ASSA ABLOY – O Grupo está a dar passos largos em direção a um futuro mais Rentável e Sustentável

Com 52.000 funcionários em mais de 70 países em todo o mundo, a ASSA ABLOY é a marca líder em soluções de acesso. Com plena consciência das transformações que o planeta sofre diariamente, a mesma tem vindo a desenvolver produtos e soluções inovadoras de acesso para todas as indústrias, para que as pessoas se sintam seguras e protegidas e possam viver num mundo mais livre e aberto.

1400

A ASSA ABLOY tem vindo a traçar um caminho de sucesso contínuo, mas o foco está em mantê-lo a longo prazo, assim como a sua criação de valor no mercado. Para isso, em 2022 a marca investiu ainda mais em inovação de produtos, registou patentes em maior quantidade e lançou centenas de novas soluções.

Sendo uma empresa global com um modelo de negócio descentralizado, a mesma conta com 1.000 unidades em todo o mundo, incluindo instalações produtivas e 155 pontos de I&D e é através das suas divisões que oferece uma gama completa de soluções inovadoras, incluindo fechaduras eletromecânicas, cilindros, portas de segurança, portas automáticas, sistemas de controlo de acessos, entre outros.

Ainda neste ano, medidas de eficiência também foram identificadas, bem como investimentos em energia renovável – porque não precisamos apenas de um mundo mais seguro e aberto, também precisamos de um mundo mais sustentável.

O relatório anual relativo a 2022 demonstra ainda um crescimento de vendas exponencial, uma vez que as mesmas aumentaram 27% para 11,36 mil milhões de euros, impulsionadas, sobretudo, pelos principais mercados do Grupo, tanto no segmento residencial, como no comercial/institucional. O lucro operacional aumentou, também, 31% para 1,74 mil milhões de euros, com margem de 15,3%.

Já no que respeita às aquisições durante o ano passado, foram concluídas 21 no total, o que contribuiu para o crescimento das vendas líquidas de 2% de 2022.

No que concerne aos investimentos em inovação de produtos, os esforços da ASSA ABLOY continuaram no seu caminho, acabando por investir 452 milhões ou 4% das vendas em I&D. Estes mesmos investimentos contribuíram para o lançamento de mais de 450 novos produtos e para o registo de 140 novas patentes durante o ano.

As metas baseadas na ciência foram ratificadas e confirmaram, ainda, o objetivo da marca de reduzir as emissões absolutas de efeitos de estufa entre 2019 e 2030. Além disso, a implementação do programa de sustentabilidade até 2025 continuou e resultou num melhor desempenho sustentável em todo o Grupo.

Conclui-se, portanto, que a ASSA ABLOY tem metas financeiras e sustentáveis ambiciosas, mas realistas e, sobretudo, alcançáveis.

As metas financeiras foram definidas para equilibrar o crescimento da empresa com uma taxa de retorno que pode gerar valor substancial, uma vez que durante os dez anos anteriores à pandemia, cresceu mais de 9% ao ano, com uma margem operacional ajustada de mais de 16%. Já as metas sustentáveis definidas para 2025 são um passo dado rumo ao objetivo primordial da marca alcançar a neutralidade carbónica até 2050.

Durante os últimos anos, o mundo em geral vivenciou acontecimentos sem precedentes que levaram a mudanças drásticas na sociedade. A ASSA ABLOY demonstrou e demonstra ser uma organização forte em vários aspetos, mas essencialmente pela estratégia determinada e ajustada à realidade do momento. As suas atividades estratégicas são compartilhadas em todas as divisões para acelerar o crescimento, tendo em conta que são estes mesmos aceleradores que vão determinar o futuro do Grupo. São, também por isso, a prioridade que orienta os Recursos Humanos que nele trabalham.

O Grupo incentiva um ambiente onde os colaboradores se sintam capacitados, onde podem impulsionar as suas carreiras e contribuir para o sucesso desta empresa. Em 2022, a mesma, continuou a viabilizar iniciativas estratégicas, enquanto promoveu a iniciativa “Together We”, que descreve a cultura comum que se baseia em valores como a autonomia, a inovação e a integridade das suas Pessoas.

As metas estão traçadas – e é expectável que a ASSA ABLOY continue a consolidar a sua posição de liderança global, por todas as razões anteriormente mencionadas.