«A Mulher sonha, a Obra nasce» – a excelência na saúde oral

Já dizia Fernando Pessoa, «Deus quer, o Homem sonha, a obra nasce». Mas no caso que vamos demonstrar nestas páginas, a única coisa que muda é o género. “Deus quer, a Mulher sonha, a obra nasce". Porque fizemos esta pequena alteração a uma das frases de um dos mais importantes poetas da língua portuguesa? Porque falamos de Raquel Zita Gomes, uma Mulher de garra, determinação, perseverança e que olha para cada desafio sem receios e com vontade de os ultrapassar e concretizar.

122

E foi isso mesmo que a nossa interlocutora, Raquel Zita Gomes, CEO da Raquel Zita Dental Clinic, conseguiu recentemente, ou seja, finalmente alcançou aquele que era um dos seus sonhos, numa carreira de mais de duas décadas, mais concretamente de 21 anos, que foi edificar um novo espaço no Campo Alegre, no Porto, que contou com uma cerimónia de inauguração no passado dia 2 de dezembro, e que foi um verdadeiro momento de emoção, felicidade e alegria para a nossa interlocutora. “Foi um dia maravilhoso, rodeada de familiares, amigos e colaboradores, ou seja, pessoas que me dizem bastante e que também me ajudaram a chegar a este patamar. Neste evento quis seguir a mesma linha que sigo com os meus pacientes, ou seja, de proximidade e cumplicidade, até porque o grande desiderato era dar a conhecer o novo espaço, explicar a filosofia e a ideia que tenho para o mesmo, até porque será um espaço que irá conciliar a vertente clínica de medicina dentária nas mais diversas áreas, mas também terá alocada um centro de formação, algo que em Portugal é raro ver-se e, também por aí, se nota o esforço e a dedicação que tive de ter para construir algo desta magnitude e importância”, esclarece a nossa entrevistada, que hoje se considera uma Mulher muito feliz, tanto a nível pessoal como profissional, “pois parece que agora as peças do puzzle que estou a construir estão a encaixar na perfeição”.

Nova Dental Clinic Campo Alegre – um formato inovador e pioneiro

O sucesso não é algo estranho à nossa entrevistada, bem pelo contrário, até porque e para citar somente um, em 2020, integrou a lista dos 100 Melhores Médicos em Medicina Dentária do Mundo 2020 (World’s Top 100 Doctors in Dentistry), elaborada pelo Global Summits Institute, reconhecimento que destina a profissionais que se tenham destacado pelos serviços prestados e pelo contributo para o desenvolvimento da medicina dentária a nível mundial. Por isso, poucas dúvidas existirão do êxito deste novo espaço de Raquel Zita Gomes.

Mas porquê a aposta em conciliar no mesmo espaço a prática clínica em medicina dentária nos diversos segmentos e a formação? Sendo a nossa interlocutora uma apaixonada pela educação, basta ver que foi a melhor aluna que saiu da Faculdade de Medicina Dentária do Porto, com 17 valores em 20, a mesma sempre quis sobressair e dar mais de si à Medicina Dentária e para isso trabalhou incessantemente em busca de mais conhecimentos e know-how. “Fui muito insistente, estudei muito, fiz muitas formações, como uma pós graduação a nível internacional, especialização na Faculdade de Medicina Dentária em Implantologia, Mestrado e Doutoramento, fiz a especialidades de cirurgia oral pela Ordem dos Médicos Dentistas e comecei a dar formação a nível internacional há uma década, porque, infelizmente, o mercado em Portugal é bastante fechado, principalmente para uma mulher na área da cirurgia, o que me levou a dar esse passo a nível internacional, primeiro com coisas pequenas, mas que com o tempo foram crescendo e neste momento já palestrei em mais de 35 países e comecei a criar o meu nome a nível internacional. Neste momento, estou a ser mais requisitada a nível nacional, o que demonstra que o meu percurso internacional está a ter o seu impacto. Assim, o objetivo da Academia de Formação no novo espaço passa por trazer colegas de fora para a Academia”, esclarece, sem esquecer que a vertente da formação, estará sempre associada à parte clínica, “pois sou clínica, mais vocacionada para a Cirurgia Oral e Implantologia, e assim decidi que o sonho era concretizável, ou seja, ter uma equipa altamente especializada, sempre sobre a minha orientação, nas mais diversas áreas de especialidade e também promover conhecimentos e know-how a um mercado mais internacional”, revela Raquel Zita Gomes.

Saúde Oral de Excelência no mesmo espaço

A terminar, a nossa entrevistada convida todos os leitores a visitar o novo espaço, na Rua do Campo Alegre, 1340, pois aqui poderão encontrar um serviço de qualidade e excelência, assegurando que este formato não é muito habitual em Portugal, ao contrário de outros países congéneres onde é praticamente norma. “O Médico Dentista não é generalista e assim pretendemos edificar essa equipa altamente especializada em várias áreas da Medicina Dentária, porque tal como sou especialista em Implantologia, tenho outros colegas que são especialistas em outras áreas da saúde dentária e assim os pacientes podem obter qualquer tratamento relacionado com a sua Saúde Oral, num mesmo espaço e com toda a confiança que estão nas mãos de Profissionais Especializados, Qualificados e Competentes”, conclui Raquel Zita Gomes, CEO da Raquel Zita Dental Clinic, agora no Campo Alegre.