Início Pontos de Vista no Feminino “QUE CADA MULHER SEJA DONA DA SUA AMBIÇÃO”

“QUE CADA MULHER SEJA DONA DA SUA AMBIÇÃO”

“QUE CADA MULHER SEJA DONA  DA SUA AMBIÇÃO”

Instituição de excelência, o Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde (CEIDSS) tem vindo a promover um serviço de relevância no domínio do estudo, da investigação e intervenção social e de saúde. Antes de tudo, como podemos caraterizar o percurso da organização e como tem a mesma vindo a preconizar um serviço alinhado com as políticas da saúde em Portugal?

O CEIDSS é uma instituição experiente e dinâmica ainda que jovem, que conta com pouco mais de uma década de atividade centrada nos aspetos sociais e nas desigualdades em saúde em projetos científicos na área da malnutrição infantil, onde se inclui a obesidade a doença mais prevalente na infância. Gosto de pensar que temos dado um contributo importante nesta matéria. A nossa missão desenvolve-se em associação às Instituições nacionais e internacionais mais relevantes na área da Saúde. Estamos atentos às prioridades da saúde e respondemos colaborando para construção de políticas de saúde mais ajustadas, em Portugal.

O que tem significado para si ser a Líder do Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde (CEIDSS)? De que forma é que esta “aventura” a mudou enquanto pessoa e profissional?

Uma aventura que não realizo sozinha. É uma jornada feliz que só é possível com uma equipa (de mulheres jovens e todas nutricionistas) que me ajuda a procurar a perfeição. É uma ambição que construo em conjunto, mas que se reflete em mim de forma muito positiva. Como em tudo na vida, as barreiras que vamos ultrapassando dão-nos experiência, maturidade e somos melhores pessoas porque devolvemos aos outros a nossa atenção, o nosso conhecimento e trabalho.

Como é a Ana Rito enquanto líder e enquanto promotora para levar e elevar este projeto para a frente e para outros rumos?

Creio que a soma de experiências pessoais e profissionais de quatro países (Portugal, Inglaterra, Brasil e Dinamarca) sendo liderada por pessoas, principalmente grandes mulheres de todos os níveis, culturas e disciplinas, tem contribuído muito para o meu crescimento como mulher, como profissional e como líder. Construo-me através das competências de todos que contribuem para o sucesso do CEIDSS e dos seus projetos. Gosto de desafios e não me canso.  O nosso publico alvo são crianças e jovens e isso obriga-me a estar atenta às novas tendências. O mundo é diferente agora, há problemas hoje na equação que não pensávamos antes, como questões relacionadas com as alterações climáticas, a sustentabilidade, a influencia do marketing alimentar, as redes sociais. Pelo que me obrigo a fazer mais perguntas, a ouvir, participar, a definir e redefinir rapidamente a meta e estratégias para a alcançar.  Tenho segurança e não tenho receio de avançar. Sei que consigo hoje ver o quadro mais alargado e isso facilita a orientação dos que seguem comigo

Enquanto Mulher, que significado tem para si assumir a pasta da Direção do CEIDSS? Olhando para o panorama global, sente que hoje existem mais oportunidades para as Mulheres chegarem a funções e cargos de liderança? O que mudou ou o que ainda falta mudar?

Ser mulher no mundo de trabalho é um desafio constante, mas não é um mau desafio. Aprendi a tirar partido da sensibilidade feminina, do olhar mais cuidado, do brilho e visão mais apurada, mais organizada e sistemática da vida equilibrando-a com a ciência. Trabalhamos com comunidades onde há muita desigualdade social e é difícil ficar indiferente. Hoje já é reconhecido o papel importante da Mulher em cargos de liderança, embora saiba que a nossa escada tem sempre mais uns degraus e o nosso caminho é sempre mais difícil e às vezes mais sinuoso, mas somos capazes de o subir com elegância e astúcia.

O que podemos continuar a esperar de si e do CEIDSS para 2020?

De mim sempre a mesma dedicação e curiosidade. É muito gratificante pensarmos que desde 2008, quando começamos com um projeto (o MUN-SI) em alguns municípios, chegamos a 2020, como uma Organização que já atingiu mais de 20 000 crianças em parceria com Instituições portuguesas e do resto da Europa, sempre mantendo o mesmo grau de exigência. Passaram pelo CEIDSS mais de 50 nutricionistas. Quero poder continuar a trabalhar com equipas multidisciplinares com pessoas de várias gerações e vários países que por si só é uma aprendizagem pessoal e profissional muito enriquecedora. Mas temos ainda muito que fazer.

O Dia Internacional da Mulher comemorou-se no dia 8 de março. Que mensagem lhe apraz deixar sobre esta efeméride?

Que o dia relembre a todas as Mulheres o seu valor. Que cada mulher acredite em si mesma, que sejamos donas da nossa própria ambição de vida e aproveitemos todas as experiências, oportunidades profissionais e críticas/orientações de quem respeitamos, como aprendizagens para sermos sempre melhor. Sem receios e com determinação. ▪