“A Tecnologia desempenha um papel fundamental na área da Saúde”

Em entrevista à Revista Pontos de Vista, José Manuel Oliveira, CEO da Decunify, empresa que vai completar agora 23 anos de atividade, abordou não só as conquistas somadas ao longo deste trajeto de mais de duas décadas, como a relação e as mais-valias que existem, atualmente, entre o digital e a saúde. Saiba tudo.

758

Desde o primeiro dia que a Decunify tem como visão assumir um papel de liderança entre as empresas portuguesas de raiz tecnológica. Passado (quase) 23 anos de atividade, como analisa esta história de sucesso?
O percurso positivo da Decunify deve-se à dedicação, inovação constante e compromisso com a satisfação dos clientes. Adaptando-se às constantes mudanças do mercado, a nossa empresa oferece soluções relevantes e de qualidade, conquistando a confiança dos nossos clientes e impulsionando o crescimento sustentável.

Certo é que, a Decunify, serve os clientes mais exigentes com projetos à medida, utilizando tecnologias e serviços inovadores. Para melhor entender, que serviços técnicos qualificados e ferramentas avançadas a empresa apresenta no mercado, de forma a otimizar o negócio dos clientes?
A Decunify é uma empresa 100% portuguesa, que conta com mais de 100 profissionais e um portfólio abrangente de soluções na área das tecnologias de informação e comunicação. Soluções únicas e personalizadas, para entidades, empresas e indústrias de todas as áreas de atividade, desenvolvidas à medida das organizações, para dar resposta às diferentes necessidades de cada setor.
Estamos ao lado dos nossos clientes, com uma vasta experiência tecnológica, adquirida ao longo dos quase 23 anos de existência, ajudando a transformar e a atingir os seus objetivos de negócio, através da tecnologia.

Desde 2000 que a Great Place to Work distingue as empresas Melhores Lugares para Trabalhar em Portugal, através de uma auditoria das políticas e práticas de gestão de pessoas das empresas participantes – e a Decunify foi, em 10º lugar, distinguida com este prémio. O que é que o mesmo significa para a marca?
Ser distinguida pela Great Place to Work é um reconhecimento de excelência das nossas práticas de gestão e do nosso ambiente de trabalho. Significa que oferecemos um ambiente positivo e colaborativo, onde os colaboradores se sentem valorizados, comprometidos e motivados. Esta distinção beneficia a empresa como um todo.
Além disso, a Decunify não é só especial pelo mencionado – também afirma que é essencial adotar soluções sustentáveis na operação TI de qualquer organização, para ir de encontro aos atuais estilos de vida digitais. Assim, que papel tem tido a sustentabilidade no caminho da empresa? Que iniciativas têm vindo a ser adotadas?
A Decunify tem um compromisso sólido com a sustentabilidade. Temos várias iniciativas a esse nível, enumeramos algumas:
Já iniciámos a renovação da nossa frota automóvel empresarial para híbrida e elétrica e apostamos em infraestruturas de carregamento elétrico nas nossas instalações da Maia e de Queijas.
Temos, em fase final de aquisição, a instalação de painéis solares, nas instalações da empresa, uma forma de autossuficiência energética que pode resultar em economia de custos significativa a longo prazo.
Promovemos uma cultura de responsabilidade ambiental e sustentabilidade entre os colaboradores.
Desenvolvemos soluções tecnológicas que ajudam outras empresas (nossos clientes) a serem mais sustentáveis.
Escolhermos fornecedores que compartilhem os mesmos valores de sustentabilidade e ética.
Em resumo, a sustentabilidade desempenha um papel crucial nas operações de TI, influenciando desde os produtos e serviços até a cultura organizacional. Consideramos que as empresas que adotam práticas sustentáveis não atendem apenas às exigências do mercado atual, mas também contribuem para um futuro mais limpo e sustentável.

Sabemos que a tecnologia tem feito muito, por muitos setores de atividade, nomeadamente pelo da saúde. Considera que o Digital e a Saúde devem ser dois termos encarados como uma potencialidade conjunta? O que fomenta esta ideia e o que é que a Decunify tem feito neste sentido?
A Tecnologia desempenha um papel fundamental na área da saúde, e a sua importância está cada vez mais evidente à medida que a indústria se torna mais orientada para dados e digital.
A inovação tecnológica na saúde além de melhorar a qualidade dos cuidados de saúde, também torna o sistema mais eficiente, acessível e capaz de enfrentar desafios globais.
A Decunify tem vindo a desenvolver e apostar em tecnologia que permite validar esta comunhão, atuando em diversas áreas como:
Gestão e Manutenção de Data Centers (DC), fundamental para garantir a eficiência, segurança e qualidade dos cuidados de saúde, bem como cumprir as regulamentações de privacidade e segurança de dados. Os DC desempenham um papel crítico na gestão de informações médicas e na prestação de serviços de saúde de alta qualidade.
A transmissão de cirurgias ao vivo, para fins educacionais ou de treino médico, é uma prática que pode ser valiosa para a formação de profissionais de saúde. No entanto, realizar transmissões ao vivo de cirurgias exige tecnologia adequada, como equipamentos de gravação de alta qualidade e uma infraestrutura de transmissão estável para garantir que os espectadores possam ver e entender a cirurgia de maneira clara.
A solução de Voicebot de última geração que combina tecnologia de reconhecimento de voz avançada e inteligência artificial. Trata-se de um assistente virtual que utiliza a voz como meio de interação. Consegue entender a linguagem usada pelos utilizadores, compreende a sua intenção e dá-lhes uma resposta imediata.
A desmaterialização de assinaturas e consentimentos informados de exames/cirurgias refere-se à prática de substituir assinaturas em papel e consentimentos físicos por versões eletrónicas ou digitais, tendo vários benefícios, incluindo a redução do uso de papel, maior eficiência, menor custo e facilidade de armazenamento e recuperação de documentos. Ainda no âmbito da desmaterialização, a considerar a dispensa de medicação, integrada dos processos de farmácia de ambulatório, permite a dispensa controlada e segura de medicamentos na farmácia comunitária mais próxima do utente.

2023 foi um ano repleto de oportunidades para a Decunify, tendo sido, por isso, um dos melhores na sua jornada de quase 23 anos. Que retrospetiva faz destes últimos meses que passaram?
É uma mistura entre a comemoração de conquistas, a análise crítica dos desafios encontrados e o planeamento estratégico para o futuro. Isso ajuda-nos a manter a nossa empresa ágil e orientada para o sucesso contínuo.

O que é que ainda está por vir? Que ambições gostaria de ver concretizadas pela Decunify a curto e médio prazo?
A Decunify manterá o seu foco constante na inovação, desenvolvendo sempre soluções com abordagens de vanguarda para resolver os problemas dos nossos clientes. Estaremos sempre alinhados com as tendências emergentes do setor, como a inteligência artificial e a cibersegurança, entre outras.