“Nos dias de hoje, o Talento é que nos escolhe e não o contrário, a nossa ambição é «Ser os Escolhidos»”

A Revista Pontos de Vista esteve à conversa com duas Personalidades fundamentais da TPF nestas dinâmicas relacionadas com os Recursos Humanos e a Valorização dos mesmos. Assim, leia com atenção o «ponto de vista» de Carla Albuquerque Cascais e Vera Fernandes, respetivamente Administradora da TPF Consultores e Responsável do Núcleo de Recursos Humanos da TPF Consultores.

42

Valorização do Capital Humano.
Que conceito é este?

De que forma é que atualmente as marcas e empresas finalmente compreenderam que um dos pilares mais importantes do seu Sucesso, são as Pessoas? Neste capítulo ainda existe um longo caminho a percorrer, mas, cada vez mais, e felizmente, começam a existir empresas que têm as Pessoas como o eixo central nas suas estratégias de crescimento e podemos afirmar, sem qualquer sombra de dúvida, que a TPF, é um desses casos positivos e que fazem da marca uma referência cada vez mais reconhecida a nível nacional e internacional.

Desde 1980 que a TPF se compromete a prestar um serviço de qualidade aos seus clientes. Assim, para começar, de que forma a marca tem vindo a posicionar-se no mercado e quais são os principais fatores diferenciadores que oferece aos seus clientes neste que é um setor altamente competitivo?
Carla Albuquerque Cascais (CAC)
A TPF tem-se reafirmado através da inovação e da proximidade, estabelecendo padrões de excelência elevados. A nossa visão de construir um mundo melhor guia-nos na oferta de serviços diferenciados, com uma abordagem que respeita a sustentabilidade e os valores éticos.

A Vera Fernandes é Responsável pela Gestão de Pessoas da TPF. Face à sua posição, quais diria que são as principais estratégias adotadas pela empresa para reter talentos num mercado altamente competitivo?
Vera Fernandes (VF)
Além de salários competitivos e um pacote de benefícios muito atraente, preocupamo-nos em dar todas as condições, para que as Pessoas da TPF consigam alcançar o equilíbrio entre a vida profissional, pessoal e familiar. Para promover este equilíbrio, temos em vigor o horário de trabalho flexível, a possibilidade de trabalhar remotamente e dias extras de férias.
Outro compromisso da TPF é investir no desenvolvimento profissional das Pessoas, motivando-as a permanecerem e a crescerem juntas com a empresa.
Trabalhamos diariamente para alcançar um ambiente de trabalho positivo e saudável, onde as Pessoas se sintam valorizadas, respeitadas e motivadas.

Certo é que, a TPF, promove a inovação e a excelência técnica entre os seus colaboradores para garantir um serviço de alta qualidade. O que é que esta inovação – e excelência técnica das Pessoas – tem feito pela história de sucesso da empresa?
CAC
A paixão e a excelência técnica das nossas pessoas têm sido o motor do nosso sucesso. O foco no capital humano tem impulsionado a TPF na vanguarda de projetos sustentáveis e tecnicamente avançados, refletindo-se numa história de sucesso marcada pela qualidade e pela criação de valor duradouro.

Neste contexto da inovação, quão legítimo é afirmar que a TPF é uma empresa que se adapta a mudanças no cenário tecnológico, garantindo serviços inovadores e de qualidade? Que análise faz desta capacidade de adaptabilidade ao mercado?
CAC A adaptabilidade ao mercado nacional e internacional é uma realidade na TPF. A nossa proatividade e agilidade em incorporar inovações tecnológicas e a constante atualização de conhecimentos posicionam-nos como uma referência na adaptação às mudanças e tendências do nosso setor.

Sabemos, portanto, que dentro do ambiente dinâmico da TPF, a valorização das Pessoas é uma peça-chave na estratégia organizacional. Neste sentido, existem programas de desenvolvimento profissional e valorização? Por que motivos tem sido crucial a TPF investir em formação contínua para as suas pessoas?
VF
Sim, existem e são muito procurados pelas nossas Pessoas. Nos últimos três anos, quintuplicamos o valor investido em formação especializada, o que revela a importância que o desenvolvimento individual tem na nossa organização.
A engenharia e a arquitetura, bem como todas as áreas de apoio, exigem uma constante aprendizagem, pois o mercado está em constante evolução, com novas tecnologias e novas exigências nos métodos de trabalho. Portanto, é essencial garantir que as nossas Pessoas estejam atualizadas e capacitadas para enfrentar esses desafios em constante mudança.
Pessoas que têm acesso a oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento tendem a sentir-se mais valorizadas e comprometidas com a empresa, o que reduz a rotatividade de pessoal e os custos associados à contratação e formação de novos quadros.

Sabemos que as pessoas são um dos pilares mais fortes de qualquer organização. Nesta perspetiva, qual tem vindo a ser a estratégia da TPF para reter talentos técnicos altamente qualificados em Engenharia e Arquitetura?
CAC Para reter talentos, a TPF aposta no desenvolvimento e no reconhecimento das nossas Pessoas. Oferecemos oportunidades de crescimento, mantemos um ambiente de trabalho saudável e promovemos uma cultura de proximidade e responsabilidade. A estratégia passa por criar uma forte identificação com a cultura, valores e atitudes da empresa. Nos dias de hoje, o talento é que nos escolhe e não o contrário, a nossa ambição é “Ser os Escolhidos”.

