Perigos da pseudociência na área da Saúde Mental

Psicólogos lançam campanha a defender intervenções e informações baseadas na evidência científica A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) lançou a campanha “Psicologia, ciência com evidência”. O objetivo é defender a saúde pública, valorizar e afirmar a ciência psicológica e facilitar o aumento da literacia em saúde mental.

804

“É uma campanha contra os riscos que a pseudociência pode colocar à saúde das pessoas”, explica o Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Francisco Miranda Rodrigues, no vídeo de lançamento da campanha.  “Está presente a diferença da evidência científica (a prática dos psicólogos) e aquilo que é baseado no “achómetro”, na curiosidade e coisas que não se conhecem o seu impacto ou consequências e que podem pôr em causa a saúde dos cidadãos”, acrescenta o Bastonário.

Nesta campanha são divulgados documentos e kits de imagens em vários formatos, que os psicólogos têm partilhado nas redes sociais.

“Como posso ter a certeza de que um profissional é psicólogo?”, “Que Psicólogos Especialistas existem, o que fazem e para que servem?” ou “Como posso submeter uma queixa por má prática profissional de um Psicólogo?” são algumas das questões respondidas.

A campanha “Psicologia, ciência com evidência” pretende valorizar e contribuir para afirmar a Ciência Psicológica, a investigação em Ciência Psicológica e o papel dos Psicólogos na sociedade, através da promoção da utilização das evidências provenientes da Ciência Psicológica nos diferentes contextos e ao longo de todo o ciclo de vida.

Tem ainda como objetivos facilitar o aumento da Literacia em Saúde Mental e os processos informados de tomada de decisão em Saúde, mobilizando comportamentos pró-sociais e pró-saúde, prevenindo e promovendo a Saúde Mental e o bem-estar, através de uma maior consciencialização acerca da importância dos cuidados de Saúde e das políticas de Saúde baseadas na evidência científica.

Link para a campanha:

https://www.ordemdospsicologos.pt/pt/p/cienciacomevidencia