“O I.K.L tem o propósito de atendimento em multidisciplinaridade”

971

Maylis Sulzbach, Especialista em Odontopediatria

Que mais-valias o trabalho que desenvolve no Instituto Karina Leite, enquanto Médica especialista em Odontopediatria, trouxe à sua vida profissional? O que retira desta experiência?
A importância do I.K.L na nossa região é que trata os seus pacientes com os melhores materiais dentários e equipamentos de última geração sempre em busca da satisfação dos seus pacientes. Temos na nossa clínica a sedação consciente com o óxido nitroso que é uma mais-valia para o atendimento das nossas crianças e dos nossos adolescentes, uma vez que reduz o nível de ansiedade durante a consulta, contribuindo para um tratamento de alta qualidade.

Como nos pode descrever o seu dia a dia na Clínica? Que dúvidas são mais frequentes entre os pais?
A Especialidade de Odontopediatria e Pacientes Especiais no I.K.L envolve o paciente num ambiente lúdico, didático e humano. O meu dia a dia na clínica faz-me sentir uma pessoa extremamente realizada, pois atender e ajudar as gestantes, as crianças e os adolescentes é gratificante como ser humano, uma vez que estou a contribuir para uma melhor qualidade de vida dos meus pacientes, estou a instruí-los e motivá-los aos cuidados de higiene oral, e também, estou a tratá-los para recuperarem a saúde oral. Assim, um dos nossos objetivos principais na clínica é promover a saúde oral dos nossos pacientes, pois orientamos a todos a importância de tal por ser a base principal para longevidade dos dentes.

Qual é a idade ideal para a primeira ida ao Dentista? De que forma o Instituto e os seus profissionais lidam com as emoções das crianças?
A idade ideal da criança para a primeira ida ao dentista já se inicia quando a mulher está grávida, ou seja, a gestante deve agendar a visita ao dentista assim que iniciar os cuidados do pré-natal. Estabelece-se a frequência das consultas dentárias de acordo com a necessidade individual de cada gestante. Sendo assim, após o nascimento do bebé, define-se as visitas da criança ao dentista. O chamado «pré-natal odontológico» tem como objetivo orientar a gestante sobre os cuidados essenciais durante o período da gravidez e pós nascimento. O objetivo é identificar e tomar todas as medidas preventivas necessárias para evitar o aparecimento de enfermidades bucais que possam afetar a sua saúde e do bebé. Esse acompanhamento é necessário porque, durante a gestação, o organismo da mulher passa por uma grande variação hormonal. Isso pode favorecer o desenvolvimento de condições pré-existentes, aumentando o risco de cáries e gengivites, por exemplo. Já os bebés beneficiam do acompanhamento durante a gravidez. Esse é o momento ideal para que a mãe receba todas as informações e orientações sobre os cuidados futuros com a criança.

Considera que o Instituto Karina Leite tem conseguido mudar a vida, não só dos pacientes, mas também das pessoas que nele trabalham? De que forma?
O I.K.L tem uma filosofia de trabalho que prioriza a excelência, há alta qualidade nos atendimentos e há boa relação interpessoal tanto entre os profissionais da clínica como entre os profissionais com os pacientes. O I.K.L tem o propósito de atendimento em multidisciplinaridade.