Onde estará a Obra-Prima de Portugal?

Os fotógrafos João Amorim e João Bernardino são os responsáveis por registar a beleza ímpar e a cultura de várias regiões portuguesas.

627

Arranca ontem, 3 de maio, a procura pela ‘A Obra-Prima de Portugal’, promovida pela Xiaomi, através de uma viagem de norte a sul do país, com passagem pelos Açores e Madeira. Através das lentes do Xiaomi 13 Pro, desenvolvidas em parceria com a Leica, o fotógrafo João Bernardino e o viajante João Amorim comprometem-se a explorar os cantos e recantos do nosso país e a fotografar as obras-primas de cada região.

‘A Obra-Prima de Portugal’ visa promover as mais fantásticas paisagens e obras-mestras em território nacional, não presa a um específico género, a campanha contará com referências naturais, culturais, históricas, arquitetónicas e gastronómicas. As escolhas de cada obra-prima recaem sob os protagonistas da campanha cujas visões e estilos diferentes produzem registos e linguagens visuais distintas e únicas.

O itinerário, que tem um grande foco no contacto próximo com a cultura, as pessoas e as paisagens do nosso país, começa em Aveiro e termina na Madeira. No decorrer do percurso há paragens em vários pontos de elevado interesse, tais como: Barcelos, Douro Vinhateiro, Serra da Freita, Aldeia Histórica do Piódão, Serra da Estrela, Castelo de Vide e Marvão, Costa Vicentina, Faial e São Jorge. Também a arte da Azulejaria Portuguesa e a Arte Xávega são alvo de especial atenção fotográfica, bem como o património imaterial que é o Cante Alentejano.

O desafio de selecionar a obra-prima portuguesa visa aliar a qualidade fotográfica da maior obra-prima da Xiaomi, o Xiaomi 13 Pro, equipamento desenvolvido em parceria com a Leica num casamento perfeito entre a arte e a tecnologia, à criação de verdadeiras obras de arte através da captação de imagens vívidas e que ilustrem a essência de cada região.

“Com esta viagem pretendemos descobrir, captar e imortalizar algumas das maiores maravilhas do nosso país e, porventura, encontrar aquela que será a mais icónica obra-prima que temos em território nacional. É uma iniciativa onde vamos recorrer à obra-prima da Xiaomi, o Xiaomi 13 Pro, para descobrir a maior obra-prima portuguesa. Vamos mostrar que a tecnologia pode e deve andar de braço dado com a descoberta e captação da riqueza cultural e paisagística do mundo”, afirma Tiago Flores, Country Diretor da Xiaomi em Portugal.

João Bernardino, fotógrafo e designer, tem uma maior apetência pela captura de imagens em ambiente sobretudo industrial e numa escala que pode ser definida de pouco confortável. Sobre este desafio refere que se trata de um “projeto é inspirador porque é a uma oportunidade única de mergulhar profundamente no nosso país, no seu território e na cultura portuguesa. Desta vez, com um smartphone na mão que permite extrair todo o potencial fotográfico, é uma experiência realmente diferenciadora poder mostrar as obras-primas um pouco por todo o país através do meu olhar”.

Na ótica de João Amorim, criador de conteúdo e organizador de viagens com a objetiva muitas vezes apontada a cenários de natureza selvagem e que impactam pela sua imensidão, “Portugal é um país cheio de intensidade e beleza.  Qualquer projeto ou viagem que valorize esta riqueza é um pretexto perfeito para sair por aí fora a fazer conteúdos impactantes. Aliado a isto, ter a oportunidade de o fazer através da câmara de um smartphone é um estímulo gigante para desenvolver a minha criatividade. Por isso, não há dúvida que vamos encontrar as obras primas de Portugal”.

A campanha decorre a partir de ontem, nas redes sociais da marca, e conta com vídeos diários e fotografias das obras-primas de Portugal, escolhidas e registadas pelos dois protagonistas.

No final da viagem, na página oficial do Facebook da Xiaomi Portugal, irá decorrer uma votação para se apurar a obra-prima vencedora aos olhos dos portugueses. As votações vão ocorrer entre os dias 15 e 20 de maio, com o resultado a ser conhecido no dia 22 de maio, na mesma página, onde será revelada ‘A Obra-prima de Portugal’.

Lista das obras-primas | Galerias de Imagens

Pesca Tradicional/Arte Xávega
Olaria
Galo de Barcelos
Douro Vinhateiro
Serra da Freita
Piódão
Serra da Estrela
Judiaria
Cante Alentejano
Salinas
Trilho dos Pescadores
Vulcão dos Capelinhos
Parque Natural do Faial
Queijo da Ilha/Queijo de São Jorge
Fajãs Açores
Cerâmica/Azulejaria
Ponta de São Lourenço
Fanal da Madeira
Vinho da Madeira