, seja na educação digital em larga escala, na expectativa que a mesma possa ser acompanhada com novas estratégias pedagógicas: mais modernas, mais compreensíveis, mais comunicacionais, mais atrativas para os indivíduos. As fortes mudanças no meio envolvente das empresas numa sociedade digital e onde a comunicação é instantânea, implicam, cada vez mais, estruturas organizacionais flexíveis. Assim são também os espaços oficinais, laboratoriais e de inovação de um Núcleo de formação do CENFIM. Onde se proporciona um ambiente aberto e criativo, com Formandos empenhados e comprometidos, responsáveis e autónomos, mas, simultaneamente, que trabalhem em equipa e para a equipa, empreendedores e com sentido crítico, onde o desenvolvimento de competências técnicas (umas especializadas e outras transversais) são condição necessária, mas não suficiente. O CENFIM não Forma e Qualifica apenas Indivíduos, o CENFIM preocupa-se genuinamente com as Pessoas. Ajudando-as a crescer, a terem “sonhos” e objetivos, a fortalecer as suas Soft Skills.