Além disso, a TPF reconhece que um ambiente de trabalho saudável e uma cultura organizacional positiva são fundamentais. Perante esta visão, podia partilhar com os leitores algumas iniciativas que a empresa adota para cultivar esses valores? Quais diria que são os fatores que a empresa preza para manter uma equipa motivada?
VF Dizemos frequentemente que no nosso ADN temos a Solidariedade em primeiro lugar.
Anualmente, a TPF organiza diversas ações voltadas para causas sociais, onde procuramos ajudar associações que enfrentam desafios financeiros, necessidades alimentares ou que precisam de apoio na remodelação dos seus espaços físicos. Acreditamos que estas iniciativas não apenas impactam positivamente as comunidades que nos recebem, mas também fortalecem os laços entre os membros da nossa equipa.
Estas ações solidárias de responsabilidade social, proporcionam uma oportunidade única para as Pessoas trabalharem juntas em prol de um objetivo comum, transcendendo as fronteiras dos departamentos e hierarquias. Ao unirmos esforços para ajudar aqueles que mais precisam, desenvolvemos um sentido de camaradagem e entreajuda que se reflete positivamente no nosso ambiente de trabalho.
Além disso, participar ativamente nestas iniciativas prepara-nos para enfrentar desafios em equipa, fortalecendo a nossa capacidade de trabalhar juntos de forma eficaz e harmoniosa, que se traduz numa equipa mais coesa e comprometida no dia a dia da empresa.
Para mantermos as nossas equipas motivadas, é fundamental partilhar a visão e a missão da TPF. Desta forma, cada membro sentir-se-á parte integrante da organização, proporcionando um propósito significativo para o seu trabalho e alinhando-o com os objetivos organizacionais.
Os nossos líderes estão focados nas pessoas, proporcionando a orientação necessária às suas equipas e garantindo que todos os membros recebem o apoio necessário para alcançarem o seu potencial máximo.
Promovemos uma comunicação aberta e transparente em todos os níveis da organização, para que as Pessoas se sintam à vontade para expressar as suas opiniões, ideias e preocupações.

Além disso, em que medida a empresa incentiva o desenvolvimento profissional dos seus colaboradores de uma forma geral? De que forma o faz?
CAC Apostamos em formação contínua e na promoção de um ambiente que estimula a partilha de conhecimento, permitindo que cada colaborador atinja o seu potencial e contribua para os objetivos da empresa.

Enquanto Administradora da TPF, como observa os investimentos futuros em Capital Humano como parte integrante da estratégia de crescimento da empresa? Diria que existem áreas específicas onde a empresa pretende concentrar esforços para fortalecer ainda mais a retenção de talentos e a valorização das Pessoas?
CAC Os investimentos futuros focar-se-ão em áreas como a inovação e sustentabilidade, essenciais para o crescimento da TPF e para a contínua valorização e retenção do nosso capital mais valioso: as Pessoas.

Falemos, agora, de reconhecimento. Em que medida a TPF desenvolve políticas personalizadas para valorizar o desempenho excecional e contribuições significativas das Pessoas?
VF A TPF reconhece a importância de valorizar o desempenho excecional e as contribuições significativas das suas Pessoas. Para alcançar este objetivo, desenvolvemos políticas personalizadas que visam reconhecer e premiar o trabalho de excelência e o empenho dos membros da nossa equipa.
Em primeiro lugar, adotamos uma abordagem de avaliação de desempenho que vai além de simplesmente avaliar os resultados anuais. Valorizamos o feedback regular e contínuo, fornecendo às Pessoas orientações específicas para o desenvolvimento e reconhecendo os sucessos ao longo do ano.
Além disso, implementamos um sistema de reconhecimento que permite destacar e premiar o desempenho excecional. Este sistema inclui prémios financeiros, oportunidades de desenvolvimento profissional, progressão na carreira e outros benefícios personalizados, de acordo com as necessidades e preferências individuais das Pessoas.
Acreditamos que ao reconhecer e valorizar o esforço e o compromisso das nossas Pessoas, não só promovemos um ambiente de trabalho positivo e motivador, mas também incentivamos a excelência e o crescimento profissional dentro da organização. Estas políticas personalizadas de reconhecimento refletem o nosso compromisso em criar uma cultura que valoriza e celebra as contribuições únicas de cada membro da equipa na TPF.

Considerando a importância estratégica da Gestão de Pessoas na TPF, de que forma a área que lidera irá continuar a implementar iniciativas inovadoras para se adaptar às expetativas em constante evolução dos profissionais?
VF A Gestão de Pessoas desempenha um papel estratégico fundamental na TPF, uma vez que reconhecemos que as expetativas dos profissionais estão em constante evolução.
Para garantir que estamos alinhados com essas mudanças e continuarmos a atrair, desenvolver e reter os melhores talentos, estamos empenhados em implementar iniciativas inovadoras na nossa área, nomeadamente investindo em tecnologias e plataformas de RH avançadas. Isso inclui a adoção de sistemas de gestão de talentos, que nos permitem acompanhar o desempenho, o desenvolvimento e as aspirações de carreira das nossas Pessoas de forma mais eficaz.
Além disso, estamos a explorar soluções de análise de dados para obter informações importantes, não só sobre as Pessoas, mas também sobre as tendências do mercado de trabalho, permitindo tomar decisões mais informadas na Gestão de Pessoas.

Por fim, e tendo em conta as tendências emergentes no setor da Engenharia e Arquitetura, de que forma a TPF projeta o seu papel e a sua influência no mercado nos próximos cinco anos? Quais são os principais objetivos e metas que almeja alcançar?
CAC A TPF projeta-se como um líder inovador, comprometido com soluções sustentáveis, antecipando as tendências, a TPF visa fortalecer a sua influência no mercado global. O nosso objetivo é continuar a ser um exemplo de excelência e qualidade.