“Foi aqui que aliei todo o potencial da engenharia com o design de interiores”

Por Michele Renda, CEO da Nine Finger Technologies & Home Design.

483

Venho de uma área de engenharia essencialmente constituída pelo sexo masculino, Eng. Elétrica e Eletrónica. Recordo-me, logo no início da minha carreira ter recebido a tarefa de instalar uns equipamentos de domótica numas moradias. Estes equipamentos estavam sempre a disparar o alarme. Testava e voltava a testar, lia, pesquisava e o problema mantinha-se. Sentia na empresa, onde estava, que reinava uma opinião de incompetência sobre mim, eu própria, não conseguia deixar de sentir isso de mim mesma. Acabei por pedir a minha demissão. Anos mais tarde, sou abordada, num restaurante, pelo meu antigo patrão, para me pedir sinceras desculpas, pois afinal aquela série tinha vindo com defeito de fábrica e lamentava profundamente a opinião que tinha criado sobre mim enquanto engenheira.

(É fácil e natural, à partida, duvidarmos da capacidade inata de uma mulher enquanto E.E.E. eu mesma duvidei de mim mesma durante muito tempo. Tal como é instintivo escolher primeiramente uma mulher, comparativamente a um homem, quando falamos de profissões esterótipadas como femininas).

Não sentia encanto pela profissão e foi esta minha insatisfação que me fez procurar por uma ponte entre a minha formação superior e a minha paixão por design de interiores.

Nasce então a Nine Finger Technologies & Home Design. Foi aqui que aliei todo o potencial da engenharia com o design de interiores e é esta uma das mais valias da empresa, e que a faz distinguir-se no mercado.

Devido à sensibilidade adquirida através da engenharia, torna-se natural e fácil de acolher, no design de interiores, as novas tecnologias, entender a sua complexidade e qual a melhor forma para que a sua integração seja transparente perante o design. Por fim, usar e abusar da riqueza que o lighting design proporciona num ambiente. Saber dimensionar sem abusar dos consumos, de forma a haver um equilíbrio perfeito entre design e eficiência energética, técnica e estética.

Atualmente a Nine Finger Technologies, está sediada na Ualg Tech start, em Faro, e fornece serviços de Design de Interiores, Engenharia de Iluminação, Arquitetura Inteligente, e recentemente, estamos também a lançarmo-nos no mercado do mobiliário com tecnologia integrada neste.