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“AJUDAR AS PESSOAS A VIVER DIAS MELHORES”

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“AJUDAR AS PESSOAS A VIVER DIAS MELHORES”

A Teva está comprometida em desenvolver e produzir medicamentos inovadores e de qualidade para todas as pessoas que deles precisam no mundo inteiro. Presente em 60 mercados, como nos descreve a evolução da marca até atingir o desiderato que foi, desde sempre, predominante: ser líder mundial?
O caminho não tem sido fácil, tem sido um processo de trabalho contínuo, de internacionalização e uma cultura constante de esforço e melhoria. Ser líder mundial em medicamentos genéricos e em algumas áreas de inovação tem sido difícil, mas o nosso principal desafio é continuar, mantermo-nos com a intenção de que os mais de 200 milhões de doentes que servimos em todo o mundo e que têm acesso aos 3.500 medicamentos que fabricamos, continuam a confiar em nós e em que as administrações de saúde vejam na Teva um parceiro de confiança com o qual podem colaborar e avançar.

Num mundo em constante mudança, o que distingue a Teva da concorrência no mercado internacional?
O nosso perfil de “empresa híbrida” é uma de nossas principais caraterísticas, somos uma empresa que alterna a fabricação de matérias-primas, genéricos e medicamentos inovadores e fazemo-lo com uma firme convicção em toda a cadeia de valor: as matérias-primas permitem-nos produzir medicamentos de alta qualidade, enquanto os medicamentos genéricos permitem uma maior acessibilidade e um contributo notável para a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde e por fim a inovação permite-nos oferecer soluções para necessidades não satisfeitas; tudo isto é um círculo e todos os pontos são assim catalisados.

Desenvolver tratamentos inovadores é sempre uma prioridade. Acredita que a qualidade tem impacto positivo na inovação? De que forma?
A qualidade é a base de tudo, nos genéricos e também nos medicamentos inovadores, os processos devem ser excelentes assim como os ensaios clínicos, pois só a partir do rigor podemos oferecer soluções que beneficiem os doentes.

Recentemente a Teva lançou a sua nova imagem corporativa em Portugal a fim de refletir o compromisso e responsabilidade da companhia, a missão e os valores que dela fazem parte, como forma de aproximação aos doentes, cuidadores e diferentes profissionais de saúde. O que conduziu a esta mudança?
Esta renovação insere-se na adaptação e mudança constantes que permite às empresas adaptarem-se aos tempos em que vivemos e às circunstâncias que caraterizam cada momento, com o lançamento da nova marca queremos refletir proximidade, transparência, rigor e sensibilidade a tudo que envolve pacientes e cuidadores, e é nos cuidadores que vamos focar grande parte das nossas atividades. São os grandes esquecidos em muitos momentos, e quando falamos em cuidadores estamos a referir-nos muitas vezes aos familiares, que estão sempre presentes, estão envolvidos e também precisam de cuidados, atenção e apoio. Vamos dedicar-nos principalmente à melhoria do seu bem-estar, à sua formação e informação e ao apoio constante no seu papel decisivo.

Pretendem, com esta transformação – que vai além de uma mudança de logótipo -, desenvolver todo um projeto que visa melhorar a vida das pessoas. De que forma é que, na prática, tal será concretizado? Que portefólio terão para assegurar e responder às necessidades da maioria dos doentes?
Por detrás desta nova imagem de marca há muito trabalho. Uma grande equipa multidisciplinar dentro da Teva Portugal tem trabalhado incansavelmente para além das suas responsabilidades formais para que este projeto seja concretizado. Esta equipa está a preparar muitos projetos e atividades centradas no doente e cuidadores, já que iremos tentar colocar nas suas mãos ferramentas que melhorem a sua qualidade de vida e lhes permitam viver dias melhores.

Parte desta estratégia corporativa da Teva Portugal passa por unir um conjunto de parcerias que ajudem a tornar a jornada do cuidador menos onerosa, disponibilizando informações cientificamente válidas sobre a doença. Partilhar informação fidedigna é, hoje mais do que nunca, essencial, tendo em conta todo o acesso facilitado, por vezes, à desinformação que consta num mercado cada vez mais digital? Como pretendem contornar tais desafios?
Queremos acompanhá-los ao longo de todo o processo e, como já disse, fornecer-lhes ferramentas e informações confiáveis, pois, como se diz, na era digital disruptiva que vivemos “desinformação” e boatos na saúde também existem e causam impacto negativo nos doentes e no seu ambiente, nesse aspecto também queremos contribuir para uma saúde sem embustes onde a informação que chega é confiável e comprovada.

“Ajudar as pessoas a viver dias melhores” é o lema que, atualmente, representa a Teva nos países em que atua. Em Portugal, afirmam que a empresa irá dar especial atenção a todos os cuidadores. Qual é o motivo?
Porque, como comentei anteriormente, acreditamos que eles precisam de atenção e apoio especial, o seu esforço e envolvimento muitas vezes traduzem-se em problemas de saúde para eles também. Os cuidadores e principalmente os familiares que cuidam diariamente dos doentes, requerem o reconhecimento de todos e, por sua vez, uma ajuda especial para que possam desenvolver o seu acompanhamento de uma forma mais confortável.

É inevitável falar da pandemia da COVID-19 que nos afeta a todos. Como tem a marca lidado com a mesma e de que forma tem realizado um esforço para continuar próxima de todos aqueles que precisam do vosso apoio o know how?
Nós, na Teva, temos feito todos os esforços para colaborar com as administrações de saúde nestes tempos difíceis, tanto no fornecimento de medicamentos no ambiente da Covid como em outras patologias, pois não devemos esquecer que ter saúde não é apenas estar livre da Covid e por isso devemos continuar a cuidar de milhões de pacientes que sofram de outras doenças e condições. Na vertente social procurámos também contribuir em tudo o que nos foi possível, quer na doação de EPI, quer na doação de medicamentos. Os próprios colaboradores da Teva têm sido sensibilizados e têm dado contribuições pessoais, por isso estou muito orgulhosa de todas as pessoas que fazem parte da Teva Portugal e que, nestes tempos de dificuldade têm mostrado o seu total envolvimento e sensibilidade. Só tenho palavras de agradecimento para todos eles.