Início Atualidade “Queremos que o nosso hóspede se sinta realmente especial”

“Queremos que o nosso hóspede se sinta realmente especial”

0
“Queremos que o nosso hóspede se sinta realmente especial”

Quando fomos conhecer o Solar Antigo Luxury Coimbra, não sabíamos ao que íamos, nem o que nos esperava. Mas depois do tour feito por paredes repletas de história, arte e cultura, acredite, estas palavras serão sempre parcas para descrever aquilo que conhecemos e sentimos, porque se existe espaço que nos coloca num patamar elevado e nos oferece sensações indescritíveis e maravilhosas, então tem de vir conhecer este local situado em pleno centro histórico de Coimbra, classificado como Património Mundial da Unesco. Não se esqueça, este é um local secular, elegante e único, repleto de charme e que fará a sua estadia inesquecível.
Mas vamos por partes, pois interessa compreender que existem em Portugal dois Solares Antigos, um na apelidada cidade dos estudantes, Coimbra e outro na Invicta, no Porto, mais concretamente junto ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, sendo que se ambos primam pela diferença e pela capacidade de criar um sentimento de magnitude, é também importante salientar que os visitantes e turistas que procuram ambos, são distintos, até porque em Coimbra o visitante procura mais lazer, enquanto que no Porto essa demanda é realizada por pessoas que procuram uma boa cama para algumas boas horas de sono, ou seja, um cliente de cariz mais empresarial.
Para nos dar a conhecer um pouco mais destes espaços, a Revista Pontos de Vista esteve à conversa com Cátia Costa, Diretora do Solar Antigo Luxury Coimbra e do Solar Antigo Porto Aeroporto, e que personifica aquela célebre frase proferida por Confúcio, «Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida». Venha connosco nesta viagem e não se esqueça do que já dissemos… as palavras serão sempre exíguas e humildes para conseguir descrever o mergulho de emoções e sensações que temos ao entrar na soleira da porta do Solar Antigo Luxury Coimbra.

CONCEITO DIFUSO – ORIGINALIDADE E EXCELÊNCIA
Conhece o conceito Difuso? Assume-se como um género de alojamento aportado através de um conceito inovador de hospitalidade, tendo sido lançado há cerca de 40 anos, em Itália, tendo como fito a revitalização de pequenas aldeias e centros históricos que não estão no roteiro turístico habitual. Este tipo de alojamento está convertido em vários edifícios históricos numa pequena comunidade. Os quartos e as outras instalações são distribuídos em edifícios já existentes. “Este conceito foi trazido pelos proprietários de ambos os espaços e que ainda não se encontra muito desenvolvido em Portugal, mas que tem tido um enorme sucesso connosco, principalmente no espaço de Coimbra, pois é algo diferenciador e que consegue promover uma filosofia de maior proximidade com o cliente”, revela a nossa entrevistada, lembrando que este conceito oferece ainda aos turistas uma experiência de vida autêntica ao lado dos moradores, onde os mesmos podem experimentar a beleza do centro histórico de Coimbra, como um residente e não somente como um turista.
A beleza arquitetónica é algo que salta logo à vista mal entramos neste local, onde parece que reside uma espiritualidade sobranceira e apaziguadora, que nos permite respirar a pura essência daquela que foi a primeira capital de Portugal, Coimbra, uma cidade repleta de história, de arte e de cultura. “Também por isso os nossos quartos em Coimbra são completamente distintos do espaço do Porto, pois aqui mantivemos a traça original do nosso edifício e sabemos que o cliente que nos procura, quer lazer, quer cultura e história”, assume Cátia Costa.

