Início Atualidade FORTREVO: “O PARCEIRO IDEAL PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL”

FORTREVO: “O PARCEIRO IDEAL PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL”

0
FORTREVO: “O PARCEIRO IDEAL PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL”

A Olga dos Santos Duarte assume-se viver apaixonada por trabalho e pela construção de projetos de raiz, fortemente motivada por ajudar pessoas e negócios a alcançarem o sucesso. Queremos conhecê-la melhor. Quem é enquanto mulher e profissional?
Sou mulher, mãe, empresária, empreendedora. Sou realmente uma pessoa apaixonada pelo trabalho que faço, com uma família que me apoia incondicionalmente.
Sempre fui apaixonada por resolver problemas, focada em arranjar soluções. Vi mais tarde na área tecnológica um caminho que queria seguir, onde podia sentir-me realizada. Penso que pelo facto de ser engenheira de formação é com grande disciplina que encaro os desafios.
Enquanto profissional sempre batalhei pelos meus objetivos, e considero que um bom e verdadeiro líder é elevado pelas pessoas que o rodeiam e tem a capacidade de inspirar, motivar e ser o fio condutor que une toda a equipa.

Com um vasto percurso profissional, atualmente assume o cargo de CEO na ForTrevo – uma marca que oferece soluções out of the box e customizadas, com foco na qualidade e expertise para garantir a competitividade dos seus clientes no mercado, permitindo-lhes o máximo no que à transformação digital diz respeito. Como é estar à frente de uma empresa que se presta diariamente em ajudar a alcançar e concretizar as conquistas dos clientes?
É um sentimento de realização pessoal. Gosto de pensar que sou uma motivadora nata e dinâmica, saber que posso ajudar todos os dias os nossos clientes a alcançarem mais sucesso para o seu negócio.
É também uma responsabilidade acrescida de, com todo o gosto, ajudar a nossa equipa de talentosos profissionais a construir a sua carreira, a encontrar o seu caminho, dando-lhes a liberdade para que experimentem novos desafios e sintam sempre que mesmo estando a sair da zona de conforto a rede de segurança está assegurada. Sou da opinião de que empresas são compostas por pessoas, e eu acredito fortemente nas nossas.

Voltando a abordar as soluções “out of the box” que há pouco mencionei, para melhor entender, de que soluções estamos a falar? A ForTrevo rege-se essencialmente pela capacidade de uma inovação “à prova do futuro”? De que forma?
A ForTrevo constrói soluções que não se limitam aos pedidos apresentados. Observamos os nossos clientes nas suas rotinas diárias, adaptando o que nos é pedido às suas reais necessidades, indo mais além, propondo melhorias que muitas vezes não tinham sido anteriormente identificadas.
Podemos dizer que a inovação está presente na génese da ForTrevo tentando sempre desafiar-nos a nós próprios para conseguir mais e melhor.

A título pessoal, que caraterísticas diria serem fulcrais para se singrar no mundo dos negócios?
Algumas das caraterísticas que me movem e felizmente me ajudaram a chegar até aqui e que espero conseguir manter para o Futuro são: Foco, Perseverança, a vontade constante de querer fazer sempre mais e melhor, não desistir dos objetivos mesmo quando parecem cada vez mais longínquos, muito trabalho e dedicação, dar o meu melhor com orgulho e de cabeça erguida. É importante também construir e rodearmo-nos de uma equipa forte, coesa, motivada, que nos ajuda a encontrar soluções, que pensa connosco, que nos auxilia e a quem nós auxiliamos de volta.
Felizmente trabalho e convivo com pessoas que todos os dias me inspiram e fazem de mim um ser humano melhor, o que me faz acreditar que estou a abrir portas para um futuro de sucesso.

No dia 8 de março de 2021 assinalou-se o Dia Internacional da Mulher – uma data que reforça a solidariedade entre mulheres, na luta por objetivos comuns, sendo este um movimento que demonstra a sua poderosa força organizada. Quão importante é reconhecer este dia, onde não se pretende apenas comemorar, mas realizar conferências, debates e reuniões cuja finalidade é discutir o papel da mulher na sociedade?
Importantíssimo na minha opinião, uma vez que leva histórias reais de sucesso a serem partilhadas, o que permite motivar outras mulheres a arriscar sem medo, mesmo que nem sempre seja um caminho fácil.
As mulheres têm uma capacidade de liderança nata e extraordinária, que não deve ser ignorada, sendo por isso importante aproveitar datas comemorativas como esta para apelar à mudança de consciências e paradigmas que estão tão enraizados na nossa sociedade e que podem levar outras mulheres a pensar duas vezes antes de seguirem os seus objetivos.
Felizmente o facto de estar ao leme da empresa permite-me deixar a minha marca no mundo, por isso e em linha com o que defendo, na ForTrevo não existem diferenças pautadas por género.

Acredita que atualmente os desafios continuam a ser maiores quando é uma mulher a enveredar pelo mundo dos negócios bem como em cargos de liderança, como no caso da Olga dos Santos Duarte?
Apesar de acreditar, cabe-nos a nós mulheres, lutar pelo que queremos e não nos deixarmos demover por premissas que têm de ir sendo contrariadas. Desbravando caminho para um dia chegarmos a um mundo liderado de forma equitativa por homens e mulheres.
No mundo das tecnologias é ainda mais evidente a falta de presença feminina, em especial no que diz respeito a cargos de liderança. No entanto, e como disse, na ForTrevo não acontece. Premiamos a competência e o compromisso das pessoas independentemente do género.

Quais têm sido os pontos-chave ao longo do seu percurso, que lhe permitiram ser uma mulher/líder de sucesso?
Planear fortemente os objetivos que pretendo alcançar e lutar para os atingir, sem medo de falhar ou aversão ao risco.
Considero-me uma pessoa forte, determinada e ambiciosa (no bom sentido!), e que dificilmente se deixa demover das suas ideias e principalmente ideais.
A ética, transparência e profissionalismo têm caraterizado o meu caminho, o que me permitiu criar relações de confiança tanto ao nível profissional como pessoal.

Por fim, porque devemos escolher a ForTrevo para nossa parceira de negócio?
Pela qualidade, experiência, talento, entrega e profissionalismo das nossas pessoas, sendo estas algumas das caraterísticas chave da ForTrevo, que se revelam instrumentos fundamentais para uma relação de parceria que se pretende duradoura com todos os nossos clientes.
Acredito e confio fortemente nos nossos profissionais para estarem a meu lado naquele que será o caminho para o sucesso de todos e o futuro de uma empresa que só agora começou a sua jornada. Sem dúvida que se quer um aliado para o aconselhar e ajudar a concretizar a sua transformação digital, poderá e deverá pensar na ForTrevo.