“Pessoas que vestem a nossa Cultura e Valores fundamentais são excelentes Embaixadores de Motivação”

Algumas empresas nasceram para se afirmarem celeremente como verdadeiras referências. A Olympus Medical Products Portugal é um desses casos e hoje, é, o retrato perfeito de excelência, transparência e rigor em todos os aspetos quotidianos relacionados com a gestão de uma empresa, onde o Capital Humano, é, sem dúvida, o pilar essencial no Sucesso alcançado pela marca. Joaquim Silva Nunes, Executive Managing Director da Olympus Medical Products Portugal, deu-nos o privilégio de contar com a sua presença e de abordar um pouco mais do universo da Olympus Medical Products Portugal, marca que recebeu a certificação TOP EMPLOYER pelo quarto ano consecutivo.

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Sabemos que a Olympus é uma empresa global de tecnologia médica. Para começar, enquanto Executive Managing Director da marca em Portugal, que análise faz do percurso e evolução da mesma no mercado nacional ao longo dos anos? Quais foram os marcos significativos e as estratégias-chave que contribuíram para o crescimento da empresa no país?
Desde o desenvolvimento da primeira gastrocâmara prática do mundo pela Olympus, em novembro de 1950, que a marca enquanto tecnológica médica, está presente em todo o mundo. Hoje, a Olympus detém 70% da quota de mercado global de endoscópios flexíveis. Ainda assim, a Olympus desenvolve produtos e está presente em várias outras especialidades médicas, como pulmonologia, urologia, ginecologia, neurocirurgia, entre outras.
A evolução da empresa passou por várias fases. Inicialmente pelo desenvolvimento e produção de microscópios, depois expandiu seu portfólio para incluir câmaras fotográficas e outros equipamentos óticos, consolidando a sua presença no mercado de produtos de consumo, antes de se focar em se tornar uma MedTech líder global.
Para além dos produtos e da marca, a presença física da Olympus em Portugal acontece em 2002 com a fundação do centro de reparações de máquinas fotográficas em Coimbra.
Enquanto empresa de tecnologia médica, a Olympus inicia o seu percurso em Portugal em abril de 2017. Inicialmente, num edifício de 2.000m2 de área produtiva, com capacidade para cerca de 6.000 reparações/ano em 2 turnos. Em junho de 2022 muda para as atuais instalações de 15.500m2 e aponta reparar 30.000 endoscópios/ano até 2026.
O crescimento da marca em Portugal e no mundo assenta na qualidade e inovação dos produtos e serviço ao cliente. Acreditamos que os clientes procuram equipamentos Olympus pela sua evolução tecnológica e benefícios para o paciente, mas que repetem a procura muito devido à qualidade e eficiência do serviço prestado. É nesta frente do serviço que o centro de reparações em Portugal assume um papel fundamental ao aproveitar o facto de ser o maior centro de reparações da Região EMEA, para a estabilização da qualidade do serviço, padronização de processos, melhoria da eficiência produtiva e otimização de custos para os clientes.

A Olympus «vive» empenhada em cumprir a sua missão de tornar a vida das pessoas mais saudável, mais segura e mais gratificante. De que forma a marca se posiciona no mercado português em termos de tecnologia médica, fazendo cumprir este seu propósito?
A Olympus combina experiência e conhecimento na fabricação de produtos médicos. Especificamente na endoscopia gastrointestinal, somo líderes em tecnologia inovadora e detentores de um portfolio abrangente de endoscópios, dispositivos e acessórios para atender às necessidades de procedimentos gastrointestinais. O posicionamento da Olympus passa por fornecer aos nossos clientes as ferramentas que necessitam para se manterem na vanguarda das suas áreas e ajudar os pacientes a viverem vidas mais longas e saudáveis.
Fazemos isso, em primeiro lugar com o foco na segurança do paciente e na qualidade dos nossos produtos e por um centro de I&D líder mundial em inovação e desenvolvimento de produtos. A oferta é complementada com a disponibilização de formação contínua para profissionais de saúde, serviços e suporte, tendo por base a conformidade regulatória, compromisso com o desenvolvimento sustentável e responsabilidade social para criar um impacto positivo na sociedade.