O FUTURO É UMA INCÓGNITA, MAS NÃO SE PENSA EM DESISTIR
O mundo mudou. Hoje começa a ser comum ouvirmos esta frase, tudo pela pandemia da COVID-19 e que teve e tem tido um forte impacto em todos os quadrantes da sociedade, e que, naturalmente, afetou principalmente a dinâmica turística e hoteleira em Portugal e no mundo. O Solar Antigo não escapou a esse desígnio, realidade que se verificou imediatamente após a indicação de obrigatoriedade de confinamento, isto em março passado e que se refletiu num impacto muito negativo, tal como refere Cátia Costa. “Nos meses de março e abril tínhamos prevista uma taxa de ocupação a rondar os 80% e de repente ficamos com uma taxa de 5%, e que também foi cancelada porque foi tudo fechado”, afirma a nossa interlocutora, realçando que foi somente a partir de junho “que começamos a ter alguma procura. Quando saímos do confinamento, tivemos alguma procura, mas somente do visitante luso e mais ao nível dos fins de semana”, assume Cátia Costa, reconhecendo, contudo, que agora, no mês de julho, altura de reabertura do espaço aéreo, “começamos a ter uma afluência maior de turistas, sobretudo espanhóis e belgas”, revela.
Se no passado o amanhã não era certo, então hoje, com todas as incógnitas provocadas pela pandemia da COVID-19, tudo se tornou ainda mais incerto e não é possível fazer cogitações do que aí vem, principalmente a nível hoteleiro. “Não sabemos o dia de amanhã e o simples facto de Portugal estar na chamada lista negra de alguns países, provocou imediatamente cancelamentos”, salienta a nossa entrevistada, assegurando, contudo, que “continuaremos prontos para saber receber quem nos procura”.

DESINFEÇÃO – TECNOLOGIA DE VANGUARDA E INOVADORA
Os espaços do Porto e de Coimbra já se encontram munidos com o selo Clean & Safe, iniciativa criada pelo Turismo de Portugal e que distingue as empresas do setor do Turismo que cumpram as recomendações da Direção-Geral da Saúde para evitar a contaminação dos espaços com o novo coronavírus. Contudo, só isto não chega e mais uma vez primando pela diferença, a
diretora de ambos os espaços, a partir de junho, começou a notar que os visitantes estavam um pouco assustados “e faziam inúmeras questões sobre a segurança dos nossos espaços, a higienização e desinfeção, entre outros. Assim, em conjunto com os proprietários dos espaços, chegamos à conclusão que era fundamental criar essa tranquilidade e segurança no nosso hóspede e decidimos apostar em equipamentos de vanguarda e inovação, onde investimos em máquinas com produtos bactericidas que perpetuam uma desinfeção eficaz e fiável no domínio dos nossos pés”, revela Cátia Costa, lembrando que “não estamos a dar a devida atenção à permeabilidade dos nossos pés no que concerne ao transporte de bactérias e vírus.
Assim, além das proteções mais convencionais, como máscara, desinfetante para as mãos e acrílicos, a administração de ambos os espaços, apostou e investiu fortemente em equipamentos com tecnologia hospitalar, ou seja, usada em hospitais de topo a nível mundial, e que são munidos por vapor e lâmpadas Ultra Violeta, sendo os únicos espaços a possuir esta tecnologia em Portugal no que concerne a unidades hoteleiras, cenário que revela e bem a preocupação aqui existente com a segurança de todos os hóspedes. “É para isso que aqui estamos, ou seja, para proporcionar memórias e recordações inesquecíveis aos nossos hóspedes, sem nunca esquecer a sua segurança, pois é essencial que sintam cómodos e seguros quando nos escolhem e visitam”.

“SOMOS PEQUENOS, MAS BONS”
Mas o que é que marca a diferença quando vamos conhecer o Solar Antigo Luxury Coimbra e o Solar Antigo Porto Aeroporto? Se existe algo que ficamos a compreender quando fomos visitar os mesmos, passou pela excelência do tratamento dada a cada hóspede. Cada cliente é um cliente, que passa a amigo. Existe um tratamento humano e de proximidade, de preocupação com as vontades e desejos do visitante, quase de conhecimento daquilo que pretende. “Oferecemos, por exemplo, um bolo a aniversariantes, fazemos pequenos mimos para casais que fazem anos de casados, entre muitas outras coisas que marcam, sem qualquer dúvida, a diferença”; salienta Cátia Costa, assegurando que estes «mimos» são todos ofertas, “porque queremos que o nosso hóspede se sinta realmente especial. Somos pequenos, mas bons e marcamos sempre pela diferença, porque o nosso hóspede é o centro das nossas atenções, desde o momento em que entra até à sua saída. Ninguém sai daqui sem querer voltar porque as pessoas ficam mesmo felizes e nós ficamos orgulhosos de poder contribuir para o sorriso e felicidade de quem nos procura. As palavras não descrevem o que é ficar num dos nossos espaços, tanto no Solar Antigo Luxury Coimbra como no Solar Antigo Porto Aeroporto. Venham conhecer-nos e sejam felizes”, conclui a nossa entrevistada, Cátia Costa.