“A CMA é hoje uma organização com cobertura nacional e reconhecimento internacional”

Em conversa com Carla Monteiro, Partner da CMA – Carla Monteiro & Associados, mergulhámos na fascinante jornada da empresa no universo do Direito. Desde a sua conceção, a mesma tem sido um farol de excelência jurídica, ao destacar a sua abordagem proativa e capacidade de superar desafios com criatividade. As linhas seguintes não refletem apenas a evolução da história da CMA, mas também esboçam as perspetivas para 2024. Saiba tudo.

784

Comecemos por falar sobre a história da Carla Monteiro. Sabemos que conta, atualmente, com quase 20 anos de experiência profissional, tendo sido nomeada pelos seus pares em novembro do ano passado como Presidente do Conselho de Deontologia e Disciplina da Ordem dos Advogados de Cabo Verde. Com que sentimento encara estes anos que passaram até ao dia de hoje?
É uma satisfação muito grande sentir o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido durante estas duas décadas. Sempre encarei a minha profissão com muita responsabilidade e até como parte da minha essência. No meu ponto de vista, a Advocacia é uma profissão de aprendizagem constante, tanto pelas alterações legislativas frequentes como pela evolução dos enquadramentos e a dinâmica da própria sociedade. Assim, com muita humildade, invisto na minha formação contínua em prol de um melhor serviço aos meus clientes.

Sendo licenciada em Direito – e com inúmeros anos de experiência mais especificamente em Direito Comercial, Direito Imobiliário e Turístico, Direito Laboral, Direito Fiscal, Direito Municipal, do Ordenamento do Território, do Urbanismo e Direito Administrativo – o que é que mais gosta nesta sua atividade?
Independentemente da área de Direito que me dedique em cada processo, o que mais gosto é ajudar as pessoas. Ser útil na resolução de problemas ou de situações legais, sendo eles simples ou complexos, é o meu objetivo final. A escolha pelas áreas de especialização foi natural tendo em conta os interesses presentes nas ilhas onde atuamos e demanda do escritório, pelo que encaramos qualquer processo com a mesma determinação, seriedade e compromisso. A CMA está organizada em departamentos com advogados especializados em cada área para uma mais eficiente assistência aos nossos clientes. As nossas principais áreas de atuação são: direito imobiliário, empreendimentos e construção; direito laboral e da segurança social; direito societário; direito tributário; contencioso geral e arbitragem; direito dos seguros; direito da família e sucessões; recuperação de empresas e insolvência; administrativo e contratação pública; e propriedade intelectual e espetáculos.

Certo é que, em outubro de 2008, nasceu o Gabinete de Advocacia Carla Monteiro – Advogados. Com que objetivo decidiu criar uma marca sua e enveredar pelo mundo do empreendedorismo? Ter uma empresa com a sua identidade, era um sonho antigo?
Em 2008, o Gabinete nasceu de uma parceria com a Dra. Alexandra Pereira, advogada que já exercia a advocacia na área do imobiliário e empreendimentos turísticos há mais de 25 anos. A nossa primeira aposta, que permanece até os dias de hoje, foi na área do imobiliário e do turismo devido ao regime jurídico bastante atrativo ao investimento externo existente em Cabo Verde. Estão previstos vários benefícios fiscais e aduaneiros bem como incentivos de várias ordens para quem queira investir em Cabo Verde, tanto nas áreas do turismo, saúde e indústria. Posso dizer que Cabo Verde é um País aberto ao investimento, pois há incentivos tanto para os estrangeiros como para os nacionais, desde emigrantes a privados residentes. Assim, paulatinamente fomos crescendo com a contratação de novos colegas, tendo a marca CMA sedimentado naturalmente no mercado com a satisfação dos clientes e recomendação dos nossos serviços. O meu sonho sempre foi ser uma profissional respeitada, mas inicialmente não imaginava atingir a dimensão atual da CMA, que conta com oito advogados, um advogado estagiário e uma equipa de administrativos e financeiros. Orgulha-me ver um pouco de mim em cada Advogado da CMA, pois na verdade somos uma família e se nota a identidade plasmada na marca.

Em 2011 desenvolveram-se parcerias com dimensão internacional, consolidadas em 2015, originando a constituição da sociedade CMA – Carla Monteiro & Associados, Sociedade de Advogados, RL. Quão significativo foi este passo?
De origem a maioria dos nossos clientes eram investidores estrangeiros, daí sentir a necessidade de estabelecer parcerias internacionais com advogados em vários países do mundo por forma a dar uma cobertura mais completa aos interesses da nossa clientela. Estas parcerias permitiram-nos ter uma melhor perspetiva do direito comparado, bem como aumentar o nosso networking para uma mais eficiente resposta às demandas com conexão no estrangeiro.

