A rápida disseminação do COVID-19, uma nova estirpe do Coronavírus, deu origem a uma crise global de saúde pública que está presente nos nossos dias e virou o mundo do avesso. Da noite para o dia, este vírus mudou as nossas rotinas e a maneira como trabalhamos, bem como a forma como comunicamos com amigos e familiares, enquanto lidamos com as doenças e até com a perda de pessoas próximas. Mas como chegámos a esta situação? O que podemos aprender agora com cientistas e especialistas da área?

Para conhecer em profundidade todos os detalhes sobre a expansão desse vírus, o Discovery estreia no sábado, 4 de abril, a partir das 21 horas, ‘Pandemia: COVID-19’, um documentário especial em que cientistas e especialistas internacionais partilharão as suas pesquisas mais recentes com os telespectadores para oferecer uma visão aprofundada desta pandemia global e que contará com o testemunho de pessoas que enfrentam o Coronavírus na linha de frente, nos Estados Unidos da América.

 

 

PANDEMIA: COVID-19” (SÁBADO, 04 DE ABRIL, 21:00)

Um estudo publicado na revista científica Nature aponta para a origem animal do Coronavírus, que contém componentes muito semelhantes aos vírus que desenvolvem espécies como morcegos e pangolins. Há muitas notícias de que o COVID-19 transitou de animais para humanos num mercado em Wuhan, China. Mas como aconteceu isso? O documentário ‘Pandemia: COVID-19’ dará novas informações sobre o vírus que assombra todo o planeta e dados sobre o seu tratamento e transmissão, bem como os pontos que intrigaram os médicos e cientistas que encontraram doentes infetados pela primeira vez, por Coronavírus.

O que diferencia esta produção internacional do Discovery é a abordagem equilibrada que oferece, graças à participação de cientistas e especialistas na área. Os telespectadores poderão ouvir os principais especialistas médicos na linha de frente, e funcionários do Governo e doentes, que darão testemunhos em primeira mão. Além disso, os especialistas revelarão por que o COVID-19 é único e explicarão as razões pelas quais o mundo não estava preparado para isso, além de refletir sobre as ações que poderiam ter sido tomadas para conter a sua disseminação. Desta forma, durante mais de uma hora, este especial lançará uma luz sobre aqueles que lideram a luta para encontrar respostas, bem como uma possível cura.

O documentário também examinará como numa questão de semanas este vírus se espalhou pelo mundo, afetando países como China, EUA e Itália em maior escala, onde se regista um elevado número de mortes e pessoas infectadas. ‘Pandemia: COVID-19’ viajará para os EUA para descobrir a origem do surto no país, bem como para perceber como a rápida disseminação na cidade de Seattle e a dramática e inesperada expansão nos Estados Unidos. Analisará ainda os efeitos das medidas drásticas tomadas em todo o país que afetam instituições, escolas e empresas num grande número de estados, que foram forçados a fechar as portas para evitar a transmissão.