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UM OLHAR FEMININO NO MUNDO DOS REVISORES OFICIAIS DE CONTAS

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UM OLHAR FEMININO NO MUNDO DOS REVISORES OFICIAIS DE CONTAS

O percurso profissional da Susana Gonçalves passou até então por diversas áreas de atividade que se tornaram numa mais-valia também a nível pessoal. Interessa começar por compreender como é a sua personalidade nestas duas vertentes (profissional e pessoal) e quais foram os pontos-chave neste percurso, os marcos mais importantes e qual a razão para ter enveredado por determinados caminhos.
A minha experiência profissional é de 20 anos, seis deles na área de auditoria financeira e revisão de contas numa Sociedade portuguesa de Revisores Oficiais de Contas e 14 anos na área financeira do Grupo Abreu, o qual dispõe de duas áreas de negócio distintas: as viagens e carga/logística.
Os pontos da minha personalidade foram sem dúvida, uma grande sede pelo conhecimento, o que ainda hoje está bastante enraizado, grande capacidade de trabalho e dedicação. Estes seis anos foram para mim, o aplicar na prática, de todo o conhecimento teórico que obtive na licenciatura. A licenciatura desenvolve, sobretudo, a capacidade critica e o pensamento analítico, mas não nos prepara para o mundo empresarial.
O ponto chave foi sem dúvida, o meu meio familiar, onde desde criança me ensinaram que era fundamental a capacidade de trabalho para se conseguir crescer e atingir os objetivos. Os meus pais foram as pessoas que sempre me incentivaram, que sempre acreditaram em mim e nunca me deixaram desanimar.
Após cinco anos de auditoria senti a necessidade de crescer na carreira e iniciei o Curso Preparação da Ordem dos Revisores mas, em novembro de 2006, fui convidada, pela Dra. Sandra Soares, hoje administradora do Grupo Abreu, a dar-lhe apoio na área financeira do Grupo Abreu, esta foi a oportunidade de conhecer uma empresa por dentro, olhar para o mundo empresarial de um outro ponto de vista.

Iniciou a atividade profissional em auditoria financeira e mais tarde decidiu seguir pelo curso de ROC que, segundo a própria, foi uma formação valiosa e uma porta aberta para chegar onde está atualmente. De que forma esta profissão despertou em si certos conhecimentos que hoje são relevantes no atual cargo que exerce, especificamente enquanto Diretora Financeira do Grupo Abreu?
Ao longo de seis anos nesta Sociedade de Revisores Oficiais de Contas, tive a oportunidade de fazer trabalho de campo em todas as áreas conseguindo ao fim de cinco anos ter um conhecimento completo e, senti necessidade, de chegar ao topo da carreira e ser Revisora Oficial de Contas. Para tal, decidi ingressar no Curso de Preparação da Ordem dos Revisores, curso de quatro módulos tocando as várias áreas: contabilidade, fiscalidade, auditoria, direito, conseguindo ter uma abrangência muito grande.
Dentro da SROC onde exercia funções assisti ao percurso de três colegas e, desde logo, percebi o elevado grau de exigência para obter aprovação em vários módulos e, ao perceber a dura realidade, defini este como sendo mais um desafio que eu tinha de abraçar e vencer.
Esta formação foi essencial para conseguir aprofundar e solidificar todo o conhecimento que tinha. Após a sua conclusão, senti que estava apta a assumir um maior nível de responsabilidade na área financeira do Grupo Abreu, e este Grupo deu-me essa oportunidade.

Membro da OROC, atualmente não executa a profissão uma que vez, como já referimos, desempenha um papel relevante no Grupo Abreu. No entanto, é interessante conhecer a sua perspetiva – tendo em conta que foram longos os anos numa SROC – no que diz respeito ao estudo que recentemente foi divulgado que comprova que o número de mulheres profissionais na área corresponde a menos de um terço da profissão. Na sua opinião, o que fomenta esta questão?
O acesso à profissão é extremamente difícil e rigoroso, é um percurso duro de muita resiliência e de muito trabalho. Vi muitos colegas a desistir.
Considero que há igualdade de oportunidades no acesso à profissão no que respeita a géneros. Porém, a baixa percentagem de presença feminina na profissão deriva do facto de que para a mulher ainda é mais complexo o balanceamento entre a vida profissional, a vida familiar (em geral, casadas e com filhos) e o tempo que é necessário dedicar a esta admissão para ser bem-sucedida (extremamente exigente em termos de horas de formação e estudo individual).
No meu caso em concreto, tudo isto foi possível por ter reunido três fatores essenciais: a) forte objetivo a atingir b) o adiar na decisão pessoal de ter filhos (fui mãe com 34 anos, após a admissão na OROC) e, sobretudo, c) pelo grande suporte familiar que sempre tive. No fundo, são anos da nossa vida que dedicamos em prol de um desafio profissional que, muitas vezes, não é recompensado pelas barreiras à entrada na atividade de ROC.