Além disso, a marca tem como objetivo elevar o padrão de cuidados em determinados quadros clínicos e melhorar os resultados médicos para os pacientes. Neste sentido, que fatores diferenciam a Olympus e a sua atuação no mercado?
Vários fatores diferenciam a Olympus e a sua atuação no mercado de tecnologia médica: A oferta e experiência como líder global em endoscopia é um fator de diferenciação significativo, assim como a forte tradição em inovação tecnológica e os avanços em ótica/imagiologia, processamento de imagem e design ergonómico.
Outros fatores diferenciadores são a ênfase em procedimentos minimamente invasivos para o paciente e a variedade de soluções para diferentes especialidades médicas, para além da presença global e a prestação de um serviço pós-venda de excelente qualidade, como o novo centro de reparações em Coimbra é disso exemplo.

A inovação é, neste setor, um ponto crucial. Assim, qual tem vindo a ser a abordagem da Olympus no que concerne a inovação e pesquisa para se manter na vanguarda da oferta de soluções médicas avançadas?
A Olympus tem uma longa história de compromisso com a inovação e pesquisa para se manter à frente da oferta de soluções médicas avançadas. A abordagem da empresa para a inovação inclui vários aspetos:
Desde logo o centro de I&D em Tóquio que é líder mundial na inovação e desenvolvimento de produtos para a área médica. Desde 2012 que somos premiados como uma das 100 empresas mais inovadoras do mundo e detemos mais de 280 prémios nacionais e internacionais pelo nosso design e produtos inovadores. Tudo isto envolve investir em tecnologias emergentes e em pesquisa científica e para atender às necessidades em constante evolução no campo da medicina.
Outra abordagem tem sido a colaboração de perto com profissionais de saúde, incluindo médicos e cirurgiões, para entender as necessidades práticas e clínicas. Esta colaboração é crucial para desenvolver soluções que realmente abordem os desafios enfrentados pelos profissionais de saúde no ambiente clínico. A Olympus é líder na promoção de procedimentos minimamente invasivos e esta cooperação com os profissionais de saúde ajudou, por exemplo, a projetar equipamentos médicos para facilitar procedimentos que reduzem o impacto nos pacientes, resultando em tempos de recuperação mais curtos.

Internamente, esta empresa também tem sido destacada. No contexto da certificação TOP EMPLOYER 2024, em que medida tem sido fundamental focar na retenção de talentos e na valorização dos seus colaboradores?
A gestão de pessoas é da responsabilidade de cada subsidiária da Olympus, usando, obviamente, as sinergias que o grupo aporta, nomeadamente em termos de carreira internacional.
Em Coimbra estamos empenhados em atrair talento e as melhores pessoas para colaborarem no crescimento daquele que é o maior centro de reparações da região EMEA e que assume um papel fundamental para criar uma experiência do cliente positiva e contribuir para o seu sucesso.
A empresa faz um forte investimento em cada pessoa, desde o onbourding até à formação de técnicos qualificados, que pode levar vários meses até que comecem a contribuir para a performance da operação. A atração de talentos internos e a sua valorização profissional assume assim um papel capital para reter o know-how e justificar o investimento na qualificação destes quadros.
Para além disso, pessoas que vestem a nossa cultura e valores fundamentais são excelentes embaixadores de motivação, compromisso e do nível de qualidade que queremos garantir nos nossos produtos.

