1ª Convenção APEMIP | IMOCIONATE

A 1ª Convenção APEMIP | IMOCIONATE decorreu no dia 4 de julho, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Esta iniciativa foi aberta aos associados e a todos os agentes mediadores e consultores imobiliários em Portugal e abordou, entre muitos assuntos, o futuro da mediação imobiliária nas suas diversas áreas.

497

 A APEMIP – Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal foi constituída em 2004 com o objetivo de representar e defender os interesses dos profissionais e empresas de mediação imobiliária em Portugal.

Assim, esta Associação ocupa hoje uma posição reconhecidamente destacada no mercado imobiliário nacional, quer pela aposta, já ganha, da afirmação do papel do profissional da área, quer pela conquista de uma maior quota no mercado.

Devido à excelência da sua atuação, a APEMIP tem conhecido, ao longo dos últimos anos, uma acentuada evolução em número de adesões, em serviços prestados e em credibilidade junto da sociedade, de todos os intervenientes do setor e ainda dos grandes órgãos de soberania. Tem mostrado ser, por estes motivos, um parceiro-chave deste setor e de todos os profissionais que o envolvem, contribuindo para encontrar as melhores soluções para todas as adversidades que afetam o mercado imobiliário.

Lado a lado com os seus associados, a APEMIP fornece não só o devido apoio e assistência, mas também transparência e profissionalização da mediação imobiliária, através de inúmeras iniciativas, tais como a 1ª Convenção APEMIP | IMOCIONATE.

O evento aconteceu no passado dia 4 de julho, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e contou com todos os seus associados, agentes, mediadores e consultores imobiliários em Portugal. Entre os temas mencionados, abordou-se o futuro da mediação imobiliária, com um foco primordial em questões como a transformação digital, a sustentabilidade, a tecnologia e a demografia, através de uma série de apresentações a cargo de oradores de renome de diferentes áreas do setor, mesas redondas de debate e momentos de networking.

A moderação do evento ficou a cargo de Rita Neves, Jornalista da SIC, que, pelas 10 horas, iniciou a apresentação desta 1ª Convenção APEMIP | IMOCIONATE. Seguiu-se o momento de Paulo Caiado, Presidente desta Associação, e Pedro Megre, CEO da UCI – União de Créditos Imobiliários, onde os próprios deixaram um discurso de boas-vindas a todos os presentes.

Durante este dia, subiu a palco Pedro Calado, Presidente da Câmara Municipal do Funchal; Filipa Roseta, Vereadora da Habitação e Obras Municipais da Câmara Municipal de Lisboa; Roberto Colomer, Diretor-Geral da UCI e Presidente da EMF e Manuel Collares Pereira, Investigador; onde na mesa redonda, abordaram o tema “Habitação, Sustentabilidade e Finanças – Como articular?”.

Já para falar sobre “O Futuro da Mediação”, vários oradores preencheram o palco, como Rui Barbosa, CEO da Devscope; Diogo Dantas da Cunha, CEO da Flexty; Corina Lessa Silva, Owner Broker Tampa Bay Key Realty; e Carlos Santos, CTO Zome.

Francisco Pedro Balsemão, CEO do Grupo Impresa, também teve um momento de destaque, onde conseguiu transmitir de que forma a sua marca é um caso de sucesso na vertente da digitalização, assim como Fernando Batista, Presidente do IMPIC, que falou sobre os desafios vindouros deste Instituto no mercado. O Palco do CCB contou, ainda, com Tiago Forjaz, Chief Dream Officer, onde, num longo e interessante discurso, falou sobre “Estratégias de atração e desenvolvimento de talentos”, e com João Duque, Professor Catedrático, António Ramalho, Consultor Internacional e Ricardo Guimarães, Diretor do Confidencial Imobiliário, para debaterem a questão “Home Market 23/24”.

Alfredo Valente, CEO da iad Portugal; Ricardo Sousa, CEO da CENTURY21 Portugal; Nuno Ascensão, Regional Owner da KW Portugal e Patrícia Barão, também tiveram o seu espaço no que concerne ao “Domínio relacional VS Tecnologia no imobiliário”.

A solo, e para terminar, a 1ª Convenção teve em palco Cyndee Haydon, para falar sobre o ChatGPT e, ainda, Marina Gonçalves, Ministra da Habitação.