Início Atualidade O FUTURO DA COMUNICAÇÃO

O FUTURO DA COMUNICAÇÃO

0
O FUTURO DA COMUNICAÇÃO

A licenciatura de Sérgio Miguel Gonçalves é em organização e gestão e esteve durante uma década e meia na banca em diversas áreas. Contudo, percebeu que a sua vida passaria por outros caminhos – a DBrandology. Com dois anos de existência os serviços da empresa aportam um verdadeiro valor ao cliente e ao seu negócio, traduzindo-se pelos resultados concretos que se apresentam. “Eu costumo dizer que é uma estratégia de investimento por parte dos clientes. Da nossa parte, nós temos tanta confiança no trabalho que desenvolvemos que posso afirmar que produzimos resultados efetivos”, assegura o nosso entrevistado.
No que concerne à abordagem da DBrandoloy no mercado, há duas variantes: a primeira passa pela recomendação, os clientes que chegam por intermédio de outros; a segunda baseia-se na análise diagnóstica, perceber o posicionamento, qual o objetivo para a contratação dos serviços, conhecer os principais concorrentes e, por fim, criar uma estratégia digital para a marca. Consequentemente quisemos perceber onde começa a acaba o trabalho da empresa. “Se estivermos a falar de redes sociais, o que é tradicionalmente chamado de marketing digital, podemos começar com uma ou duas inserções semanais… Mas também acompanho negócios em que faço inserções todos os dias, cada caso é um caso”, explica Sérgio Miguel Gonçalves, acrescentando que “tentamos obviamente que o nosso trabalho seja remunerado com o valor que achamos ser justo, mas também sabemos que devemos poupar recursos ao cliente, por isso equilibramos e tentamos concluir o melhor serviço e no posicionamento que ele pretende”.
O que é certo e que diferencia a DBrandology no mercado, segundo o nosso interlocutor é a proximidade e a transparência. Além de o próprio estar presente em todo e qualquer negócio que à sua empresa diz respeito – não só no planeamento da estratégia, mas também, no caso de haver promoção física, na sua execução – têm uma política de clareza e sinceridade quanto a cada setor de atividade. Se duas empresas concorrentes, na mesma área geográfica, contactarem os serviços da DBrandology, apenas aceitam uma delas para que não haja conflito de interesses e o cliente saiba que estão 100 por cento dedicados ao seu negócio, mas não só. Quando existe necessidade de acompanhar um cliente mesmo fora do horário laboral, existe desde logo essa predisposição e vontade. “Quando a pandemia começou e tivemos obrigatoriamente de ficar em casa, um cliente no setor da restauração, pediu-me imediatamente ajuda porque não poderia abrir o seu estabelecimento no dia a seguir. Nós começámos desde logo a tratar de tudo – fizemos um press release, enviámos logo para todos os órgãos de comunicação social, pusemos nas redes sociais a avisar que ia fechar, quais os motivos e ainda a completar com uma mensagem do gerente. Preparámos tudo, a imagem, o texto, e já era pós hora de funcionamento, mas é assim que funcionamos”, esclarece Sérgio Miguel Gonçalves.

FUTURO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL APÓS A PANDEMIA
Segundo o especialista em comunicação, Sérgio Miguel Gonçalves, começa por referir que aquando do aparecimento da pandemia da COVID-19, os serviços da DBrandalogy estavam já mais do que preparados para enfrentar as consequências que se avizinhavam, contrariamente aos seus clientes. “Nós desde logo dissemos que esta era a altura certa para comunicar, eventualmente com uma comunicação menos agressiva no que a vendas diz respeito, mas mais no sentido de devolver algo à comunidade, uma mensagem mais informativa, positiva”.
Acredita, no entanto, que se dá agora mais importância à área do digital, tendo em conta as mudanças impostas pela pandemia, mas não o suficiente. “Creio que tem a ver com o tecido empresarial. Muitos dos gestores ainda são os fundadores de empresas abertas há mais de 50 anos e por vezes têm ideia de que não necessitam destes serviços para ganhar mais visibilidade”, reconhece o nosso entrevistado. Já os gestores mais novos, começam agora a ter uma melhor perceção sobre o assunto e percebem que o departamento de marketing faz parte e é importante para qualquer negócio.
Porém, o futuro da comunicação organizacional vai passar exclusivamente pela arte do digital, tal como garante Sérgio Miguel Gonçalves. “Existem estudos internacionais que demonstram que a geração dos Millennials estão a utilizar cada vez mais as redes sociais como meio de comunicação. Este é o futuro. Na pandemia o fenómeno da plataforma Tiktok ganhou força e eu próprio já ando a fazer um estudo mais aprofundado sobre esta rede social porque sei que daqui a uns tempos os meus clientes vão precisar”.
Podemos portanto afirmar que o futuro da DBrandology irá passar por acompanhar as novas tendências tecnológicas. O objetivo assente do nosso interlocutor e da sua equipa é que no futuro sejam reconhecidos como o departamento de marketing das PME’s em Portugal. “É ambicioso mas creio que temos as ferramentas necessárias para a sua concretização”. Sabemos assim que características mais ousadas e destemidas são o primeiro passo para o sucesso de qualquer empresa.