A OROC afirma que existe uma evolução contínua em função de idade, género e data de inscrição, ainda que este estudo revele que é maioritariamente masculina. Será esta evolução boa o suficiente?
A evolução tem sido positiva, mas tem sido muito lenta. Deveríamos ter uma maior homogeneidade de género, mas penso que no futuro esse equilíbrio tenderá a existir pela atualidade e preocupação com o tema e com a criação de políticas que conciliem família e trabalho.
Na sociedade onde trabalhei e estagiei, identificava facilmente três diferentes gerações, com presença feminina reduzida na geração mais antiga, mas já paritária ou até maioritária na geração mais recente. Se a análise for feita ao nível dos auditores, a presença feminina é ainda superior. O que está a ocorrer ao nível dos licenciados, em que as mulheres são já a maioria, refletir-se-á naturalmente ao nível dos ROC. Sendo o curso de ROC uma formação posterior à licenciatura, precedido de experiência profissional relevante, é natural que esta mudança demore mais a ocorrer.
Acredito que esta alteração ocorrerá naturalmente em todas as áreas, mesmo ao nível dos dirigentes empresariais e políticos sendo sempre necessário que por parte de nós mulheres haja interesse e participação.

Em 2006 ingressou então até àquela que é a maior organização de viagens a operar no mercado português, a maior rede a nível nacional: a Viagens Abreu. Assume que a sua grande experiência foi dentro do departamento financeiro, dado que lhe abriu portas a um desafio nacional e internacional. De que desafio estamos a falar e porque o caracteriza como o mais significativo do seu percurso?
Ingressei nas Viagens Abreu em novembro 2006 (faz este mês 14 anos) assumindo a função de assistente de Contabilista Certificado (neste momento, estava já a finalizar o Curso de Preparação para ROC). A Abreu sempre me deu total flexibilidade para concluir o acesso a esta profissão. Em 2010, passei a assumir a responsabilidade de Contabilista Certificado. Em 2011 fui admitida na OROC e, em 2015 passei a Diretora Financeira do Grupo Abreu.
A minha entrada nas Viagens Abreu coincidiu com uma fase de reestruturação dos seus quadros e um alargamento da rede de lojas a nível nacional. Paralelamente, o Grupo Abreu acelerou o seu processo de internalização, passando a estar presente nos mercados do Brasil, Estados Unidos, Angola, Espanha, Reino Unido, e mais recentemente América Latina. Tive a oportunidade de fazer o acompanhamento financeiro das empresas nestes mercados e criar um núcleo de serviços partilhados de apoio a estas estruturas internacionais.
Esta experiência acompanhou a minha fase de estágio na OROC e foi muito enriquecedora porque, enquanto reforçava o conhecimento da nossa realidade, tive oportunidade de perceber as disparidades ao nível das normas de contabilidade e fiscais nos vários países.

