“A CONSULGAL contribui para a evolução da profissão de Engenharia”

A CONSULGAL, enquanto empresa portuguesa de prestação de serviços pluridisciplinares de consultoria de engenharia e gestão de empreendimentos e ambiente, é também um exemplo de uma Marca que promove, no seio da sua atividade, a igualdade de oportunidades. Nas linhas seguintes estão as perspetivas das Mulheres Engenheiras que integram esta equipa, que nos contam a sua experiência neste mercado.

430

Vera Rodrigues, Responsável pela Delegação de Moçambique

A CONSULGAL é uma das mais prestigiadas empresas portuguesas de Consultoria de Engenharia e Gestão de Empreendimentos. Enquanto Responsável pela Delegação de Moçambique, que mais-valias esta atividade lhe trouxe no campo profissional?
Ser responsável da Delegação da CONSULGAL em Moçambique é uma valiosa experiência internacional. Ao estar no estrangeiro a representar uma delegação de uma prestigiada empresa portuguesa é acreditar e implementar a sua visão, missão e os valores da CONSULGAL. O lidar com diferentes contextos culturais e económicos, obriga-nos a adaptar o negócio e criar oportunidades de trabalho respeitando sempre a cultura e espaço local. É sem dúvida, uma oportunidade de liderança e de desafio profissional.
As mais-valias são uma combinação única das nossas habilidades técnicas, competências interpessoais e a perspetiva diversificada do mercado que enriquece o dia a dia e impulsiona o sucesso.

Ser um prestador de serviços de Engenharia de referência, significa, também, contribuir para a evolução desta profissão nomeadamente no que diz respeito à igualdade de oportunidades? Em que medida a CONSULGAL o faz?
Sim, ser um prestador de serviços de Engenharia de referência implica, sem dúvida, contribuir para a evolução dessa profissão, incluindo o avanço da igualdade de oportunidades no setor. A CONSULGAL, como empresa de consultoria em Engenharia, tem o compromisso de promover a igualdade de oportunidades e de contribuir para a diversidade e inclusão dentro da profissão.
O facto de ser uma representação feminina no estrangeiro, já demostra que existe um ambiente de trabalho inclusivo e equitativo, onde a mulher tem a possibilidade de prosperar e alcançar o seu potencial. Uma forma de fomentar uma cultura organizacional respeitando as perspetivas diversas e locais. A diversidade de ideias e abordagens no mercado pode impulsionar a inovação e a criatividade, tornando assim a CONSULGAL ainda mais competitiva e resiliente no mercado.
A CONSULGAL contribui para a evolução da profissão de Engenharia no que diz respeito à igualdade de oportunidades, quebrando barreiras e estereótipos de género e proporcionando um ambiente onde todos os profissionais, independentemente do género, possam prosperar e contribuir para o sucesso da empresa e da própria profissão. Essa abordagem não fortalece só a empresa, como também desempenha um papel importante na construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

Considera que existem programas ou iniciativas suficientes que visam aumentar a representação feminina na Engenharia? O que é que, na sua opinião, se deve melhorar?
Na minha opinião, embora tenham sido feitos esforços significativos para aumentar a representação feminina na Engenharia, ainda há sempre espaço para melhorias. Embora existam programas e iniciativas direcionados a esse objetivo, estes podem não ser suficientes ou abrangentes o suficiente para abordar totalmente os desafios enfrentados pelas mulheres no campo da Engenharia. Alguns pontos que considero importantes e que devem ser melhorados:
A conscientização e a educação: é crucial aumentar a conscientização sobre as oportunidades disponíveis na “engenharia feminina”. Iniciativas que devem iniciar cedo, no ensino básico, de forma a incentivar as jovens a considerar profissões em áreas relacionados a todos os tipos de engenharia.
A cultura organizacional: é importante criar uma cultura de trabalho que promova a diversidade e a inclusão, incentivando a colaboração de todos os funcionários/as. As empresas de engenharia devem adotar políticas e práticas que garantam oportunidades de promoção, igualdade salarial e eliminação de quaisquer formas de discriminação de género. Porque infelizmente, ainda acontece.
Medidas/Formas de conciliação entre a carreira e a vida pessoal: implementação de políticas flexíveis de trabalho, licenças parentais remuneradas e outras medidas de apoio que possam equilibrar os desafios profissionais e as responsabilidades de todas as mulheres e mães.

Face a estes desafios, por que motivos a CONSULGAL é uma empresa especial para se trabalhar?
A CONSULGAL destaca-se como uma empresa especial para se trabalhar porque enfrenta os desafios da representação feminina na Engenharia de forma proativa e comprometida. Criando um ambiente inclusivo, promovendo a igualdade de oportunidades e apoia o desenvolvimento profissional de mulheres engenheiras, tornando-se uma organização atraente para talentos diversos que procuram um local de trabalho onde possam prosperar e contribuir para a evolução da profissão.