Início Atualidade O SEGREDO DE UMA LIDERANÇA? “MÉRITO, CONHECIMENTO E MÉTODO”

O SEGREDO DE UMA LIDERANÇA? “MÉRITO, CONHECIMENTO E MÉTODO”

0
O SEGREDO DE UMA LIDERANÇA? “MÉRITO, CONHECIMENTO E MÉTODO”

A Revista Pontos de Vista foi conhecer a António Marante e Matilde Ferreira, Sociedade de Advogados, também conhecida pela sua sigla “AMMF”, e conversou com um dos principais rostos da marca, Matilde Ferreira, Advogada e Sócia do escritório, localizado no Algarve, que nos deu a conhecer um pouco mais do seu trajeto, das conquistas que teve ao longo deste caminho na advocacia, desde que se formou em 1987, pela Universidade Católica do Porto, sem esquecer que o mais importante é continuar a manter a AMMF Sociedade de Advogados como uma referência no Algarve.
A jornada da nossa interlocutora em terras algarvias começou três anos após concluir a sua licenciatura. Foi em 1990 que Matilde Ferreira enveredou neste percurso, quando o Advogado António Marante “me convidou para trabalhar com ele”. A Advogada conta que, nesse mesmo ano, a sociedade foi formalmente constituída e, logo dois anos depois, foi convidada para ser sua sócia. “Foi um desejo concretizado”, afirma Matilde Ferreira, salientando que esta aventura tem sido extremamente gratificante, “pois faço o que gosto e tem-me permitido conhecer personalidades de enorme valia”.
E o que marca a diferença da AMMF Sociedade de Advogados? Interessa saber que a sociedade está presente em dois locais relevantes no Algarve: Albufeira (onde tem a sua sede) e Quinta do Lago. Operam essencialmente com clientes internacionais, sendo a maior parte de origem inglesa, alemã, holandesa, francesa e, mais recentemente, com o mercado Benelux (este último em franco crescimento na zona algarvia devido aos benefícios fiscais existentes). “O que marca a diferença quando escolhem a AMMF Sociedade de Advogados é a capacidade que temos em tratar e resolver pragmaticamente os assuntos do cliente, sem que ele precise de ter qualquer preocupação: estamos aqui para simplificar o seu quotidiano”, revela a nossa interlocutora, assumindo que a satisfação dos clientes é o grande veículo de publicidade da empresa. “Quando termino um processo, o mais importante é perceber que o cliente sentiu que connosco tudo foi simples e prático; isso dá-nos a motivação para continuar a fazer mais e melhor”, revela, assegurando que é primordial ter capacidade de inovação. “No escritório damos resposta a diversas valências. Considero que somos uma espécie de clínica geral em advocacia, onde temos de encontrar resposta para qualquer problema do cliente e, se não tivermos capacidade para algo, iremos procurar quem o faça, nunca deixando o cliente desprotegido”.

DEFENSORA DA ADVOCACIA PREVENTIVA
É importante salientar que a AMMF Sociedade de Advogados se encontra localizada numa zona com um mercado especial face ao resto do país, até porque, operando maioritariamente com clientes estrangeiros, a questão do conhecimento de línguas torna-se absolutamente essencial. A nossa entrevistada tem profundos conhecimentos de inglês e francês, mas são também relevantes as valências linguísticas do resto da sua equipa, que conta com um advogado alemão e um jurista holandês. “É essencial que o nosso cliente nos compreenda, até porque atuamos sempre com transparência e queremos transmitir confiança”, salienta Matilde Ferreira, que é uma acérrima apologista da denominada advocacia preventiva. “Quando estamos a trabalhar para o mercado internacional e dada a morosidade e paralisação dos tribunais, acredito que a melhor forma de defender os interesses dos nossos clientes é através dessa advocacia preventiva, em que nos antecipamos e prevenimos os problemas”, salienta a nossa entrevistada.

ADVOGADA DEDICADA A UM PROJETO
E como é ser uma líder, advogada e gestora de pessoas? Defensora da liderança pelo exemplo, Matilde Ferreira, que lidera cerca de 12 pessoas, assume-se como uma profissional que «veste a camisola», estando sempre disponível para as necessidades e exigências dos seus clientes. “Só assim podemos ter sucesso”, relata, assegurando que a tarefa de liderar pessoas não é (nem nunca foi) simples. “Naturalmente que se consegue, mas é importante compreender que numa equipa lidamos com personalidades distintas, o que implica uma constante capacidade de adaptação. Acredito que o verdadeiro líder tem de estar ao nível das pessoas, mas, quando necessário, deve assumir a sua posição de liderança, para conseguir visualizar o panorama global e geral do negócio, da sociedade e dos seus colaboradores”, esclarece a sócia da AMMF Sociedade de Advogados.

A BOA LIDERANÇA NÃO TEM GÉNERO
A terminar, Matilde Ferreira assume que nunca sentiu qualquer dificuldade no universo da advocacia por ser mulher e reconhece que, neste momento, a profissão está um pouco mais equilibrada no que concerne à existência de ambos os géneros. Mas haverá uma liderança feminina versus liderança masculina? “Não acredito de todo nisso. Para mim, o género não é determinante para uma liderança positiva. O que faz realmente a diferença é o mérito, o conhecimento e o método”, conclui a nossa interlocutora, com uma final nota de agradecimento: “A função do líder pode ser algo solitária nos momentos de gestão e tomada de decisões, mas é acompanhada das pessoas certas que me sinto grata e segura numa equipa extraordinariamente dedicada em seguir rumo ao nosso propósito comum: os interesses dos nossos clientes”.