Atendendo ao facto de vivermos atualmente uma crise pandémica derivada pela COVID-19, muitas foram as organizações que sofreram com as suas consequências impetuosas e as agências de viagens fazem certamente parte delas. Muitas pessoas viram a sua liberdade de deslocação condicionada acabando por, inclusivamente, desmarcar algumas viagens há muito planeadas. Qual foi o impacto no seio das Viagens Abreu?
No primeiro mês do ano a rede de lojas apresentava um crescimento interessante de vendas e tudo se apresentava para que 2020 fosse o nosso melhor ano de sempre. Foi em meados de fevereiro (após carnaval) que a crise se anunciou e, num espaço de dias, o negócio paralisou e tudo se transformou num desafio sem precedente.
Num cenário de vendas muito reduzidas tivemos de conter a estrutura ao mínimo, mas garantindo sempre a estrutura ótima para ter capacidade de reação num momento de retoma, a qual esperamos que ocorra no final do primeiro trimestre de 2021.
Recorremos, a todas as medidas de apoio do governo, nomeadamente medidas de lay-off para assegurar a manutenção dos postos de trabalho, medidas excecionais de proteção dos créditos das empresas (moratórias legais) e linhas de apoio à Economia COVID-19 (Agências de viagens).De salientar que sendo Mid-Cap a Viagens Abreu apenas conseguiu aceder a linha de crédito de 1,5 milhões de euros, manifestamente insuficiente para as necessidades de uma empresa presente no setor mais afetado, e os Programas de Papel Comercial, estarem excluídos das moratórias de crédito (produto financeiro mais vendido pela banca às empresas de grande dimensão).
Apesar de tudo, merece destacar o desempenho positivo do negócio de carga do Grupo, que soube aproveitar de forma eficaz a oportunidade de importação de equipamentos e consumíveis de área médica e sanitária. Esta área de negócio não foi nada afetada pela Pandemia, apresentando crescimento significativo do seu negócio.
Como responsável financeira do Grupo este momento que vivemos é o maior desafio de sempre. Nunca ninguém está preparado para atuar numa crise desta magnitude. Porém, esta é a oportunidade para uma mudança estrutural que sempre ansiamos, mas que em momentos em que o negócio existe não se tem coragem de avançar.

Comparativamente a tempos “normais”, sentiram neste período uma maior dificuldade em angariar clientes? Qual foi a estratégia que foi e é predominante na Viagens Abreu de forma a que os mesmos sintam confiança e segurança: características que hoje são, mais do que nunca, levadas em conta?
Viagens Abreu, S.A. (Agência Abreu) labora desde 1840, sendo por isso a agência de viagens mais antiga do mundo em operação, e além disso a de maior dimensão em Portugal. Os capitais da empresa são integralmente portugueses. Por coincidência do destino, neste ano de 2020 completa precisamente 180 anos de atividade.
Somos marca de confiança dos portugueses pelo 20.º ano consecutivo e, muito recentemente, fomos ainda distinguidos pelos World Travel Awards – também conhecidos como Óscares do Turismo – em três categorias: Melhor Agência de Viagens; Melhor Empresa de Recetivo Turístico; Melhor Agência de Viagens Online. Este reconhecimento, num cenário difícil como este, é motivo de orgulho para todos os nossos colaboradores que, no seu dia-a-dia, se esforçam por prestar o melhor serviço e promover a melhor experiência ao nosso cliente.
A Agência Abreu tem hoje um know-how e uma implantação em vários mercados que levou décadas a construir e consolidar, e que considero ser muito difícil de substituir ou replicar. A empresa está estruturada em cima de uma engrenagem complexa de unidades de negócio e posições geográficas que interagem entre si, sustentada por um quadro de pessoal qualificado e continuamente formado.
Numa organização como esta, o cenário de crise tem de ser encarado como uma oportunidade. Não há dúvida de que perante a incerteza e a insegurança que existe, se o cliente quer viajar, a Agência Abreu é aquela que dará garantias de prestar o serviço, o fazer com qualidade e que, em caso de problemas no destino, os mesmos serão de imediato resolvidos.
É de salientar a grande capacidade de ação desta estrutura nos repatriamentos quando toda esta crise eclodiu e tínhamos clientes a viajar em todo o Mundo.

Seja em qual profissão for, para o futuro, que ambições ainda tem por concretizar? Que planos tem projetados?
Quando estamos a apostar numa carreira, num negócio em específico, a ambição passa sempre por chegar aos lugares de topo e contribuir para criar um ambiente de inovação e transformação em todas as empresas e equipas em que colabore. Claro que para isto é necessário dispor de determinadas características (soft skills) que continuo a desenvolver e ter a capacidade de gerir as emoções em contextos disruptivos, onde para isso achei essencial ter o acompanhamento de um business coaching no sentido de fortalecer a capacidade de decisão e desenvolver a escuta ativa. Além de uma pós-graduação na Faculdade de Economia do Porto e outra na Porto Business School, que já realizei, e da formação no INSEAD que estou a frequentar, ambiciono ter a oportunidade de realizar um MBA executivo, a nível internacional.