“A Nestlé está a comemorar os 100 anos de presença em Portugal e é hoje reconhecida pela excelência das suas marcas de café”

António Silva, Coffee Sales Manager da Nestlé Portugal, conversou com a Revista Pontos de Vista sobre o sucesso (óbvio) que a marca tem vindo a perpetuar ao longo de 100 anos de presença no mercado nacional e sobre a sua dinâmica para um futuro em constante evolução.

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A Nestlé Portugal é hoje uma das marcas mais conhecidas e reconhecidas pelos portugueses, sendo uma referência ímpar no universo do café e não só. De que forma é que a marca tem vindo a preconizar uma forma de atuação que a leva a ser uma das favoritas dos portugueses?
Com 100 anos de presença em Portugal e um portefólio de marcas que fazem parte da história da empresa e dos consumidores, a categoria de cafés é uma das mais importantes para a Nestlé.
Na categoria de cafés, a Nestlé é uma empresa com um portefólio alargado para os diversos segmentos e tipos de consumidores.
Diria mesmo que é a empresa com mais marcas icónicas na categoria fruto de marcas como BUONDI®, SICAL®, NESCAFÉ®, NESCAFÉ® MOKAMBO, PENSAL e STARBUCKS®. São marcas reconhecidas e preferidas pelos Portugueses no seu dia-a-dia e o sucesso destas marcas são reflexo desta preferência.
Em Portugal o mercado de cafés não é apenas um produto commodity. Faz parte da nossa cultura com uma elevada taxa de consumo, quer em casa como fora de casa, com 90% do consumo concentrado em café expresso, a tradicional bica, cimbalino, entre outros.
O nosso objetivo nesta categoria passa por fazer crescer as nossas marcas, mas também por uma clara aposta na introdução de novos produtos e alargamento a outros segmentos nas diversas marcas que a Nestlé comercializa.

Uma das dinâmicas mais forte da marca, passa pela sua capacidade em promover Inovação ao seu setor de atuação, neste caso, do café. Quão importante é fomentar esse nível inovador e de que forma é que esse formato tem vindo a marcar a diferença no mercado?
Um dos aspetos fundamentais é o conhecimento profundo que temos no consumidor português, dos seus hábitos de consumo, das suas necessidades nutricionais e das suas preferências organoléticas. Este conhecimento ajuda-nos a antecipar as mudanças de comportamento dos consumidores e ter uma resposta pronta às novas tendências de consumo. Cada vez mais os consumidores exigem e procuram marcas que se adaptam ao seu estilo de vida e que sejam capazes de trazer inovações para o mercado.
A Nestlé foi pioneira no mercado de cafés ao introduzir novas experiências, como como o primeiro sistema de café em cápsulas com o lançamento da NESPRESSO® e mais tarde de NESCAFÉ® Dolce Gusto®. Este último foi pioneiro no lançamento de uma máquina de multibebidas com design inovador e tecnologia de alta pressão, disponível em todos os pontos de venda com uma larga gama de cafés que permite preparar bebidas quentes e frias. Permite ao consumidor usufruir de uma autêntica experiência de coffee shop em casa. A nível mundial fomos o primeiro país a introduzir marcas como Buondi® e Sical® para o sistema NESCAFÉ® Dolce Gusto®, e mais recentemente introduzimos também a marca Starbucks® para ambos os sistemas de café em cápsulas.
Neste momento, estamos a lançar duas novas variedades SICAL® para Máquinas NESCAFÉ® Dolce Gusto®, o expresso descafeinado e Meia de Leite que se junta à variedade expresso já existente. Este alargamento da gama de SICAL® vem reforçar o posicionamento Coffee Shop em casa, fator decisivo na escolha do sistema NESCAFÉ® Dolce Gusto®.
Estamos também a trazer novos formatos recarga em alguns segmentos como Cafés Solúveis e Bebidas de Cereais que vão de encontro às exigências de sustentabilidade e formatos mais económicos, e que respondem às necessidades dos consumidores no atual momento que vivemos.
No segmento de café torrado moído no final do ano 2022 lançámos a edição limitada SICAL® Brasil Single Origin, sustentada na tecnologia blockchain, pioneira em Portugal. Esta tecnologia permite rastrear o grão de café desde a sua origem até à chávena, dando pela primeira vez visibilidade ao consumidor de todo o processo, desde a cafeicultura ao transporte, torrefação e embalamento.
Lançámos também um novo blend sob a marca BUONDI®, o BUONDI® Robusto – um blend premium, de elevada intensidade e com um sabor incomparável e que já é um sucesso de vendas no mercado. Acabámos também de lançar no mercado uma nova variedade de café, o SICAL® Torra Portuguesa inspirada no tradicional café português e que estamos agora a ver os primeiros resultados.
Para consumidores apreciadores de cafés frios prontos a beber, lançámos no segmento de Ready to Drink, exclusivo para este verão, o novo NESCAFÉ® Barista Style. Direcionado para um target mais jovem e adepto de novas tendências e receitas de café apresentamos 4 bebidas perfeitas para consumo on the go: Americano, Cappuccino, Latte e Latte Caramel.

