Equilíbrio e Transformação: A Arte de Sofia Lobo Cera

No universo onde a precisão técnica da Engenharia encontra a arte milenar do Feng Shui, Sofia Lobo Cera emerge como uma inspiração. Com uma formação sólida em Engenharia Química – Ramo Ambiente e Qualidade, transcendeu as fronteiras convencionais ao tornar-se Consultora Profissional e Mestre de Feng Shui e a fazer por si (e pelos outros) a materialização da felicidade. Em conversa, a própria, deu-nos a sua perspetiva sobre a importância da Norma Portuguesa 4590 – Sistema de Gestão do Bem-Estar e Felicidade Organizacional e levantou o véu daquele que é o seu projeto mais recente: o livro “Casa Organizada, Vida Equilibrada”.

70

Sofia Lobo Cera, uma profissional multifacetada, originária da área da Engenharia Química – Ramo Qualidade e Ambiente, destaca-se não só pelas suas skills técnicas, mas também (e sobretudo) pela sua expertise como Consultora Profissional e Mestre de Feng Shui, uma arte milenar que procura promover o equilíbrio e a harmonia nos espaços.

Ao longo do seu percurso, aprendeu a articular os conceitos técnicos da Engenharia com os princípios mais holísticos do Feng Shui, promovendo, assim, uma abordagem única e integrada para o bem-estar e felicidade das casas e empresas que se cruzam no seu caminho – e é por esse motivo que a própria reconhece a importância de ir além dos aspetos técnicos ao considerar a Norma Portuguesa 4590 – Sistema de Gestão do Bem-Estar e Felicidade Organizacional.

Esta Norma, recentemente publicada, representa um marco significativo no âmbito das práticas de gestão de recursos humanos em Portugal, uma vez que foi aprovada com o objetivo claro de proporcionar às organizações uma referência estruturada para a implementação de políticas, programas e uma cultura direcionada para o bem-estar e felicidade dos colaboradores. Visa ir além das métricas tradicionais de desempenho, centrando-se na saúde física e mental dos membros das equipas. A mesma é, para Sofia Lobo Cera, um sonho fomentado desde que teve a sua primeira experiência de trabalho e, hoje, finalmente concretizado.

“A minha jornada profissional, marcada por experiências em diversas empresas, permitiu-me testemunhar a realidade complexa e muitas vezes desafiadora do ambiente empresarial. O conhecimento sobre esta dinâmica social interna das organizações levou-me a sonhar com uma transformação positiva desse cenário. Acredito que esta Norma ofereça às empresas a possibilidade de despertarem para uma nova consciência, onde o bem-estar dos colaboradores se torna uma prioridade essencial. Não é um conjunto de diretrizes, é a promessa de uma transformação profunda na mentalidade das organizações, que incentiva a promoção das dimensões sociais e humanas dentro do ambiente de trabalho”, destaca Sofia Lobo Cera.

Uma filosofia de gestão que transcende os limites tradicionais

Através da publicação da Norma Portuguesa 4590, a Consultora Profissional e Mestre de Feng Shui deu-nos uma perspetiva sobre a possibilidade de transformação em ambientes profissionais e destaca a importância de conhecer as expetativas das pessoas, de criar um clima de proximidade, de confiança e reconhecimento. Com uma vasta experiência, tanto em consultas de Feng Shui para particulares como para empresas, a mesma partilhou insights valiosos sobre a interconexão entre o mundo profissional e as dimensões mais pessoais da vida.

Contudo, também realça um requisito crucial para que esta mudança seja, efetivamente, possível: a necessidade de gestões de topo com um mindset aberto e desperto. A mesma defende, também, que “os Consultores que orientam estes processos devem ser pessoas dentro da empresa, imparciais e com uma mente evoluída”. Essa abordagem alinha-se com as práticas do Feng Shui que, segundo Sofia Lobo Cera, estão intrinsecamente ligadas à expansão da consciência e da mente.

“Quando as pessoas estão num ambiente que lhes transmite segurança e alegria, são mais felizes e mais produtivas, assim como quando estão num ambiente que lhes dá um conforto que pode ir de algo tão básico como a luminosidade e a temperatura. Temos de nos lembrar que as empresas são feitas de pessoas e quando estão bem nos seus locais de trabalho, quem vai ganhar mais, essencialmente, são as organizações”, afirma a nossa interlocutora.

É, por isso, importante e necessário um ambiente de trabalho centrado no bem-estar, conforto e segurança uma vez que este promove não só a felicidade dos colaboradores, mas também gera um ciclo virtuoso que contribui para a produtividade e o sucesso duradouro da empresa, tal como defende o Feng Shui.

