“A Liderança aperfeiçoa-se todos os dias, mas creio que é uma skill inata que existe em algumas Mulheres”

“As mulheres na advocacia têm de trazer para a sua vida profissional a melhor solução que já tiverem vivenciado na sua vida pessoal, pois a experiência interior revestida de dedicação e conhecimento faz de qualquer mulher uma candidata ao sucesso”, afirma Sara Macias, Partner e Advogada da Macias y Associados “MyA”, em entrevista à Revista Pontos de Vista. Conheça mais de uma Mulher Líder e que nunca vira a cara à luta.

111

Para começar, enquanto Partner e Advogada da Macias y Associados, poderia partilhar com os leitores de que forma a empresa tem integrado a missão de ser uma parceira de confiança, consultora e conselheira jurídica na defesa dos interesses dos clientes? O que é que esta missão lhe tem trazido ao longo dos anos?
Em primeiro lugar gostaríamos de agradecer a toda a equipa da Revista Pontos de Vista pelo convite em participar nesta edição e pelo apoio na divulgação das nossas opiniões desde há vários anos.
A Macias y Associados “MyA” está na advocacia para ajudar a tutela dos interesses dos nossos clientes e são eles próprios que, ao longo dos anos reforçam a sua confiança na nossa equipa ao divulgarem, sugerirem ou melhor, referenciarem a nossa consultoria como de confiança.
Os nossos melhores parceiros de referenciação são efetivamente os nossos clientes e curiosamente os nossos pares, leia-se advogados, que nos reconhecem competência para nos recomendarem a clientes seus ou familiares.
Estas são de facto as nossas melhores referenciações e que nos motivam para continuar a nossa missão de defesa dos interesses dos nossos clientes.

Sabemos que, muito do sucesso da Macias y Associados deve-se à liderança e perseverança da Sara Macias. Enquanto Pessoa, Mulher e Profissional, o que significam todas as conquistas da empresa?
Não posso concordar com essa vossa afirmação, pois o nosso sucesso é a resposta unida de uma equipa de excelentes profissionais que se pautam por um elevado nível de motivação em estar presente na resolução dos litígios em que a nossa presença é solicitada. Se no início deste projeto havia uma imagem de “cabeça de cartaz”, a verdade é que hoje esse rótulo já se desvaneceu e a marca atual é Macias e não nenhum outro nome em particular. É apanágio diário no nosso escritório ter clientes que dialogam e escolhem outro colega para resolução das suas questões.
Não patrocino nada a elevação de qualquer género, pois se ao feminino lhe reconhecemos alguma perseverança, no masculino reconhecemos a originalidade das soluções, o pensar “fora da caixa” e cremos que estas são as qualidades e características que justificam as diferenças de género nas nossas equipas.

No contexto do Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de março, e sendo Líder da sua organização, de que forma a empresa tem contribuído para promover a igualdade de oportunidades e a liderança feminina no ambiente jurídico e empresarial?
É curioso colocar essa questão, pois se a MyA iniciou com uma equipa exclusivamente feminina, hoje em dia, é o masculino que prevalece e tem sido uma tendência natural pela qualidade dos membros da equipa e não por pensarmos na necessidade de integramos mais mulheres ou mais homens.
Por outro lado, a equipa de contencioso (a das guerras) tem igualidade nos seus membros pois a verdade é que todos abraçamos a versão mais bélica quando tal é necessário!

Em termos de liderança e gestão, quais diria que são as práticas que considera fundamentais para promover um ambiente de trabalho inclusivo, no qual as Mulheres se sintam encorajadas a assumir papéis de liderança e a seguir as suas aspirações profissionais?
As mulheres na advocacia têm de trazer para a sua vida profissional a melhor solução que já tiverem vivenciado na sua vida pessoal, pois a experiência interior revestida de dedicação e conhecimento faz de qualquer mulher uma candidata ao sucesso.

Nesta Edição dedicada maioritariamente à Mulher, gostaríamos de destacar Líderes que têm feito a diferença nas suas áreas de atuação. Assim, como observa a importância de as Mulheres ocuparem posições de destaque na Advocacia?
Admiro as mulheres que nunca se escusaram a cuidar da sua carreira profissional em prol do seu papel na família. Tudo se concilia com organização, com cumprimento de rituais e de regras, e tudo acontece quando não se desiste. É difícil? Sim é difícil, mas o orgulho que a nossa família tem no nosso percurso profissional é a melhor recompensa dos mundos.

Considerando o cenário atual, que desafios acredita que ainda persistem para as Mulheres que procuram assumir posições de liderança no ambiente jurídico? Além disso, pessoalmente, já enfrentou desafios como Mulher Líder? Como os superou de forma a contribuírem para o fortalecimento do seu percurso profissional?
Sem falsas modéstias, a liderança aperfeiçoa-se todos os dias, mas creio que é uma skill inata que existe em algumas mulheres, e que não existe em outras por questões de educação, por comodismo ou falta de confiança no trabalho que realizam a todo o momento, seja dentro ou fora do escritório.

Por fim, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, gostaria de deixar uma mensagem a todas as Mulheres, incentivando a procura por posições de liderança, a perseverança e a defesa da igualdade de oportunidades? Sendo uma Mulher Líder e um exemplo disso mesmo, o que gostaria de lhes dizer?
Para aquelas mulheres que são reconhecidas como líderes, não aquelas que apenas pensam que são, digo-lhes que se foquem nos seus objetivos, reajustem as suas medidas, procurem acolher nas suas equipas pessoas de bom e forte carácter e nunca desistam dos objetivos a que se propuserem.