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FOR EXCELLENCE: PROMOVER VALOR

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FOR EXCELLENCE: PROMOVER VALOR

Edificada há cerca de quatro anos, a For Excellence, tem vindo a marcar a diferença numa vasta gama de serviços, como serviços de consultoria, coaching, auditoria e formação nas áreas da Segurança Alimentar, da Qualidade, da Segurança e Higiene no Trabalho, do Ambiente, da Responsabilidade Social, entre outros e o lema é sempre o mesmo. A satisfação total e completa dos seus clientes.
A Revista Pontos de Vista foi conhecer a marca e conversou com a mentora e fundadora do projeto, Aida Ferreira, CEO da For Excellence, e que nos deu a conhecer um pouco mais de uma entidade inovadora, dinâmica e que procura sempre ultrapassar os desafios impostos por quem procura os diversos serviços «made in» For Excellence.
E como tem sido esta verdadeira «aventura»? Segundo a nossa entrevistada, a marca hoje está bem alicerçada no mercado açoriano, “fruto da confiança que fomos criando com os nossos clientes, pois são sempre eles o nosso foco”, advoga Aida Ferreira, assegurando que o marketing realizado pela marca passa, acima de tudo, por essa mesma satisfação dos clientes, quase numa lógica de «passa a palavra» “e isso é algo que nos deixa satisfeitos e orgulhosos, pois significa que estamos a realizar um trabalho meritório e de enorme relevância”, salienta convicta a nossa entrevistada.

ADIAR PROJETOS, MAS NUNCA PARAR
Sendo a For Excellence uma entidade consciente da evolução das empresas, a marca procura constantemente formas de suprir as necessidades dos atuais e potenciais clientes, assumindo sempre a qualidade como pilar de gestão de forma a garantir a competitividade da empresa.
Conscientes da evolução das empresas e de forma a suprir as necessidades dos atuais e potenciais clientes, assumimos a Qualidade como uma ferramenta basilar de gestão de forma a assegurar a competitividade da empresa com uma política totalmente orientada para a completa satisfação dos clientes. Assim, existe sempre uma busca incessante por novos serviços, novas áreas que respondam às exigências e necessidades dos clientes e parceiros da marca. Foi precisamente seguindo essa lógica, que a For Excellence acrescentou o serviço de Coaching ao seu leque de serviços prestados, sendo que este conceito do Coaching surgiu na capacidade de “nos anteciparmos a alguma necessidade do mercado, porque importa referir que trabalhamos como um todo, ou seja, em equipa e temos de ser líderes ativos para conseguirmos implementar os projetos, liderando também as equipas da empresa e as equipas dos próprios clientes”, afirma a CEO da For Excellence, Aida Ferreira.
Desta forma, a entidade decidiu abraçar, corria o ano de 2018, uma área que nos Açores apresentava um vasto leque de lacunas e que necessitava de algo mais, que passava pela formação para os profissionais de saúde. “Demos esse passo dando início a ações de formação na área da Fisioterapia e tem sido um sucesso tremendo”, assume a nossa interlocutora, assegurando que em apenas cinco formações “acabamos por abranger um leque de cerca de 80% dos fisioterapeutas nos Açores, e isto em apenas um ano. Digo apenas um ano, porque neste ano, 2020, e fruto das condicionantes provocadas pela pandemia da COVID-19, apenas conseguimos realizar uma das diversas ações que tínhamos previstas”, salienta, esclarecendo este ponto. “Naturalmente que sofremos um vasto conjunto de contingências no ano corrente devido à situação pandémica, e, neste caso, de profissionais de saúde, os mesmos têm de estar completamente disponíveis para dar resposta à situação atual e não para ações de formação, algo que compreendemos perfeitamente e assim tivemos de colocar este projeto em stand by, embora sem nunca cessar a nossa atuação”, afirma. Mas poderia este projeto avançar seguindo moldes mais inovadores, ou seja, através do digital? Aida Ferreira acredita que este modelo mais tecnológico é completamente viável, mas no caso concreto dos profissionais de saúde, de fisioterapia, isso “torna-se mais complicado e não é aconselhável, até porque estamos a falar de fisioterapeutas e das técnicas dos mesmos e tem de ser efetivamente realizado de forma presencial e não digitalmente”.

A APOSTA NO UNIVERSO DIGITAL
A pandemia da COVID-19 afetou todos a nível mundial, criando diversas dificuldades e obstáculos e cabe assim às empresas ter essa capacidade de readaptação e renovação. A For Excellence disso não foi exceção, até porque alguns dos projetos pensados e delineados para este ano tiveram de ser colocados em stand by. Apesar de alguma frustração, Aida Ferreira compreende este novo normal, “até porque hoje, fruto destas contingências, perdemos a capacidade de decidir por nós, pois estamos sempre dependentes das decisões que possam vir a ser tomadas pelas autoridades vigentes e que podem influenciar ou não o que temos definido. Mas temos de compreender que toda e qualquer decisão é sempre por um bem comum e temos de ter capacidade de adaptação”.
Mas se a pandemia provocou dificuldades, não é menos verdade que este é um período de busca por novos meios, ferramentas e caminhos. A For Excellence apostou, portanto, numa dinâmica mais digital, de aposta na inovação e novas tecnologias e, por exemplo pela primeira vez, realizou auditorias remotas. “É um novo cenário, ao qual nos soubemos adaptar perfeitamente até porque as tecnologias permitem-nos estar, por exemplo, nos Açores a ministrar formação a formandos no Algarve”, realça, lembrando que tudo é um processo de adaptação a ferramentas para que “no futuro a nossa estratégia possa estar mais consolidada e adaptada à realidade atual”.

DAR VALOR AO QUE É NOSSO
A finalizar, Aida Ferreira é hoje uma líder satisfeita com o que foi alcançado e conseguido ao longo destes quatro anos da For Excellence. “Começamos a ver os problemas como oportunidades e lançamos novos serviços, como por exemplo o coaching, mas também temos outra virtude, vamos até onde podemos ir e até onde podemos garantir um serviço de excelência ao cliente. Se o mesmo nos requisitar um serviço no qual sabemos que não temos o know how suficiente para que fique agradado, então preferimos não avançar e encaminhar o mesmo para parceiros que sabemos serem os mais indicados para realizar esse serviço de excelência”, realça Aida Ferreira, que tem apenas um lamento e que passa por uma vertente cultural dos Açores, ou seja, uma alusão ao velho chavão, “o que vem de fora é que é bom. Sentimos muito que grandes grupos, mesmo empresas públicas, preferem contratar serviços das nossas áreas a empresas externas, porque seguem essa filosofia, «se é de cá, não é bom o suficiente» e isso acaba por ser um pouco frustrante e até irónico se pensarmos que nós, For Excellence, até nos destacamos a trabalhar internacionalmente com diversas empresas de renome mundial. Temos de começar a dar mais valor ao que temos dentro de portas, porque de facto existe muita qualidade, rigor e excelência e nós somos disso exemplo”, conclui a nossa entrevistada.