A precisão técnica da Engenharia e a arte milenar do Feng Shui

A convergência entre a Engenharia e o Feng Shui pode, hoje em dia, representar um desafio fascinante no contexto empresarial contemporâneo. Sofia Lobo Cera, profissional experiente em ambas as áreas, realçou alguns dos obstáculos enfrentados ao conciliar estes mundos aparentemente divergentes – mas, no fundo, tão semelhantes.

Neste contexto surgem, também, questões sobre a realidade de colocar Normas em prática, como a de Bem-Estar e Felicidade Organizacional, bem como a aceitação das mesmas no cenário empresarial. A resistência encontrada, muitas vezes enraizada em ceticismo e falta de compreensão, destaca a necessidade de superar barreiras para criar ambientes de trabalho mais equilibrados e produtivos.

A nossa entrevistada aponta, ainda, uma lacuna entre a retórica da responsabilidade social e a prática efetiva, observando que muitas empresas adotam tais abordagens mais como uma formalidade do que com um compromisso genuíno.

Para superar essas barreiras, a própria afirma que “é importante demonstrar casos de sucesso e histórias inspiradoras. No Feng Shui, é possível destacar elementos tangíveis que farão toda a diferença no final do dia, como a disposição dos colaboradores, decoração, luminosidade e até a orientação das secretárias – tudo isto impacta diretamente o bem-estar e a produtividade. A verdade é que, quando as empresas me procuram, os seus gestores já estão despertos para a necessidade de mudança, mas outras apenas procuram orientação quando as dificuldades já são evidentes. Seria importante despertarem para a importância do equilíbrio energético no ambiente de trabalho antes que os desafios se instalem”.

Ao mencionar a entrada num novo período chamado “Período 9”, Sofia Lobo Cera alerta para a necessidade urgente de evolução pessoal e empresarial. Ressalta, ainda, que este período de 20 anos, iniciado em 2024, oferece duas opções: evoluir ou ficar para trás. Esta visão energética destaca a crescente prevalência de questões de saúde mental e sugere uma desconexão crescente com a evolução energética necessária. Segundo a Consultora Profissional e Mestre de Feng Shui, “temos de acompanhar as necessidades energéticas num mundo em constante mudança”.

O novo livro: “Casa Organizada, Vida Equilibrada”

No passado dia 24 de janeiro, Sofia Lobo Cera, lançou o seu segundo livro, intitulado por “Casa Organizada, Vida Equilibrada”. Este é, para si, uma grande conquista profissional.

Este livro, cuidadosamente concebido pela nossa entrevistada, não é apenas uma obra – é uma experiência de vida antes e depois da leitura. Desenhado para ser altamente transformador, este «guia» promete ensinar o leitor a alinhar pensamento, sentimento e ação, com práticas tanto a nível pessoal como empresarial.

A autora parte do reconhecimento comum – e que muitas vezes lhe chega – de que algumas pessoas sabem o que não querem para si, mas têm dificuldade em identificar e materializar os seus verdadeiros sonhos. O livro começa por abordar esta questão, orientando os leitores na criação e concretização dos seus objetivos mais profundos.

Ao longo dos seus capítulos, “Casa Organizada, Vida Equilibrada”, desdobra-se numa jornada de 12 meses, cada um dedicado a explorar a energia das diferentes estações. Nestas linhas transformadoras, são partilhados os segredos de como a energia flui e se sintoniza e é explorado o tema da felicidade e de onde é que ela verdadeiramente provém.

Quando questionada sobre a sua motivação para desenvolver este projeto enriquecedor, Sofia Lobo Cera não hesita em afirmar que é “transformar vidas”. É fomentado pelo seu sonho grandioso de transformação da sociedade, onde não existe apenas a prosperidade material como indicador de sucesso, mas também o bem-estar e a felicidade coletiva.

“Este livro está repleto de histórias de vida, de casos em que as pessoas se vão identificar e perceber que aquele final feliz também pode ser o delas. Ao escrevê-lo, a minha ambição é que se torne um bestseller, não por uma questão de ego, mas sim por uma necessidade profunda de consciencializar a sociedade. É uma oferta de conhecimento – ainda que o Feng Shui seja muito mais profundo do que isso -, e uma luz que pode iluminar o caminho para uma vida melhor e transformada. Recomendo mesmo a leitura. Estou certa de que haverá uma vida antes dela e uma vida após”, termina a autora, deixando um convite a todos os leitores a conhecerem a sua obra.