Início Atualidade “O meu instrumento de navegação foi sempre a minha curiosidade”

“O meu instrumento de navegação foi sempre a minha curiosidade”

0
“O meu instrumento de navegação foi sempre a minha curiosidade”

A Joana Ester Paupério afirma ser uma consultora de negócios comprometida, dinâmica e com uma visão estratégica inigualável. O que nos pode contar sobre a sua história – história essa que a levou a ser uma profissional bem-sucedida?

Interessante pensar sobre essa perspectiva. Há efectivamente uma linha de coerência nas várias cenas e actos da minha história e, mesmo que inicialmente tenha sido inconsciente, o meu instrumento de navegação foi sempre a minha curiosidade, a vontade de aprender para poder transformar e assim contribuir para melhorar; para deixar os negócios, as equipas, eu própria, melhor do que estavam antes. Em retrospetiva sinto que até tomar consciência deste meu processo, houve situações em que me esforcei demasiado, senti-me até inadequada, tal era a vontade de corresponder ao padrão de excelência que imaginei deveria espelhar. Eu sempre tive espírito de guerreira, um forte sentido de missão, e visão do valor potencial em cada oportunidade que persegui, por isso sempre fui muito assertiva e resoluta nas minhas escolhas. O amor da minha Família foi determinante, pois sempre incentivaram a minha curiosidade e independência, e desde criança tive liberdade para expor os meus pontos de vista, ser ouvida e, consequentemente, ser responsável pelas minhas escolhas.

Em resumo, a minha resiliência e poder de decisão foram sempre consequência de uma visão; uma visão do potencial, das várias dimensões e caminhos para lá chegar, e da confiança no valor e talento que posso aportar. O que aprendi no processo é que para que o potencial se execute, há que haver consciência: consciência do nosso propósito, dos nossos valores vitais, e do valor dos talentos que aportamos, pois só assim poderemos sentir-nos livres, autênticos e únicos, e encontrar os parceiros e os desafios certos, e viver uma vida “liquida”, fluida.

Atualmente, e desde 2017, é Founding Partner da Fortify Biz – uma marca cuja missão é ajudar pessoas e empresas, desde startups a mercados de consumo, a impulsionar os seus negócios. Assim, que serviços oferecem a quem vos procura?

Na Fortify Biz oferecemos a oportunidade de olhar para os negócios de uma forma holística – privilegiamos a visão global, a evolução criativa. Sabemos por experiência que o “todo” é maior que a soma das partes e por isso temos como primeira missão combinar, e muitas vezes “extrair”, as várias perspetivas para assegurar que há uma “vista”, um propósito, uma necessidade, uma base sustentada onde ancorar linhas estratégicas. A partir desta base, é construído colaborativamente o processo, que naturalmente é customizado em função dos recursos e necessidades do Cliente ou Projeto pois apenas havendo simbiose se conseguem resultados sustentados.

Lealdade, paixão, liberdade e confiança são os valores que marcam a presença da Fortify Biz no mercado. Podemos afirmar que é, através destes mesmos valores, que desenvolve e concretiza a sua atividade, dia após dia? Quão importante é colocar em prática e transmitir estas características?

Sim, definitivamente. Como referi anteriormente, há valores vitais que nos são intrínsecos, e só podemos dar o nosso melhor quando os respeitamos: temos de dar aos outros aquilo que queremos receber, na mesma medida. Ao longo do meu percurso, tendo vivido em vários Países e lidado com diferentes culturas, encontrei sempre sucesso na mesma proporção em que me apresentei tal como sou. Tantas vezes somos postos à prova, lidamos com situações que nos fazem sentir pressionados, às vezes até temos a ilusão de que estamos encurralados, mas a verdade é que temos sempre escolha, é nas alturas de maior desconforto que devemos parar e observar, e respeitar a nossa integridade.

Que mais-valias traz esta responsabilidade de liderar e ajudar os mais variados negócios a atingirem os seus objetivos à sua auto motivação? Como caracteriza o estímulo diário que a leva a fazer mais e melhor?

A amplitude, melhoria contínua, a revitalização, o poder contribuir para a estabilidade e segurança perante a incerteza. A diversidade de pessoas, de desafios são uma força motriz que me estimula a fazer o que mais gosto, aprender, investigar, encontrar novas soluções, ligar pontos e recursos.

Pessoal e profissionalmente, o que ambiciona ainda alcançar? Que marca gostaria de deixar no mundo?

Recriar modelos de negócio mais humanizados, inspirar outros a viver fiéis à sua essência, a gostar de gostar, a respeitar o legado.