Início Atualidade “O NOSSO OBJETIVO É TORNARMO-NOS UMA DAS EMPRESAS DE REFERÊNCIA DO MERCADO”

“O NOSSO OBJETIVO É TORNARMO-NOS UMA DAS EMPRESAS DE REFERÊNCIA DO MERCADO”

“O NOSSO OBJETIVO É TORNARMO-NOS UMA DAS EMPRESAS DE REFERÊNCIA DO MERCADO”
MAFALDA MAIA SÊCO

Quem são e que tipo de serviços o grupo IV Solutions fornece no segmento do Real Estate? 

O grupo IV Solutions nasceu há cerca de uma década no mercado espanhol para fazer face às necessidades do mercado de avaliações imobiliárias em otimizar e automatizar a avaliação de carteiras massivas. Com o crescimento do negócio, houve a necessidade de segmentar a atividade em quatro grandes áreas:

– IV Instituto de Valoraciones/ IV Avaliações – área de negócio que fornece todo o serviço de avaliação e consultoria, sendo este o core business da empresa. Destacam-se aqui alguns dos principais serviços nesta área:

  1. Avaliações e Consultoria – realizamos avaliações imobiliárias de qualquer imóvel para qualquer finalidade, advisory e estudos de mercado imobiliário a nível nacional e internacional. Realizamos avaliações do tipo Desktop, Drive-by e Drive-in de imóveis destinados a habitação, comércio, indústria, assim como de ativos mais complexos como terrenos (rústicos com ou sem exploração agrícola, urbanos ou mistos), edifícios de escritórios, plataformas logísticas e imóveis com exploração económica, como campos de golf, hotéis, postos de combustíveis, pedreiras, herdades com rendimento fundiário, entre outros.
  2. Serviços Técnicos – Consultoria de Custos, Peritagens, Project Management e Certificações energéticas – PQI e PQII, gestão de ativos, Due Diligênce Técnica (Juridica, Urbanística, Técnica ou Económica e/ou Acompanhamento de Obra).
  3. Serviços Digitais – Avaliações AVM (Automated Valuation Model) com representação gráfica e análise de carteiras através do nosso software SMARTA.
  4. Avaliações Especiais – avaliação de intangíveis, bens móveis, obras de arte, joias e objetos valiosos.

Contamos com uma equipa interna e externa multidisciplinar de arquitetos, técnicos, engenheiros e economistas, distribuídos por todo o território nacional com elevado know-how.

– IV Property – Soluções de comercialização de imóveis à medida para investidores, entidades financeiras, promotores e particulares. O grupo IV encontra-se especializado na comercialização de empreendimentos de gama alta. O nosso serviço contempla um escritório de venda com andar modelo junto ao empreendimento, consultores especializados, logística, tecnologia, marketing e atenção personalizada de venda e pós-venda. Ao contratar este serviço oferecemos a incorporação da promoção a comercializar na plataforma Vitrio VR – tecnologia especializada na realidade virtual aplicada ao setor imobiliário.

– IV Proptech – área de negócio responsável pela manutenção dos sistemas e pela constante inovação. Este departamento vai dando resposta às exigências dos nossos departamentos técnicos e comerciais permitindo ao grupo ter sempre as melhores soluções tecnológicas na área do Real Estate.

– Centros de Inovação – Centros de coworking em Espanha onde as startup`s e pequenas empresas podem desenvolver os seus projetos mais ambiciosos e onde lhes são oferecidas as melhores condições para tal.

A nossa missão é proporcionar um serviço de excelência aos clientes com uma maior transparência, dinâmica e rapidez, aliando todo o know-how e conhecimentos do mercado imobiliário com os softwares que a empresa tem ao seu dispor.

A IV surge em Portugal porque considera que o modelo tradicional de sociedade de avaliação imobiliária se deve adaptar aos novos desafios do setor? Que desafios são estes?

O paradigma na área das avaliações imobiliárias tem apresentado profundas alterações nos últimos anos, que culminaram numa maior exigência para todos os seus intervenientes. Atualmente existe uma regulamentação mais exigente que obriga a um relatório de avaliação mais completo não só em conteúdo, mas também na sua estrutura. Assim, o avaliador imobiliário além de determinar o valor de mercado do imóvel, tem de realizar um levantamento do estado de conservação do mesmo, da envolvente, das patologias e aferir o custo associado (CAPEX ou OPEX – dependendo das circunstâncias), assim como efetuar uma análise macro e microeconómica do país e sociodemográfica da zona. Em paralelo, os prazos de entrega são cada vez mais curtos com honorários cada vez mais baixos. Por este motivo, as empresas têm de arranjar alternativas para mitigar os erros e otimizar todo o processo de avaliação tornando-o o mais autónomo e eficiente possível. Para ultrapassar este desafio, o Grupo IV desenvolveu internamente dois sistemas:

– IV Force – portal de avaliações que gere todo o processo de avaliações imobiliárias, onde se pode analisar os processos ativos, cancelados e concluídos. Neste portal é possível gerir SLA`s (Service Level Agreement), incidências, visitas e fazer toda a comunicação com os técnicos/empresas externas, assim como a faturação. Este sistema é o nosso aliado para coordenarmos todos os nossos processos internamente, facilitando a comunicação com a nossa rede de peritos externos.

