Iniciativas da Mercadona reconhecidas entre as grandes Inovações no Consumo em 2022 pelo Institut Cerdà

O Institut Cerdà divulgou esta manhã, durante a celebração da sua sexta edição do Observatório de Inovação em Grande Consumo em Espanha, que decorreu no Ministério da Ciência e Inovação, as inovações do setor em 2022.

Data:

Entre elas, destacou a aplicação interna da Mercadona como inovação nos processos, denominada DPP, capaz de determinar os custos e a rentabilidade de cada produto, a nível unitário, em todas as etapas da sua cadeia de montagem e facilitando a tomada de decisões de custos acertadas.

O objetivo desta aplicação, desenvolvida internamente pela empresa e que representou um investimento de mais de cinco milhões de euros, é  otimizar os seus processos para se adaptar de forma ágil e flexível, à incerteza do contexto atual caracterizado pelo aumento do preço  da  energia, dos transportes e das matérias-primas (entre outros); tornando compatível a poupança de custos com as melhorias de qualidade em cada produto. Graças  ao uso desta ferramenta, até à data, a empresa conseguiu poupar mais de 150 milhões de euros.

Além disso, também foi reconhecido como uma inovação de produto o sistema de abertura fácil que a empresa, em colaboração com o Fornecedor Totaler Prosol, incorporou no opérculo do café solúvel Hacendado (Clássico, Descafeinado e Espresso Creme).

Graças a esta nova embalagem, o consumidor pode facilmente abrir o produto pressionando a mesma tampa, evitando assim a utilização de utensílios adicionais, como colheres. Esta nova forma, que agiliza e simplifica o processo de abertura, permite manter o sabor e o aroma do café.

 Modelo de coinovação  da Mercadona

Para a Mercadona, a satisfação do “Chefe” (Cliente)  é o ponto fundamental da sua atividade e coloca-o sempre no centro das suas decisões. Para isso, existe uma cultura corporativa baseada na excelência do serviço e na melhoria contínua da qualidade que impulsiona a inovação em toda a empresa.

Além disso, dispõe de um Modelo de Coinovação pioneiro no qual trabalha, desde 2011, através da sua Estratégia Avental: partilhando com os clientes experiências e hábitos de consumo de alimentação e bebidas, limpeza do lar, higiene pessoal e cuidado dos animais de estimação, para os transmitir depois aos fornecedores e impulsionar uma colaboração direta para melhorar a qualidade e desenvolver novos produtos.

A empresa conta com uma rede de  22 centros de coinovação em Portugal e Espanha, cujas instalações se dedicam à inovação, promovendo a melhoria contínua nos processos e produtos, estudando as necessidades e desejos dos clientes para lhes oferecer, de forma ágil, as melhores soluções, num contexto cada vez mais em mudança.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 130

Popular

Mais Artigos deste tipo

Rock in Rio Lisboa disponibiliza horários dos concertos

A edição comemorativa dos 20 anos do Rock in...

UNIR continua a receber centenas de reclamações

Lançada a 1 de dezembro de 2023, a UNIR...

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

Os ciberataques tornaram-se uma ameaça real para a estabilidade...