Outra vertente bastante associada ao setor do café e não só, passa pela vertente da sustentabilidade. Desta forma, como é que a Nestlé Portugal tem vindo a promover essa dinâmica entre inovação e sustentabilidade?
Temos desenvolvido ações nos nossos segmentos em resposta ao tema crescente da sustentabilidade. Na Nestlé acreditamos que temos de garantir o futuro do café com iniciativas ao longo de toda a cadeia de valor, desde a produção ao fim de vida das embalagens. A nível mundial a Nestlé assumiu o compromisso em atingir a neutralidade carbónica até 2050 e em fazer avançar sistemas alimentares regenerativos em escala.
Através do NESCAFÉ Plan, o maior programa de sustentabilidade a nível mundial apoiamos e trabalhamos com produtores e associações de cafés para garantir que o nosso café é proveniente de fontes sustentáveis. O respeito pelos nossos produtores de café, as suas comunidades e o nosso planeta é a força motriz por detrás do nosso compromisso com a produção sustentável de café e o motivo subjacente à criação do NESCAFÉ Plan em 2010. Neste momento 100% do café verde usado nos nossos produtos é proveniente de origem sustentável e acabamos de lançar formatos recarga no segmento Cafés Solúveis, em NESCAFÉ® Clássico e NESCAFÉ® Gold, bem como no segmento de Bebidas de Cereais, para as marcas Mokambo e Pensal.
Em 2010, fomos o primeiro país a lançar o programa de reciclagem de cápsulas NESCAFÉ® Dolce Gusto® com o objetivo aumentar as taxas de recolha e reciclagem das cápsulas de café, alavancando uma economia circular.
A Nestlé Portugal é também membro fundador do grupo de trabalho que desenvolveu um novo sistema dedicado à recolha e reciclagem de cápsulas de café usadas. Um projeto desenvolvido no âmbito da Associação Industrial e Comercial do Café (AICC) e que envolveu seis empresas representantes de 13 marcas de café, entre estas as marcas que a Nestlé desenvolve e comercializa em Portugal: Nespresso®, NESCAFÉ® Dolce Gusto®, BUONDI®, SICAL® e Starbucks®. Este sistema está já implementado nos municípios de Cascais, Guimarães e foi alargado a Lisboa no dia 11 de julho, ao qual se seguirá Almada e Cantanhede. O objetivo final deste projeto é que chegue ao maior número de municípios do país e que tenha abrangência nacional.

Hoje a Nestlé Portugal consegue apresentar embalagens e cápsulas que têm preocupações ambientais? Tornar a sustentabilidade escalável é o grande desafio da indústria?
O objetivo da Nestlé é atingir os 100% de embalagens prontas a serem recicladas e em Portugal a Nestlé tem vindo a acelerar este trabalho tendo já atingido, ao dia de hoje, os 95% de embalagens do seu portefólio que são já prontas a serem recicladas, no seu fim de vida, pelo consumidor. Em relação às cápsulas, além do sistema de recolha e reciclagem implementado de forma pioneira pela marca NESCAFÉ Dolce Gusto, a Nestlé é membro fundador do projeto que. No âmbito da AICC está a criar um sistema de recolha e reciclagem mais próximo e conveniente para o consumidor (conforme projeto descrito na questão anterior).
Portugal é conhecido e reconhecido pela excelência do seu café, sobretudo na vertente bica, a sul, ou cimbalino, a norte. É sem dúvida uma categoria de consumo muito atrativa para a Nestlé que desenvolve várias marcas locais – BUONDI®, SICAL®, TOFA – e marcas internacionais – NESCAFÉ® ROAST&GROUND e STARBUCKS® na sua fábrica de cafés torrados do Porto. A nível internacional a Nestlé Portugal é reconhecida pela sua expertise na produção de cafés de excelência.

A Nestlé esteve presente, uma vez mais, na XII Convenção Aqui é Fresco, que se realizou nos dias 4 e 5 de junho, no Altice Fórum Braga, onde o lema desta edição, foi: “Juntos contra o Desperdício”. Porquê esta presença da marca neste certame e que significado tem para a marca este mote contra o desperdício?
A Nestlé está a comemorar os 100 anos de presença em Portugal e é hoje reconhecida pela excelência das suas marcas de café não é uma festa só nossa, é uma festa de todos, será uma oportunidade para agradecer o contributo na distribuição dos nossos produtos, na construção de bases sólidas de crescimento e na proximidade ao shopper em todos os cantos de Portugal.
Temos grandes novidades que se integram dentro do mote da convenção e que já foram referidos em questões anteriores.