No seio da Olympus, existem iniciativas direcionadas para o desenvolvimento profissional e bem-estar dos colaboradores? Que exemplos nos pode dar?
Temos um sistema de informação que acompanha toda a vida do colaborador na empresa e onde é registado todo o histórico de objetivos individuais, avaliação e feedback, calibração, performance e plano de desenvolvimento.
Na Olympus acreditamos que cada pessoa é responsável pelo seu plano de desenvolvimento profissional. O papel da empresa, nesta frente, é proporcionar as condições para esse crescimento, numa simbiose e alinhamento entre os objetivos individuais da pessoa e dos objetivos coletivos da empresa.
Sendo a área de reparação de endoscópios uma área muito específica, as oportunidades de promoção e desenvolvimento de carreira internamente são constantes e do interesse mútuo do colaborador e da empresa.
Na frente do bem-estar dos colaboradores, proporcionamos em Coimbra um vasto leque de ofertas que visam a saúde, o conforto e o crescimento, desde seguro de saúde, oferta de consultas de saúde mental, acompanhamento de finanças pessoais, áreas de lazer que convidam à harmonia, condições laborais físicas extraordinárias, homeoffice híbrido e a promoção de um vida pessoal e profissional equilibrada, cantina com cinco opções de escolha diariamente e oferta de pequeno-almoço/lanche, acesso ilimitado a plataforma de saúde física e bem-estar, acesso ilimitado a portal de ensino on-line com material de formação e cursos em vídeo, estacionamento com carregamento grátis de veículos elétricos, para citar apenas exemplos.
No final, o objetivo é criar um ambiente psicologicamente seguro onde as nossas pessoas possam trabalhar e crescer com confiança e respeitadas pelo contributo que diariamente dão ao sucesso do projeto Olympus em Portugal.

O que representa, para a Olympus, receber a certificação TOP EMPLOYER pelo quarto ano consecutivo? Em que medida esta certificação influencia a cultura organizacional e o ambiente de trabalho na empresa?
A certificação TOP EMPLOYER tem um papel fundamental ao balizar as melhores práticas de recursos humanos e ao atestar o cumprimento de normativos éticos, legais e de condições de empregabilidade. É um reconhecimento que destaca as organizações que demonstram práticas excecionais em termos de ambiente de trabalho, gestão de talentos, benefícios aos colaboradores e outros aspetos relacionados com o desenvolvimento profissional e bem-estar das pessoas.
Esta certificação tem uma efetiva influência na cultura organizacional porque, ao validar práticas de recursos humanos e estratégias de desenvolvimento de liderança, aprendizagem, remunerações e benefícios, incumbe a empresa de continuamente corresponder ás expetativas de excelência que a certificação TOP EMPLOYER acarreta para atuais e futuros colaboradores.

Olhando para o vindouro, quais diria que são as principais áreas de crescimento e inovação que a Olympus irá apostar no futuro? De que forma a empresa planeia contribuir para avanços significativos na deteção precoce, diagnóstico e tratamento de doenças nos próximos anos?
A estratégia da Olympus passa por concentrar esforços nas especialidades médicas onde pode ter o maior impacto na elevação do padrão de cuidados de saúde, como líder inequívoca em gastroenterologia, urologia e respiratória.
Acelerar a capacidade de inovação, trazendo soluções clínica e economicamente diferenciadas aos clientes e pacientes é uma das principais áreas de foco.
Visionamos a capacitação de pacientes e prestadores de cuidados de saúde com um ecossistema de endoscopia inteligente que permite atividades cognitivas baseadas em IA, suporte para melhores decisões clínicas, redução da carga de trabalho administrativo e maior segurança e controlo da qualidade.
A Olympus planeia também expandir o seu portfólio para além da endoscopia tradicional, por exemplo, através de dispositivos minimamente invasivos de uso único e através de parcerias estratégicas, como a recente noticiada aliança entre a Olympus e a Canon Medical Systems para desenvolvimento de sistemas de ultrassom endoscópico não invasivo e capaz de fornecer diagnósticos com imagem de alta qualidade.
Mais concretamente na Olympus em Coimbra, a aposta no futuro passará ainda pela recolha de dados dos equipamentos e Data Analytics que permita avaliar a uso dos equipamentos pelos clientes e, juntamente com o I&D, suportar a nova geração de produtos no sentido de facilitar o uso pelos profissionais de saúde e alavancar o nível do serviço prestado.