“O Grupo vive de uma forma intensa a sua Estratégia Corporativa”

O Grupo ASSA ABLOY está presente em mais de 70 países e transporta, na sua história de sucesso, a liderança global em soluções de acesso. Como não poderia deixar de ser, em Portugal, esta cronologia distinta mantém-se, oferecendo ao setor segurança, inovação tecnológica, digitalização das acessibilidades e construções mais sustentáveis. Em entrevista, João do Carmo, Managing Director da empresa no mercado nacional, conta-nos a evolução da mesma até à data e os desafios vindouros da equipa em continuar a prosperar no futuro.

132

Com presença em mais de 70 países, o Grupo ASSA ABLOY é, atualmente, líder global em soluções de acesso. Como responsável máximo da empresa em Portugal, como define a aposta da mesma no mercado nacional até ao momento?
A presença da ASSA ABLOY em Portugal é visível desde os anos 50 com produtos da marca Yale e desde os 80 com TESA e ASSA, cujas sucursais deram origem à ASSA ABLOY Portugal que reforçou, há um ano, a sua presença no país com a integração da MARC e MR. Estas aquisições refletem o investimento do Grupo em Portugal e o reconhecimento do mérito em servir vários mercados com a capacidade produtiva das nossas fábricas em Águeda.

A verdade é que, a ASSA ABLOY, está sempre um passo à frente do mercado e das necessidades em todas as suas áreas de atividade – e por esse motivo tem vindo a consolidar a sua liderança, ano após ano. Qual é a visão integrada que compreende, face ao crescimento eficiente e saudável que se verifica em todos os campos da empresa?
O Grupo vive de uma forma intensa a sua estratégia corporativa. Desde a Visão de ser líder global no fornecimento de soluções de acesso para que as pessoas se sintam mais seguras e possam experienciar um mundo mais aberto, passando pela Missão de criar valor sustentável para todos os stakeholders e onde as pessoas prosperem sempre de forma ética e sustentável, define em seguida objetivos ambiciosos de crescimento anual médio de 10% (5% orgânico e 5% aquisição), com uma criação de valor inequívoca no intervalo 16%-17% de EBIT, define ainda de forma clara as suas prioridades para um crescimento acelerado e suas fundações para concretizar sistematicamente quatro objetivos estratégicos:

  1. Crescer na relevância para os seus clientes;
  2. Liderar pela inovação;
  3. Ser eficiente em todas as áreas;
  4. Evoluir com as pessoas.

Todos os dias, a nível externo, a ASSA ABLOY ajuda milhares de pessoas a deslocarem-se facilmente num mundo mais seguro e aberto – mas não é só. Importa referir também que, a nível interno, assume uma posição convicta de responsabilidade corporativa. Quais os desafios para o presente e futuro dos colaboradores que integram a empresa?
Para um Grupo que define a sua forma de ser com esta ambição, postura e rigor, os desafios são infindáveis. Há sempre alguma necessidade de mercado por descobrir e satisfazer, que tem de ser servida por uma solução inovadora, analisada e desenvolvida de forma eficiente por pessoas cada vez mais competentes e comprometidas com esta cultura de excelência e inovação. No presente, temos uma agenda bastante ampla de integração de mais de 300 pessoas das nossas unidades produtivas de Águeda nesta cultura e nestes caminhos de Excelência. Temos de respirar esta cultura de forma aberta e transparente e proporcionar confiança a cada colaborador para que possa contribuir sem receios para sermos crescentemente melhores em tudo o que fazemos. É no alinhamento do desenvolvimento individual com o do Grupo que reside a mais simples receita de sucesso desta equipa, evoluindo pelos diversos desafios e crescendo com eles.

O Grupo ASSA ABLOY tem, hoje, 28 anos de crescimento bem-sucedido. Do ponto de vista global e, em particular no mercado português, que desafios acredita que se colocarão neste caminho e, por outro lado, que oportunidades e novidades irão emergir no mesmo?
A nível global, o Grupo ASSA ABLOY opera num setor em franco desenvolvimento movido por tendências globais como a maior procura por segurança, crescente concentração urbana, inovação tecnológica, digitalização das acessibilidades ou construção gradualmente mais sustentável.
A nível local, a mais recente aquisição de um Grupo de empresas nacionais com um historial de sucesso com cariz de base familiar, veio colocar-nos na liderança do mercado nacional e como base produtiva de elevado potencial para o Grupo ASSA ABLOY. Esta maior e mais integrada operação também nos traz desafios muito interessantes, como concretizar propostas de um maior valor para a nossa base de clientes, materializar toda uma agenda acelerada de desenvolvimento de produtos e soluções, incluindo a evolução de uma base de produtos eminentemente mecânicos para uma crescentemente mais tecnológica e materializar a ampla agenda de Excelência Operacional e Comercial enquanto se fortalece e integra uma nova equipa numa nova realidade e cultura. Digo em tom descontraído que se alguém se sentir aborrecido por trabalhar na ASSA ABLOY, entre em contacto comigo, estou seguro de que teremos soluções em poucos minutos.