“A minha abordagem como líder é centrada nas Pessoas”

Enquanto Diretora de Operações na Realty One Group, Liliana Costa partilhou com a Revista Pontos de Vista qual tem vindo a ser o seu forte contributo para o sucesso desta marca em Portugal. Nas linhas seguintes, entenderá também a sua abordagem no papel de líder de equipas e as suas ambições futuras neste cargo que, orgulhosamente, representa. Saiba tudo.

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Para começar, poderia partilhar um pouco sobre o seu percurso profissional até assumir o cargo de Diretora de Operações da Realty ONE Group? Quais foram as conquistas que merecem ser destacadas e os desafios que enfrentou ao longo deste caminho?
A minha área de formação é Psicologia, mas acabei por me cruzar com o ramo imobiliário em 2016 e aí iniciei o meu percurso no Departamento de Recrutamento e Formação, na agência do João Oliveira, hoje Master da Realty ONE Group Portugal. Quando abracei o projeto, a empresa era constituída por 12 colaboradores. Hoje são 13 agências e 150 profissionais. Orgulhosamente posso dizer que contribui, com a minha paixão e dedicação, para este crescimento. O recrutamento em qualquer área de negócio é um desafio, mas no imobiliário esse desafio é ainda maior, pois o vínculo laboral da maioria do nosso capital humano é prestação de serviços, o que aumenta a dificuldade na captação e na retenção. Contudo, como sempre defendi que o sucesso começa nas pessoas, a minha prioridade sempre foi e será colocá-las em primeiro lugar. Acredito que a chave para minimizar estas dificuldades está em proporcionar condições que valorizem, integrem e apoiem os colaboradores, permitindo-lhes alcançar os melhores resultados.

Para melhor entender, enquanto Diretora de Operações da Realty ONE Group, quais são as suas principais responsabilidades e como descreveria o seu papel dentro da empresa?
Enquanto Diretora de Operações, as minhas responsabilidades centram-se em garantir o bom funcionamento e crescimento sustentável das agências que representam a nossa marca. Acompanho várias áreas, desde operações diárias a estratégias de expansão. O meu papel é essencialmente assegurar que todas as equipas tenham os recursos necessários para alcançar os seus objetivos e contribuir para o seu sucesso. Procuro, constantemente, liderar e inspirar pelo exemplo, assim como manter um ambiente de trabalho positivo e colaborativo.

Esta sua função traz consigo uma liderança acrescida. Como líder feminina no setor imobiliário, que valores ou princípios norteiam a sua abordagem ao liderar uma equipa ou gerir operações dentro da Realty ONE Group?
A minha vida é pautada por valores de empatia e integridade. Acredito firmemente na importância de ouvir atentamente as necessidades e preocupações das minhas equipas, e em criar um ambiente onde todos se sintam valorizados e respeitados. Procuro promover uma cultura de diversidade e igualdade, onde as diferentes perspetivas são reconhecidas e celebradas. Além disso, defendo a transparência e uma comunicação aberta. A minha abordagem como líder é centrada nas pessoas, focada na construção de relações sólidas e no apoio mútuo para o sucesso coletivo.

Sabemos que a Realty ONE Group se destaca pela sua coolture e por defender que “todos têm uma voz”. O que significa esta missão na prática e, de que forma, a marca promove a mesma no seu dia a dia?
A Realty ONE Group destaca-se pela sua cultura única e pelo compromisso com a ideia de que “todos têm uma voz”. Esta missão é mais do que um lema – é uma filosofia que permeia todas as facetas da nossa marca. Na prática, significa que encorajamos ativamente a participação e o envolvimento de todos os membros da nossa equipa. Valorizamos as opiniões e contribuições de cada indivíduo, independentemente do seu cargo ou experiência, e reconhecemos que é a diversidade de perspetivas que nos permite inovar e crescer. Promovemos esta missão no nosso dia a dia, procurando manter canais de comunicação abertos e acessíveis, onde os colaboradores são incentivados a partilhar ideias, feedbacks e preocupações. Além disso, incentivamos um ambiente de trabalho inclusivo e acolhedor, onde cada pessoa se sinta valorizada e respeitada. Na Realty ONE Group, não proclamamos apenas que “todos têm uma voz”, mas também trabalhamos ativamente para garantir que essa voz seja ouvida e valorizada em todas as decisões e iniciativas.

Fazendo uma análise geral, em que aspetos a Realty ONE Group se diferencia das outras marcas no mercado imobiliário, especialmente tendo em conta o seu mindset inovador? De que forma, esta abordagem inovadora, se traduz em vantagens para os clientes e colaboradores?
A Realty ONE Group destaca-se no mercado imobiliário por várias razões, mas especialmente pelo seu branding, mindset inovador e uma abordagem assente num modelo “human centric”. Em primeiro lugar, a nossa marca valoriza a inovação e está sempre à procura de novas formas de melhorar a experiência tanto dos clientes como dos colaboradores. Além disso, a Realty ONE Group distingue-se pelo seu modelo de negócio centrado nas pessoas. Valorizamos os nossos colaboradores e incentivamo-los a desenvolver as suas competências e a alcançar os seus objetivos pessoais e profissionais. Acreditamos que colaboradores felizes e motivados proporcionam um melhor serviço aos nossos clientes, o que se traduz em relações mais sólidas e resultados mais satisfatórios.
Em última análise, diria que a proposta de valor da ONE se baseia em três aspetos: uma visão de futuro atraente, uma liderança forte e uma equipa de alto nível.

O mundo está a mudar – e os setores de atividade mudam com ele. Face a todas as transformações do setor imobiliário, quais têm vindo a ser os desafios que a Realty ONE Group enfrenta e, mais importante, como os supera?
Num mundo em constante mudança, de facto o setor imobiliário não é exceção. Um dos principais desafios é a rápida evolução da tecnologia e a forma como esta impacta a maneira como os clientes procuram e interagem com imóveis. Além disso, a flutuação económica e as mudanças nas preferências dos clientes também nos colocam à prova diariamente. Para superar estes desafios, adotamos uma abordagem proativa. Procuramos investir em tecnologia inovadora e na formação dos nossos colaboradores. As nossas equipas estão constantemente a atualizar as suas competências e conhecimentos para se manterem à frente num mercado em constante mudança. Além disso, mantemos um foco firme na excelência do serviço ao cliente, procurando sempre exceder as expectativas e construir relações duradouras.

Para terminar, gostaríamos de voltar a direcionar a conversa para a Liliana Costa. Quais são as suas ambições futuras enquanto Diretora de Operações da Realty ONE Group? Numa vertente mais pessoal ou profissional, o que gostaria de alcançar?
Desejo continuar a contribuir para o crescimento e sucesso da rede ONE, liderando com paixão e inspirando quem me rodeia a alcançar novos patamares de realização. Continuarei a apostar numa cultura organizacional baseada na colaboração e no respeito mútuo, de forma a que a Realty ONE Group continue a ser reconhecida pela sua humanização no setor imobiliário. Uma das minhas ambições é expandir a nossa marca a nível nacional, consolidando a nossa presença em todo o país e oferecendo os nossos serviços de excelência a um número ainda maior de brokers, consultores e clientes. Estou entusiasmada com o futuro e determinada a alcançar os nossos objetivos, contribuindo para o sucesso da ONE e para o crescimento contínuo do nosso negócio.