Início Atualidade SHOPOPOP PORTUGAL: AS ENTREGAS COLABORATIVAS ENTRE VIZINHOS CHEGARAM A PORTUGAL

SHOPOPOP PORTUGAL: AS ENTREGAS COLABORATIVAS ENTRE VIZINHOS CHEGARAM A PORTUGAL

0
SHOPOPOP PORTUGAL: AS ENTREGAS COLABORATIVAS ENTRE VIZINHOS CHEGARAM A PORTUGAL

Fundada em 2016 em França, a Shopopop é um serviço de entregas com modelo de crowdshipping delivery através de particulares. Este serviço pretende ir ao encontro das novas necessidades da sociedade?
Com a Shopopop, os vizinhos entregam compras aos seus vizinhos. É um modelo já bastante desenvolvido na Europa e que chegou a Portugal numa fase em que os retalhistas estão a desenvolver o seu comércio online para responder à mudança de paradigma dos consumidores.
Os nossos parceiros-alvo são supermercados, mercearias, floristas, garrafeiras e outras lojas de bairro que, através do nosso serviço, podem entregar em casa dos seus clientes, no próprio dia, num raio de 15 quilómetros.

A Shopopop Portugal torna as entregas ao domicílio mais flexíveis, económicas e sustentáveis, sem necessidade de investimentos estruturais. Assim, interessa compreender qual tem vindo a ser a dinâmica deste serviço. Que valor pretende acrescentar a quem o adquire?
O nosso serviço permite que os parceiros evitem os custos associados à compra de veículos, combustível, contratação de recursos e outros. A implementação com as lojas é rápida, sem necessidade de integração tecnológica ou investimento inicial. Através de um acesso online, o parceiro agenda as entregas e acompanha-as em tempo real. O cliente também é informado da hora da chegada do Shopper. Durante este processo, a equipa de Apoio ao Cliente assegura o contacto com as partes envolvidas.

Afirmam que o modelo de crowsdhipping delivery é um modelo de entregas inovador. No que consiste exatamente e quais são os seus aspetos diferenciadores?
A nossa comunidade de Shoppers é composta por particulares que se registam na aplicação da Shopopop e que, depois de verificados, podem começar a fazer entregas aos seus vizinhos, recebendo uma gratificação.
Ao aproveitar as suas deslocações diárias, os Shoppers reduzem o impacto ecológico da entrega, evitando que mais veículos circulem em rotas desnecessárias. Ao mesmo tempo, ajudam a comunidade local.
O modelo colaborativo também é diferenciador por ser facilmente replicável para novas zonas do país (urbanas ou rurais), contando com a comunidade de vizinhos mais próxima.

O ano de 2020 ficará marcado na história de todos pelas repercussões causadas pela pandemia da COVID-19. É legítimo afirmar que a Shopopop Portugal já estava preparada para enfrentar os desafios que se instalaram? Porquê?
Durante o primeiro confinamento, apesar de estarmos a iniciar operações em Portugal, percebemos desde logo que existia uma grande procura por estes serviços e uma lacuna nas ofertas de última milha.
Em França, neste período, muitos dos nossos clientes triplicaram o seu volume de entregas. Graças à flexibilidade do modelo colaborativo, conseguimos responder com eficácia aos desafios da imprecisão dos horários de entrega, a sua indisponibilidade e a gestão de flutuações de volume.
A Shopopop foi inclusive reconhecida pelo Governo francês como “Serviço Nacional de Utilidade Pública” no combate à crise sanitária.

Já é possível analisar o crescimento do E-Commerce – algo que derivou e muito da pandemia. Acredita que a população hoje confia mais nos serviços digitais, existindo cada vez menos receio na sua utilização? Na sua perspetiva, o que é que mudou?
A mudança está nos Millennials (1980-2000), que são agora a geração com poder aquisitivo. Esta geração domina smartphones e computadores e toma as suas decisões de compra através de cliques.
Apesar de Portugal estar muito atrás da média de compra online da Europa, os indicadores apontam para uma verdadeira disrupção nos próximos tempos. A pandemia iniciou os mais cépticos e criou maior recorrência nos que já compravam online. O desafio está agora do lado das marcas, em garantir melhores experiências de compra e qualidade da entrega.
Um estudo recente da eMarketer responsabiliza a pandemia pela aceleração da adopção do comércio online e prevê que, no final de 2024, 21,8% do total das vendas de retalho mundiais aconteçam online. Para chegar a este volume, o desafio da logística de última milha é substancialmente mais complexo do que o desafio da criação e adopção de tecnologia.

Que metas tenciona ver alcançadas pela Shopopop Portugal nesta nova fase? Onde pretende elevar a marca?
Queremos consolidar a relação com os nossos parceiros e expandir o modelo colaborativo para todo o território nacional, garantindo entregas de qualidade, entre vizinhos.