– SMARTA – sistema de avaliação AVM (Automated Valuation Model) que realiza avaliações de carteiras de imóveis de maneira individualizada e determina os tempos médios de comercialização por imóvel. Este sistema também realiza estudos de mercado, georreferência todos os imóveis no mapa e gera automaticamente gráficos da carteira para uma melhor análise e tomadas de decisão. Atualmente a nossa área de Proptech encontra-se a desenvolver um sistema de leitura das cadernetas prediais para levantamento de toda a informação relevante para procedermos de forma automatizada às avaliações AVM.

Além destas duas ferramentas, o grupo desenvolveu um portal imobiliário – Vitrio Virtual Reality – que permite pesquisar a sua casa de sonho sem se deslocar do conforto da sua habitação através de vistas de realidade virtual.

Que peso tem a IV Solutions no mercado imobiliário português?

A IV Avaliações, filial portuguesa do grupo IV, entrou no mercado imobiliário português há cerca de dois anos através das avaliações AVM, tendo realizado alguns projetos nesta área com algumas instituições bancárias e empresas de recuperação de crédito. Em meados de 2019 ficamos devidamente certificados pela CMVM como peritos avaliadores imobiliários. Desde então, encontramo-nos a colaborar ativamente com algumas instituições financeiras, assim como empresas de recuperação de crédito e institucionais. Paralelamente, estamos a trabalhar ativamente para captar novos clientes como Fundos de Investimentos imobiliários, seguradoras e investidores. Estamos orgulhosos e confiantes quanto ao trabalho desenvolvido no território português, sendo o nosso objetivo tornarmo-nos uma das empresas de referência do mercado, reconhecida pelo seu serviço de excelência e preocupação constante em se adaptar às necessidades do cliente.

Com um capital privado sem participação pública, considera que esta independência em todas as vossas áreas de negócio, vos permite trabalhar de forma autónoma e focada em cada cliente?

Conforme refere a regulamentação da CMVM, mais especificamente, a lei nº 153/2015, o perito avaliador de imóveis individual ou coletivo deve atuar de acordo com padrões de ética, idoneidade, independência e ausência de conflitos de interesse. O grupo ao ser participado exclusivamente por capital privado, possibilita trabalhar de forma autónoma e de acordo com os padrões exigidos pela lei que rege esta atividade, focando-nos no mais importante – fornecer ao cliente um trabalho de excelência totalmente independente e idóneo.

De que forma é que proporcionam aos vossos clientes os melhores resultados para potenciar a sua capacidade na tomada de decisões com clareza e confiança?

O grupo IV rege-se por um conjunto de valores e competências que se foram consolidando ao longo dos anos no seio das nossas equipas.

Estas equipas incorporam e refletem anos de experiência e um elevado know-how tanto local como internacional, oferecendo uma amplitude de serviços que permitem criar soluções personalizadas para cada cliente, surgindo como resultado um “produto” claro e objetivo, que simplifica a tomada de decisão.

Uma vez que vivemos num mundo em constante mudança no qual a tecnologia desempenha um papel essencial, de que forma é que a IV Solutions se compromete a estar sempre numa constante evolução para poder gerar experiências e vínculos com os seus clientes?

A inovação sempre foi um dos pilares mais importantes do grupo, que é líder em desenvolvimento de software na área de Real Estate, sendo essa filosofia uma constante no interior do grupo. Estamos continuamente a investigar e desenvolver novos sistemas inteligentes e automatizados que agilizem e melhorem os processos de todas as áreas de atuação no setor imobiliário através da nossa área de negócio IV Proptech. Recentemente e como reconhecimento deste nosso compromisso na inovação, o nosso CEO, Jesus Rodrigues Estrada, fará parte do júri dos Prémios Europeus de Startup & PropThec House – The European of Nacional Networks – https://www.proptechhouse.eu/. Com esta participação poderão criar-se sinergias para desenvolvermos mais projetos inovadores de maneira a estarmos sempre na vanguarda da tecnologia.

Considera que a aposta pela inovação e tecnologia, através das ferramentas exclusivas (Smarta, Vitrio Virtual Reality e I+D), ajuda a IV a desenvolver as melhores soluções tecnológicas? Como?

Acreditamos que a inovação permite simplificar processos tornando a atividade mais ágil e clara, estando por isso o Grupo IV na vanguarda da tecnologia e sendo pioneira em alguns destes softwares. Quando os clientes nos procuram recorrentemente para criarmos soluções para os seus problemas, através dos nossos sistemas informáticos, é um excelente indício do sucesso e da eficácia das nossas ferramentas.

As soluções de comercialização de imóveis à medida para investidores, entidades financeiras, promotores e particulares, que oferecem aos vossos clientes, vai continuar a ser uma das apostas da IV para 2020?

Em Espanha a área de IV Property encontra-se consolidada, tendo já no nosso portfolio a comercialização/promoção com grande sucesso de diversos empreendimentos de luxo para promotoras de referência espanholas. Em Portugal estamos em fase de negociação com empresas promotoras para se replicar o mesmo modelo de negócio. O grupo já tem o know-how e as ferramentas necessárias para desenvolver esta atividade em território nacional, encontrando-se a avaliar oportunidades de negócio, que garantam um crescimento sustentável alinhado com os valores do grupo IV.