“Garantimos que os nossos Colaboradores estão felizes e comprometidos”

Qual a importância do Capital Humano no sucesso alcançado de determinada marca? Joaquim Candeias, Managing Director da Ferdinand Bilstein Portugal, abordou este, e outros pontos, e revelou como as Pessoas são um pilar essencial do grupo.

Data:

O bilstein group é uma das marcas mais prestigiadas a nível mundial, assentando este reconhecimento em mais de 175 anos de história. No sentido de contextualizar junto do nosso leitor, de que forma é que a marca tem vindo a crescer em Portugal e que mais-valias aporta ao mercado?
O bilstein group é, neste momento, líder de mercado, sendo uma das marcas mais influentes no aftermarket. Enquanto fornecedores e fabricantes, o bilstein group é um dos principais especialistas mundiais no aftermarket. Oferecemos soluções de reparação no setor automóvel para veículos ligeiros e comerciais. O bilstein group combina um elevado padrão de qualidade com um forte foco no cliente, através de parcerias e estratégias que garantem continuidade e segurança aos nossos clientes. As marcas de produto febi, SWAG e Blue Print, que se encontram ancoradas ao bilstein group, oferecem peças de reposição para todas as reparações necessárias. Os requisitos das oficinas são sempre tidos em consideração.

São diversas as razões que têm levado e elevado a marca a um patamar de excelência. E dois deles são a Inovação e as Pessoas. Falando para já no primeiro, de que forma é que o bilstein group tem vindo a consolidar e a apostar fortemente na inovação para assim fazer a diferença no mercado?
Marcamos a diferença na inovação através da pesquisa de novos produtos relativos a veículos com três meses de idade, garantindo aos nossos clientes e ao mercado que estamos sempre na linha da frente. Estes novos produtos são adicionados ao nosso catálogo partsfinder – uma plataforma inovadora que agrega as mais de 70 000 peças do bilstein group.
Além disso, orgulhamo-nos de oferecer ao mercado um desenvolvimento estratégico e inovador, através do qual é possível marcarmos a diferença perante todos os stakeholders com os quais nos encontramos envolvidos.

Existe ainda outro ponto onde o bilstein group sobressai, ou seja, ao nível da Sustentabilidade, um tema cada vez mais falado e abordado. De que forma é que são um verdadeiro exemplo nesta vertente e de que forma é que promovem ações e iniciativas em prol da Sustentabilidade?
O bilstein group sempre teve um forte foco em processos sustentáveis. Aqui, estão alguns exemplos de projetos que fazem parte do nosso caminho para a sustentabilidade:

  • Investimentos nas nossas infraestruturas, de acordo com normas de eficiência KfW, telhados verdes e medidas de modernização;
  • Processos eficientes de produção e logística que conservam recursos;
  • Investimentos em energia renováveis, como painéis fotovoltaicos, unidades combinadas de calor e potência e recuperação de energia, tanto a nível local como internacional;
  • Aquisição de eletricidade exclusivamente de fontes renováveis em todas as instalações na Alemanha;
  • Compensar as emissões inevitáveis, apoiando projetos amigos do ambiente.

Através destas medidas, alcançámos a neutralidade climática nas nossas instalações na Alemanha em 2022 para as emissões de CO2 sobre as quais a empresa tem controlo direto.

De que forma é que, para vocês, a sustentabilidade é muito mais do que reduzir a pegada de carbono de um produto?
A sustentabilidade é um conceito muito lato e não se encontra apenas ligado ao ambiente e à proteção climática. À medida que trabalhamos para nos tornarmos uma empresa mais sustentável, tentamos abranger todos os domínios deste tema. Do nosso ponto de vista, a sustentabilidade é composta por três componentes principais:
Economia – envolve a produção de produtos de elevada qualidade e duração que têm em consideração a proteção ambiental e a mobilidade acessível;
Ecologia – foco em processos e estruturas que conservam recursos tanto quanto possível;
Aspetos Sociais – concentram-se em salários e condições de trabalho adequados ao longo de toda a cadeia de distribuição.