Hoje, passado 15 anos da marca inicial Carla Monteiro – Advogados e oito anos da CMA – Carla Monteiro & Associados, quem é hoje esta sua empresa? Como a define?
A CMA é hoje uma organização com cobertura nacional e reconhecimento internacional. Em outubro passado, comemorámos 15 anos de existência e aproveito para agradecer a toda a minha equipa pelo compromisso assumido durante todos estes anos em prol do interesse e satisfação do cliente. Como empresa, a CMA também cumpre com a sua responsabilidade social, atribuindo uma bolsa de estudo a um estudante de direito em cada ano letivo, e desportiva, com o patrocínio de equipas desportivas ou atletas individuais.

Desde o primeiro dia que a CMA – Carla Monteiro & Associados tem vindo a construir uma equipa, com um processo de contratação rigoroso, “visando apenas os melhores, pessoas com caráter e mentes brilhantes que se possam qualificar”, tal como afirma. O que é que esta abordagem de seleção tem permitido?
Uma seleção criteriosa é o primeiro passo para a formação de uma equipa competente e dedicada. Contudo, não é suficiente. Após a integração dos advogados, há que se encaixar no perfil da CMA, com o respeito pelos princípios e valores pré-definidos (tais como, a ética, o empenho, a dedicação, a fidelização e a excelência no trabalho) bem como há que seguir um programa de formação contínua.

A verdade é que, a equipa que integra esta empresa em expansão, é composta por um grupo de advogados competentes, inteligentes, motivados e íntegros. Por um lado, o que é que esta equipa tem feito pela história da marca e, por outro, o que é que a marca tem feito pelas suas pessoas?
A CMA não existiria sem a sua equipa, composta pelos advogados e pelos administrativos. O segredo do sucesso de qualquer empresa é a qualidade e dedicação dos recursos humanos, ou seja, as pessoas que defendem o seu nome e sua marca. A solidariedade e o companheirismo que une a equipa da CMA permite com que esta ultrapasse os desafios e atinja os propósitos a que se propõe. Em contrapartida a CMA cuida da sua equipa para que esteja sempre motivada, com uma tabela salarial adequada e atribuição de regalias que contribuem para o seu bem-estar e da sua família, para além de proporcionar momentos de “team building” para uma sinergia coletiva.

Falando mais aprofundadamente dos objetivos que a CMA – Carla Monteiro & Associados assume, um deles é a obtenção do reconhecimento pelos seus clientes, do elevado grau de profissionalismo expresso no trabalho desenvolvido. É legitimo afirmar que esta missão já é bem-sucedida? O que é que a empresa tem vindo a perpetuar neste sentido?
Não é possível satisfazer sempre a todos os clientes, pois há vários fatores externos que influenciam o resultado do nosso trabalho. Contudo, podemos dizer que o saldo é positivo e temos tido um bom feedback dos clientes quanto ao grau de satisfação. Mesmo que o resultado obtido não seja o esperado pelo cliente, esforçamos para que a sua experiência com a CMA seja boa, investindo no bom trato, na minimização dos resultados negativos com a apresentação de alternativas e no acompanhamento próximo dos processos com o cliente.

Sabemos que o mundo da advocacia é altamente competitivo – e é, por isso, necessário que as marcas e sociedades tenham uma atitude diferenciadora. Quais são os pontos mais fortes e distintos da CMA – Carla Monteiro & Associados?
A CMA aposta na especialização da sua equipa por forma a dar uma eficaz cobertura nas diversas áreas a que se dedica, o que faz em vários idiomas para maior comodidade dos seus clientes. Destaco ainda a disponibilidade de toda a equipa para dar a assistência solicitada pelo cliente a qualquer hora. Por último, aponto a construção e manutenção da relação de confiança com os nossos clientes como um ponto forte para a fidelização do cliente.

