“A diversidade é um gerador da criatividade e do desenvolvimento”

A CONSULGAL, enquanto empresa portuguesa de prestação de serviços pluridisciplinares de consultoria de engenharia e gestão de empreendimentos e ambiente, é também um exemplo de uma Marca que promove, no seio da sua atividade, a igualdade de oportunidades. Nas linhas seguintes estão as perspetivas das Mulheres Engenheiras que integram esta equipa, que nos contam a sua experiência neste mercado.

428

Joana Delgado, Responsável pelo Sistema de Qualidade, Ambiente e Segurança

A Joana Delgado é Responsável pelo Sistema de Qualidade, Ambiente e Segurança da CONSULGAL. Até ao momento, que impacto é que esta empresa tem tido na sua vida profissional? O que é que lhe trouxe de positivo?
Sempre gostei da criatividade das artes, mas tinha afinidade pelas ciências exatas. Acabei por ingressar na engenharia sem saber concretamente o que isso representaria. No estágio da minha licenciatura integrei a área dos sistemas de gestão e acabei por tirar uma pós-graduação para fortalecer as minhas competências nesta matéria. A CONSULGAL acompanha-me desde essa fase e já lá vão 18 anos. Deu-me oportunidade de crescer profissionalmente, ganhar experiência nacional e internacional, conhecimento e desenvolver capacidades alcançando reconhecimento, respeito, desafios e oportunidades. Trouxe-me a sabedoria do equilíbrio entre a vida profissional, familiar e pessoal que por si só é um verdadeiro ato de engenharia e gestão.

A verdade é que, internamente, a CONSULGAL é uma marca que prioriza as competências humanas e a igualdade de oportunidades. Sabendo que a Engenharia é uma área que levanta desafios a esse nível, quão importante é que esta empresa de sucesso seja um exemplo de igualdade no mercado?
Uma empresa portuguesa de referência no sector da engenharia como a CONSULGAL tem a responsabilidade de ser um modelo de equidade porque é um contributo à sociedade e ao progresso do desenvolvimento sustentável.  Naturalmente os homens e as mulheres são diferentes e por isso a igualdade de oportunidades assim como a diversidade nas organizações traz vantagens a muitos níveis. As mulheres são organizadas, comprometidas, ambiciosas, focadas, determinadas, resilientes, dão mais atenção aos pormenores e à qualidade do trabalho e essas caraterísticas têm feito alcançar com mérito o seu lugar na engenharia. Considero que a igualdade de oportunidades não se retrata simplesmente no número de mulheres numa empresa, independentemente do tamanho ou setor. Vê-se no tratamento integro, equitativo e inclusivo, independentemente do género ou qualquer característica pessoal. No entanto, em particular no setor da engenharia, os cargos de liderança ainda são maioritariamente dos homens, mas é um paradigma que está a mudar. A meu ver, não é um obstáculo para uma carreira bem-sucedida o facto de ser mulher na área da engenharia.

Além disso, em que medida a igualdade de oportunidades tem levado a CONSULGAL às inovações mais diversas e às soluções mais criativas?
Face às novas exigências do mercado, a CONSULGAL está a focar-se na sua modernização, inovação, digitalização e sustentabilidade de forma a se diferenciar positivamente. Numa era em que a responsabilidade social das empresas desempenha um papel significativo, a implementação da igualdade de oportunidades promove a imagem da empresa como uma entidade inclusiva, progressiva e socialmente responsável. Um ambiente de trabalho em que as contribuições de todos são valorizadas e respeitadas, independentemente do seu género, impulsiona soluções inovadoras. É fundamental olhar de uma forma criativa para o que já existe e inovar, para prestar um serviço mais adaptado às necessidades atuais. A diversidade é um gerador da criatividade e do desenvolvimento.

Assim, quais foram os projetos e os fatores que se traduziram em oportunidades de crescimento para a CONSULGAL?
A CONSULGAL tem mais de 40 anos de experiência, com presença nacional e internacional que lhe tem permitido aceder a novos mercados e a crescer de forma consistente. Possui um Sistema de Gestão da Qualidade, Segurança e Ambiente certificado que lhe confere confiança e credibilidade aos clientes e sustentabilidade no sector. O crescimento da CONSULGAL é resultado de um número de fatores, mas acredito que o seu diferencial é entender as necessidades e expectativas das partes interessadas, priorizar a satisfação do Cliente prestando o melhor serviço com equipas diversificadas, experientes e qualificadas na área da consultoria de engenharia e gestão.