Início Atualidade Livraria Lello – “114 anos depois vivemos hoje como se fosse amanhã”

Livraria Lello – “114 anos depois vivemos hoje como se fosse amanhã”

Livraria Lello – “114 anos depois vivemos hoje como se fosse amanhã”

A próxima segunda feira, 13, é dia de felicidade. No próximo dia 13 de janeiro a Livraria Lello celebra 114 anos de entrega ao Livro, ao seus Autores e Leitores e à Cidade Literária que é o Porto.

Fazemo-lo com a consciência que temos sabido devolver, nos últimos anos, uma livraria histórica à cidade e ao mundo, requalificando o seu exterior e interior e qualificando a experiência patrimonial e cultural de todos os que vivem e visitam o núcleo central do Porto. Nos últimos 5 anos multiplicámos por 7 o nº de pessoas que pertencem à família que, todos os dias, abre a Livraria Lello ao Mundo. Multiplicámos muitas vezes a riqueza criada em torno do Livro porque vendemos muitos mais livros a todos os que entram na mais bela livraria do Mundo, agora restaurada no seu património material e imaterial.

Somos, assim, uma livraria por inteiro – somos a livraria que mais livros vende, que mais exporta literatura nacional, que mais edita em nome próprio -, e somos também um qualificado ícone turístico e um ativíssimo espaço cultural.

Sonhamos alto, e todos os dias corremos atrás da concretização desses sonhos. E, por isso mesmo, vamos continuar a correr atrás de novos e ainda mais altos sonhos. Sonhos que partilharemos com todos na próxima segunda feira, dia 13 de janeiro, na
nossa Livraria Lello, a partir das 10:30.

O sonho de cuidarmos de todos os Livros, investindo quase meio milhão de euros na aquisição de quatro dezenas de livros antigos, raros e primeiras edições. O sonho de cuidarmos do “nosso” Livro nacional, “Os Lusíadas”, dando-lhe nova vida na forma de um novo canto a ser vivido, entre 2020 e 2022, por Afonso Reis Cabral (prémio Leya 2014 e prémio José Saramago 2019), à volta do mesmo globo de
transumância lusitana que Luís Vaz de Camões nos cantou há quase meio milénio atrás.

O sonho de cuidarmos daquele que é e será sempre um dos “Livros do Porto”, cenário e destino do “Amor de Perdição”, de Camilo Castelo Branco que, em 2020, regressa, vindo do outro lado do Atlântico, à cidade onde foi escrito (exatamente do outro lado da
rua) e onde o seu Autor eterno repousa para sempre.

O sonho ainda de cuidarmos do que é nosso e tem inegável valor, seja um edifício e um património de valor único como é o, agora ainda mais nosso, Teatro Sá da Bandeira; seja alguém que ergueu o pensamento de Portugal e dos Portugueses como edifício da contemporaneidade nacional, através da preparação da segunda edição de um dos mais valiosos prémios literários privados da Europa, o Prémio Livraria Lello – Eduardo Lourenço, atribuído ao próprio na sua edição inaugural, em 2019.

Celebraremos todas estas conquistas, do passado e os sonhos do futuro próximo, ao sabor e na forma da Escultura “A Doçura dos Livros” (que é também Bolo de Aniversário), de Pedro Cabrita Reis, para a Livraria Lello.

Esperamos por si para lhe contarmos todas estas histórias, e muitas outras, às 10h30, na sua Livraria Lello, uma Livraria Feliz por celebrar 114 anos consigo no coração.