O que tema que nos leva ao bilstein group, são as Pessoas e a capacidade de reter talentos e valorizar os recursos humanos presentes na marca. Primeiramente interessa conhecer como é que o bilstein group compreende a importância do seu Capital Humano no sucesso alcançado?
No bilstein group isto acontece de forma efetiva e aquilo que comunicamos é exatamente aquilo que acontece diariamente e isso inclui todas as ações de retenção de talentos e valorização de recursos humanos. Tudo isto é evidente através de inúmeras medidas que nos orgulhamos de implementar e de comunicar e que nos permitem dizer que o nosso capital humano apresenta elevados índices de motivação e envolvimento. Os nossos colaboradores são presenteados com oportunidades de carreira variadas com base na sua evolução e ambição, os colaboradores recém-chegados à empresa têm sempre direito a um salário no valor do ordenado mínimo + 10% e têm acesso a variadas ações tais como a oferta de uma massagem mensal e também a possibilidade de participação em workshops sobre variadas temáticas, entre outras. Na nossa ótica, e utilizando estes exemplos, tudo isto é um investimento que o bilstein group aplica para que possa contar com colaboradores felizes e motivados.

A retenção de talentos e a valorização dos Recursos Humanos são dois elementos cruciais para o sucesso de qualquer organização. Considera que o bilstein group, tem tido a capacidade de atrair, desenvolver e reter talentos qualificados? Quão importante é esta noção para a marca?
Sim, porque temos uma rotatividade muito baixa, o que é sem dúvida um dos melhores indicadores possíveis, uma vez que nos demonstra que as pessoas se sentem bem ao trabalharem aqui. A valorização e o reconhecimento constante das equipas têm sido um trabalho desenvolvido desde sempre e uma aposta ganha, na medida em que traz inúmeros benefícios internos e externos. E mais importante do que tudo isto, garantimos que os nossos colaboradores estão felizes e comprometidos com o seu vínculo ao bilstein group.

Qual diria que tem vindo a ser o impacto da satisfação dos Recursos Humanos e o seu bem-estar, nos resultados e posição atual do bilstein group no mercado? Em que é que este facto se reflete?
É difícil de quantificar porque a motivação dos recursos humanos nem sempre se reflete de forma inequívoca ou evidente na rentabilidade. Contudo, gostamos de acreditar que o posicionamento de mercado, cada vez mais influente, é fortemente conseguido pelo envolvimento, dedicação e motivação que as nossas equipas demonstram e aplicam diariamente no seu trabalho.

Sentem que hoje são uma empresa atraente para as vossas Pessoas e para aquelas que olham para a marca como uma empresa onde gostava de figurar?
Garantidamente que sim!

Sente que hoje começamos a dar maior atenção ao Capital Humano das Organizações e a criar melhores condições para que se consiga reter os elementos mais valiosos das marcas?
Sim, sem dúvida e isso é muito evidente em várias empresas. Tudo é devidamente analisado e não se torna difícil de compreender que quanto mais atenção e dedicação for dada ao Capital Humano, mais frutos a empresa vai colher. Tudo isso se vai refletir em resultados, motivação, felicidade organizacional, ambiente laboral saudável, valorização entre muitos outros indicadores.

A terminar, que mensagem lhe aprazaria deixar às Pessoas do bilstein group?
Que não se esqueçam nunca da mensagem transmitida inicialmente por mim – que sejam sempre honestos consigo próprios porque isso vai trazer resultados positivos, tanto a nível pessoal como a nível profissional! Esta é a mensagem que partilho com todos os colaboradores no momento de assinatura de contrato.

Quais são os principais desafios e novidade que podemos esperar da marca para 2023?
O maior desafio continua a ser o crescimento que vamos registar novamente, na ordem dos dois dígitos, fruto de investimentos e estratégias, o que nos deixa a todos bastante orgulhosos dos objetivos alcançados. Além disso, apostamos continuamente no desenvolvimento e no crescimento de novas soluções, trabalhando para que as mesmas representem um impacto positivo no mercado. Isto faz com que os nossos clientes solidifiquem as certezas de continuidade e saibam que caminhar com o bilstein group é caminhar em direção ao sucesso.
Por fim, continuaremos na crista da onda com novos negócios e novas conquistas, garantindo sempre a aposta na pesquisa e desenvolvimentos de novos produtos trazendo sempre novidades ao mercado.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 131

Popular

Mais Artigos deste tipo

CARRIS e SIBS disponibilizam pagamento com MB WAY

A partir de hoje, viajar na CARRIS é ainda...

Workshop “Plano Nacional de Prospeção no âmbito do CRM Act”

No âmbito da recente aprovação, pela Comissão Europeia, do...

Setor da aviação considerado um dos mais atrativos para trabalhar em Portugal

A Randstad lançou mais uma edição do estudo Randstad...