Início Atualidade “A ESTRATÉGIA TEM SIDO DAR RESPOSTA ÀS NECESSIDADES DOS NOSSOS CLIENTES”

“A ESTRATÉGIA TEM SIDO DAR RESPOSTA ÀS NECESSIDADES DOS NOSSOS CLIENTES”

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“A ESTRATÉGIA TEM SIDO DAR RESPOSTA ÀS NECESSIDADES DOS NOSSOS CLIENTES”

A missão da TMF Group é auxiliar empresas a operar, expandir e investir em múltiplas jurisdições. Quando foi edificada a empresa? Partiu de que necessidade?
A TMF Group foi fundada na Holanda em 1988. Hoje opera a partir de 125 escritórios em 83 países e emprega cerca de 7800 especialistas em contabilidade, processamento de salários, fiscalidade, juristas, secretariado corporativo, entre outros. Em Portugal, a TMF PT existe desde o início de 2018, ainda é recente. Nasceu pelo interesse mostrado por clientes estrangeiros em investir em Portugal e pela necessidade de clientes nacionais expandirem o seu negócio. Houve mercado e interesse na combinação dos serviços prestados pela TMF e temos vindo a responder às necessidades dos clientes.

Dado o alcance global da TMF Group, são uma organização mundial que junta os serviços corporativos essenciais para o sucesso de empresas. O que têm em comum os clientes TMF? Quais são as vantagens dos serviços da TMF Group?
São clientes globais, que procuram respostas globais, mas com o conhecimento específico que é dado pela equipa local. A vantagem da TMF Group é essa: descomplicar o mundo complexo em que vivem os nossos clientes e dar-lhes soluções adequadas, numa linguagem que facilmente identificam e reconhecem.

A TMF Group foi este ano novamente avaliada como uma das três principais provedoras de Folha de Pagamento Multi-País (FPM). Das 19 empresas avaliadas, foi a única a ser reconhecida tanto como “Líder” como “Star Performer”, pelo Everest Group – uma empresa independente de pesquisa e consultoria. Quais são os principais fatores que fomentam este sucesso?
A rede global de escritórios próprios da TMF Group – que permite oferecer soluções de folha de pagamento num vasto número de países – juntamente com suas conquistas chave de clientes, e o aumento no número de clientes na sua plataforma TMF Horizon são fatores decisivos.

Muitas foram as empresas que sofreram significativamente com as consequências impostas pela pandemia. É legítimo afirmar que a TMF Group continuou a expandir o seu negócio e a crescer dentro dos mais elevados padrões de qualidade, mesmo neste momento incerto?
É verdade que estamos todos a viver circunstâncias ímpares e desconhecidas. Não só em termos de gestão de equipas, mas em termos de acompanhamento dos clientes. Há uma grande incerteza quanto ao comportamento dos mercados, da economia e os clientes da TMF não são exceção. A TMF Group tem, no entanto, continuado a expandir o seu negócio. Se é verdade que os desafios que se colocam são maiores, também é verdade que é – normalmente – em momentos excecionais, que surgem oportunidades também excecionais, de mostrar aquilo que podemos fazer e o nosso papel diferenciador neste setor de atividade. Os clientes têm dado muito valor a este acompanhamento e sentem-se seguros com a TMF.

Devido ao enorme sucesso da TMF Group, é natural que os recursos humanos acompanhem o crescimento. A equipa tem sido o espelho do esforço contínuo e das conquistas da empresa? Qual tem sido a estratégia?
Sim, a equipa foi inexcedível no modo como se adaptou às novas exigências do trabalho a partir de casa, como acolheu novos colegas e como nunca descurou o seu trabalho (e as necessidades dos clientes). Os RH também sempre trouxeram a calma e serenidade desejáveis para dar segurança à equipa numa altura de pandemia, enquanto foram acompanhando os novos membros da equipa. Comecei como Country Leader em Portugal em abril de 2020 e éramos 14 na equipa. Vamos fechar o ano com 26 pessoas. A estratégia tem sido dar resposta às necessidades dos nossos clientes e à expansão da nossa rede de clientes, tendo sempre o bem-estar e segurança da equipa TMF em primeiro plano.

Em Portugal, aumentam as iniciativas de recrutamento. O objetivo passa também por expandir (ainda mais) o negócio no nosso país?
A TMF PT tem uma história (ainda) curta. Não atingimos o nível de maturidade que já existe noutras jurisdições. Não iremos apostar num crescimento desmedido e temos consciência das limitações do nosso mercado e das consequências negativas que a COVID-19 trará. No entanto sabemos que há muito para fazer e que ainda há potencial de crescimento. E queremos apostar nas pessoas certas para consolidar todos os serviços que prestamos, sempre a apostar na qualidade.

Considera que o ano de 2020 não só ficará marcado na história do mundo pela crise pandémica, como ficará na história da TMF PT como o ano em que expandiram a sua base de clientes em diferentes segmentos e geografias, o que permitiu que crescesse acima da média do mercado?
É inegável que a história do Mundo nunca se esquecerá desta pandemia, como não se esqueceu de todas as outras. 2020 ficará, inevitavelmente, com esta marca. Na TMF, foi um ano de organização e de crescimento (cerca de 30% relativamente ao ano passado). E não deixamos de nos orgulhar deste caminho, tendo em conta todas as vicissitudes com que todos fomos confrontados desde março deste ano.

Para o futuro, o que podemos esperar da parceira de negócios que é a TMF Group?
A TMF Group (e a TMF PT em particular) é uma parceira presente, preocupada com o seu cliente, que se envolve com os restantes parceiros dos clientes (advogados, bancos, notários, entre outros) e que partilha sucessos e derrotas com o cliente. Temos uma equipa dedicada, que não abrandou em tempos de pandemia e que não se desmotivou com as dificuldades acrescidas que a mesma veio trazer.