Devido às constantes mudanças do mundo, existem diversos desafios que os setores enfrentam atualmente. No âmbito da advocacia, e mais concretamente nas áreas onde a CMA – Carla Monteiro & Associados atua, quais diria que são os grandes desafios impostos pelo mercado?
Considero como maiores desafios a atualização legislativa, pela adequação das leis às novas realidades, e a confiança dos clientes na sua correta aplicação pelas autoridades públicas competentes. No entanto, destaco, sem dúvida, como maior desafio na advocacia a morosidade da justiça que ainda está muito presente nas principais comarcas do País. Uma justiça mais célere previne o incumprimento, incentiva a transação e penaliza os infratores. Quando a justiça é lenta há um sentimento de revolta e descrédito no sistema jurídico que afeta a economia e o mundo dos negócios.

No que concerne, por exemplo, às tecnologias emergentes, considera que o Direito tem sabido abraçar este desafio? De que forma a CMA – Carla Monteiro & Associados tem inovado os seus processos?
Em termos das novas tecnologias, muito se tem discutido sobre a aplicação da inteligência artificial (IA) ao direito. Em algumas áreas do direito a automatização pode funcionar. A IA é uma tecnologia que permite a sistemas e máquinas simularem o pensamento humano, mas nunca substituirá um advogado, pois a empatia e conexão com o cliente será sempre o fator diferenciador. Entendo que o advogado deverá usar as novas tecnologias como apoio administrativo para lhe permitir prestar um serviço mais célere e eficaz, diminuindo a margem de erro principalmente em tarefas repetitivas. A CMA desde cedo apostou na digitalização dos processos, arquivo dos documentos na Cloud e aquisição de um software de gestão de processos para um melhor controlo destes, mais rápida resposta ao cliente sobre a atualização dos seus assuntos bem como acesso remoto aos documentos em qualquer lugar. Para além disso, eventualmente em algumas áreas, poder-se-á aderir à IA para breves consultas online, como por exemplo no website de um escritório de advogados, sujeitos a desenvolvimentos com consultas presenciais com um advogado.

Contudo, das adversidades surgem, quase sempre, as oportunidades. Assim, que oportunidades têm emergido no mercado, dando o impulso necessário para que as marcas possam crescer?
As calamidades, económicas, sociais e naturais, que o mundo tem enfrentado nos últimos quatro anos, não obstante as dificuldades daí advenientes, também criaram oportunidades de negócio em Cabo Verde, tais como o aumento dos nómadas digitais com o desenvolvimento da economia local; e uma maior procura de investimento estrangeiro potenciado pela segurança existente no País, pela sua localização estratégica e pelos incentivos e benefícios previstos no seu ordenamento jurídico.

Face a todas as matérias mencionadas, facilmente compreendemos que a Carla Monteiro é uma Mulher de sonhos (cumpridos). O que é que lhe falta ainda realizar, seja a nível pessoal como profissional?
Há um ditado que diz “Nem só de sonhos vive o Homem”. Porém, eu defendo que o Homem deve viver de sonhos. Ainda tenho muitos mais sonhos por concretizar, tanto a nível pessoal como profissional. Eu transformo os meus sonhos em objetivos e traço estratégias para os cumprir. Se fracassar em algum deles, redesenho-o e tento de novo. Um (cliente) sábio disse-me um dia: “Nunca desista! Sempre persista!”

No que respeita à CMA – Carla Monteiro & Associados, que novidades o ano de 2024 trará à marca? Que objetivos foram traçados para os próximos, novos, 12 meses?
Tenho sido sempre muito cautelosa com o crescimento, porém há a necessidade de acompanhar os nossos clientes para dar cobertura às suas necessidades. Nesta senda, a CMA tem dois grandes objetivos para 2024: mudança da sede para um novo escritório na ilha do Sal e abertura de um escritório na capital, Cidade da Praia, ilha de Santiago, ficando com escritórios nas ilhas do Sal, Boa Vista e Santiago. A nova sede terá uma maior dimensão, com um design inovador e pouco tradicional dos escritórios de advocacia, mas acolhedor e com um potencial diversificado – teremos um espaço de trabalho dedicado aos nossos clientes não residentes.

Que mensagem de fim de ano gostaria de deixar à equipa, clientes e parceiros da CMA – Carla Monteiro & Associados?
Desejo a todos boas festas e que seja um período de reflexão para agradecer o que de bom vos aconteceu neste ano de 2023 e que a perspetiva de um novo ano vos inspire a sonhar e acreditar num ano de 2024 repleto de sucessos, alegria, paz e muita saúde. Diz-se que “O futuro é um livro em branco e cada um de nós tem nas mãos a caneta para o escrever”. Eu acrescentaria que o futuro começa hoje, por isso agir, em vez de esperar que as coisas aconteçam, é o meu conselho. Feliz 2024!