Uma Mulher Líder no setor dos Vinhos

A Enoport Wines é um dos maiores produtores de vinho portugueses oferecendo vinhos de qualidade e excelência de várias regiões de Portugal, de diferentes segmentos, premiados em vários concursos nacionais e internacionais. A Revista Pontos de Vista foi conhecer a mesma e esteve à conversa com Paula Faria, Diretora Executiva, que abordou um pouco mais do crescimento da Enoport Wines e do seu trajeto enquanto líder da marca. Conheça uma Líder que assume que a Enorport Wines irá continuar a inovar e a lançar novos produtos para o mercado.

368

A Enoport Wines é uma das maiores produtoras de vinho portugueses, que oferece vinhos de várias regiões de Portugal, de diferentes segmentos, premiados em vários concursos nacionais e internacionais. Enquanto Diretora Executiva desta marca de sucesso, como define a sua evolução ao longo dos anos?
A Enoport Wines, ao logo dos anos, tem passado por várias fases e restruturações, dado que surge da aquisição de várias empresas históricas no setor em Portugal. Mas diria que nos últimos seis/sete anos tem-se feito um caminho virtuoso, resultado de uma estratégia implementada e que resultou positivamente, colocando a marca num patamar consolidado de reconhecimento, prestígio e qualidade.

Além da sua presença no mercado nacional, o Grupo está presente em 42 países, tendo apresentado um forte crescimento nos mercados externos durante a última década. Que elementos destacam a Enoport Wines no mercado nacional e internacional? O que é que a diferencia?
Somos uma empresa bastante flexível que nos últimos anos tem apostado bastante na inovação, sendo que esta faz, cada vez mais, parte da nossa dinâmica e do nosso ADN, ou seja, promover esse sentido inovador, transformador e tecnológico em prol dos nossos produtos, refletindo na nossa capacidade de estarmos presentes no mercado e darmos respostas positivas às exigências do mesmo.

Certo é que, a marca, tem vindo a ser reconhecida pela qualidade excecional dos vinhos que produz, através de medalhas e distinções. O que é que prémios como o “Produtor Europeu do Ano”, o “Melhor Produtor Europeu de Vinhos Tranquilos” ou o “Produtor de Excelência”, significam para a Enoport Wines?
Os prémios representam o reconhecimento do trabalho efetuado por toda a equipa Enoport e dão-nos incentivo para continuar a melhorar o que fazemos hoje. Naturalmente que esses galardões nos deixam orgulhosos e ávidos de trabalhar mais e melhor em prol de continuarmos a conquistar estes reconhecimentos, pois pretendemos continuar no trilho do sucesso e estes prémios são o reflexo disso mesmo.

Como anteriormente mencionado, a Paula Faria é Diretora Executiva desta marca e, por isso, um dos rostos mais importantes da sua história. O que é que este facto significa para si?
Para mim significa uma responsabilidade enorme. sinto que é meu dever colocar a marca Enoport num patamar acima em termos de notoriedade, daquele do que estava anteriormente. Não é um trabalho que se faça de um dia para o outro, e, naturalmente, que exige uma dedicação e motivação enormes para continuar a elevar a marca a lugares cimeiros. Além disso, este trabalho é realizado em equipa, pois é fundamental que exista uma união, companheirismo e direção coletiva em prol de um desiderato comum e isso temos vindo a criar no seio da marca e tem-se revelado absolutamente essencial.

Atualmente, muito se fala de igualdade de género e de oportunidades. Contudo, a liderança de personalidades femininas nas organizações ainda não é, em muitos casos, uma realidade. Como observa esta questão, nomeadamente no mercado que integra?
No meu caso nunca senti qualquer tipo de descriminação, mas sinto que a liderança feminina ainda não é uma realidade na maioria das organizações. Ainda temos de fazer mais para chegarmos a esta plataforma de entendimento e de equilíbrio na promoção das oportunidades e na igualdade das mesmas. Apesar de ainda não estarmos no “ponto” ideal, acredito que paulatinamente este cenário se vá alterando para melhor, mas, como disse, ainda existe um caminho a percorrer.

A Enoport Wines é, de facto, uma marca de sucesso e conta com uma personalidade feminina na sua liderança, sendo por isso um exemplo no mercado. Em que medida a sua visão distinta, enquanto mulher e líder da mesma, contribuem para este reconhecimento?
O lugar que ocupo nada tem a ver com ter uma visão distinta por ser mulher, mas sim porque na empresa e ao longo dos anos ocupei funções distintas. Além disso, conheço a realidade da empresa, do setor e do mercado e esse conhecimento adquirido ao longo dos anos, que me é reconhecido, permite-me continuar a desempenhar um bom trabalho na minha atual função.

Do ponto de vista da atuação da Enoport Wines, que novidades a marca irá presentear o mercado a curto e médio prazo? Que passos serão dados?
Respeitando o atual ADN da empresa, continuaremos a inovar e a lançar novos produtos para o mercado. Esse será sempre o nosso sentido, ou seja, continuar na senda da promoção da marca Enoport Wines e continuar a elevar a mesma com inovação, com produtos novos e apelativos, com a aceitação do mercado aos mesmos, com um trabalho diário que tem como grande fito continuarmos a ser uma marca de referência neste setor.

Além da sua presença no mercado nacional, através da distribuidora Enoport – Distribuição de Bebidas, o Grupo está presente em 42 Países tendo apresentado um forte crescimento nos mercados externos durante a última década, nomeadamente em países como EUA, Canadá, Brasil, Angola, Alemanha, Reino Unido, França e China. World Wine – Comércio de Bebidas é a empresa do Grupo responsável pela expansão das suas marcas no mundo. No seguimento do seu processo de internacionalização, o Grupo adoptou a estratégia de criar distribuidoras locais: Enoang – Comércio de Bebidas – Angola, Prime Wines Trading Shanghai Corporation – China continental e Exclusive Selection Trading – Sul da China e continente Asiático. O Grupo Enoport United Wines pauta-se pelos mais rigorosos níveis de qualidade. A sua unidade de produção, Enoport – Produção de Bebidas, é certificada; rege-se pelo método HACCP e é certificada pela norma NP EN ISO 9001: 2001 e pela BRC GLOBAL STANDARD (Bristish Retail Consortium) no seu nível máximo. O Grupo Enoport United Wines tem vindo a ser reconhecido pela qualidade excepcional dos vinhos que produz. Em 2013, somaram 140 medalhas e distinções e nos últimos 3 anos este número ascendeu a 390. Outras distinções de reconhecido mérito são as que o reconheceram como:

  • “PRODUTOR EUROPEU DO ANO”, pelo Concurso Alemão, Mundusvini em 2012
  • “MELHOR PRODUTOR EUROPEU DE VINHOS TRANQUILOS”, pelo Concurso Alemão Berliner Wine Trophy, em 2011, 2012 e 2013
  • “PRODUTOR DE EXCELÊNCIA” pela Região de Vinhos do Tejo em 2011 e 2013