Início Atualidade Festa do Jazz com transmissão em direto a partir do CCB em Lisboa

Festa do Jazz com transmissão em direto a partir do CCB em Lisboa

0
Festa do Jazz com transmissão em direto a partir do CCB em Lisboa

A organização refere que “face às condições atuais da pandemia, esta edição da Festa do Jazz não terá público presencial, porém todos os conteúdos serão disponibilizados gratuitamente nas plataformas da RTP Palco – todos os conteúdos Festa do Jazz 2020 estarão disponíveis nesta plataforma, além dos concertos serem transmitidos em direto”.

Desde a primeira edição a Festa do Jazz dedica-se a apoiar os músicos de jazz portugueses e este ano – principalmente este ano – a organização salienta que “esse apoio se torna ainda mais urgente e relevante devido às dificuldades que os técnicos, produtores, músicos e todos os envolvidos nesta área enfrentam”. Conforme as edições anteriores os concertos e outras atividades permitirão refletir sobre o momento que esta área da cultura vive atualmente, revelando assim “o melhor da música improvisada portuguesa”, mas não só. A 18.ª edição terá também, como habitualmente, o Encontro Nacional de Escolas, “permitindo que os jovens novos talentos do jazz nacional possam mostrar o seu trabalho e valor, integrados numa programação de excelência”.

A programação musical inclui atuações de, entre outros, Tomás Marques Quarteto, Andy Sheppard Quarteto, João Barradas a solo, Susana Santos Silva e Angélica Salvi, Sound of Desire (trio de Ricardo Toscano), Maria João e Carlos Bica e uma homenagem a Bernardo Sassetti, com a participação de João Mortágua (saxofone alto), João Pedro Coelho (piano), Carlos Barretto (contrabaixo) e Alexandre Frazão (bateria).

Nesta edição terão ainda especial atenção à solidariedade, tal como se lê no comunicado. “A Festa do Jazz 2020 associa-se ao Fundo de Solidariedade com a Cultura lançado pela Santa Casa, GDA, Audiogest e GEDIPE através da recolha de donativos, via website Associação Sons da Lusofonia, que revertem a 100% para o fundo”.