Consumo de estrangeiros sobe 18% nos dias antes da Jornada Mundial da Juventude

No sentido de contribuir para a identificação de alterações nos hábitos de consumo dos portugueses, em períodos específicos como a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a SIBS divulga um conjunto de indicadores e dados agregados, de forma clara e factual, e com comparativos com períodos anteriores.

Data:

Com base nos dados do SIBS Analytics, na semana anterior à Jornada Mundial da Juventude, ou seja, de 26 a 31 de julho de 2023, em que ocorrem diversas atividades nas Dioceses nacionais, as operações com cartões de estrangeiros na Rede MULTIBANCO aumentaram 18% face ao período homólogo (27 de julho a 1 de agosto de 2022). Esta evolução contribuiu para um crescimento global do número de operações na Rede MULTIBANCO, em todo o território nacional, de 6%.

Ao analisar a origem dos cartões de estrangeiros, é possível perceber que, os países com maior crescimento no número de operações face ao mesmo período do ano passado foram o México (+147%), Austrália e Singapura (ambos com +142%), Nova Zelândia (+126%) e República da Coreia (+125%).

Se analisarmos apenas os países onde decorreram as últimas cinco edições das JMJ (Panamá, Polónia, Brasil, Espanha e Austrália), verificamos que o crescimento médio do número de operações é de 25%, ou seja mais 7p.p. do que o total de operações efetuadas com cartões estrangeiros no período em análise.

No que toca aos países que organizaram as cinco edições anteriores da JMJ, é visível que, em todos eles, se verificaram mais visitantes do que no período homólogo, com uma variação total de +25%. De destacar um aumento expressivo de +276% de visitantes do Panamá.

Analisando os principais destinos dos participantes da JMJ no território nacional, nos dias com atividades nas diversas Dioceses nacionais que antecedem o evento, verificou-se um aumento de 57% no número de transações de visitantes em Santarém (distrito onde se enquadra o Santuário de Fátima), de 26% em Coimbra e de 23% em Évora.

Como curiosidade, é ainda de sublinhar que no período em análise Portugal recebeu visitantes de países que não estavam em território nacional na semana anterior (entre 19 e 25 de julho) como sejam Anguila, Belize, Ilhas Cook, Ilhas Salomao, Jibuti, Nova Caledonia, República Centro-Africana, Saint Vincent And The Grenadines, Samoa, Samoa Americana e Vanuatu.

Veja a Infografia desenvolvida pela SIBS quanto ao tema: Infografia SIBS.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 132

Popular

Mais Artigos deste tipo

Séries “Shogun” e “The Bear” dominam nomeações aos prémios Emmy nos EUA

"Shogun", criada por Rachel Kondo e Justin Marks e...

Festival Super Bock Super Rock volta ao Meco para a 28.ª edição

O festival Super Bock Super Rock (SBSR) volta a...

Potencie o seu treino ao ar livre neste verão com produtos Xiaomi

Redmi Watch 3 Active Comece o seu treino com o...

Moda Online: As Últimas Tendências

Com a crescente popularidade das lojas de roupa online...